Buscar

3° apol de Antiguidade Oriental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3° apol de Antiguidade Oriental
1- “O passado das civilizações nada mais é que a história dos empréstimos que elas fizeram umas às outras ao longo dos séculos [...]”.
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental, sobre os intercâmbios culturais realizados entre as sociedades do Antigo Oriente Próximo, assinale a alternativa correta:
A- Um exemplo dessas trocas pode ser percebido no texto das Admoestações de Ipu-Ur , documento egípcio cuja influência é percebida em mitos mesopotâmicos
B - O mito do Dilúvio Sumério, que possui semelhanças com a narrativa bíblica do Gênesis, é possivelmente um exemplo de como as concepções culturais e um povo influenciavam outras sociedades.
C - A adoção, pelos gregos antigos, do modelo de monarquia faraônica originário do Antigo Egito, é um exemplo que ilustra os intercâmbios culturais entre os povos da Antiguidade.
D - A Epopeia de Gilgamesh, que serviu como base para a construção de toda a mitologia judaico-cristã, é o exemplo mais claro e ilustrativo das trocas culturais processadas no contexto do Antigo Oriente Próximo.
E - A concepção da vida após a morte dos antigos egípcios, inspirada nos mitos sumérios e acadianos, configura-se em um exemplo bastante concreto relativo aos intercâmbios culturais no mundo antigo.
Questão 2/5 - Antiguidade Oriental
Considere a seguinte citação:
“Em um processo cujas origens encontramos no alvorecer do Neolítico, a sociedade protourbana mesopotâmica emergia como uma organização política complexa, hierárquica, em que a noção de controle era o paradigma da coesão social”.
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre as primeiras formas de organização política na antiga Mesopotâmia, assinale a alternativa correta:
A - Os primeiros a se estabelecerem no território mesopotâmico foram os sumérios que, desde o início da sua história, instituíram um governo unificado como sistema político.
B - O primeiro período da história política da Mesopotâmia é marcado pela existência de cidades-Estado independentes, cujos governantes eram divinizados, detentores do poder político, militar e econômico.
C - Durante o primeiro período sumério é possível observar a existência de uma intensa rede de relações internacionais com outros reinos da
Antiguidade, como o Egito.
D - A constituição do sistema político da Mesopotâmia guarda semelhanças com o processo de mesma natureza ocorrido no Egito, especialmente no que diz respeito à existência de um rei que administrava todo o território.
E - Os templos exerciam, nesse primeiro momento, papel muito reduzido na vida politica da Mesopotâmia, a qual estava concentrada nos palácios, tendo em vista o papel central desempenhado pelos monarcas do período.
Questão 3/5 - Antiguidade Oriental
Considere a seguinte citação:
“Os ex-votos não são simples artefatos, mas a parte material sobrevivente de um ato de devoção. Rituais e preces provavelmente acompanhavam a oferta do ex-voto, sendo um elemento significativo do ato devocional que não deixou traços”.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre a religião popular no Antigo Egito, analise as seguintes asserções:
I. Uma prática comum no Antigo Egito era o depósito de ex-votos para as divindades nos templos.
PORQUE
II. Sem o depósito de ex-votos, os egípcios acreditavam que os deuses iriam impor o mal sobre toda a civilização.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A -As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B- As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 4/5 - Antiguidade Oriental
Leia a citação a seguir:
“A mão de obra escrava não foi dominante, e o sistema econômico mesopotâmico nunca chegou a ser escravista, como ocorreria, mais tarde, na Grécia e em Roma”.
A partir da leitura do fragmento e dos conteúdos estudados no livro-base Tópicos de História Antiga Oriental sobre a escravidão na antiga Mesopotâmia, analise as afirmativas:
I. Os escravos eram a base das relações de produção na Mesopotâmia.
II. A escravidão, na Mesopotâmia, era baseada em critérios étnicos.
III. Prisioneiros de guerra poderiam se tornar escravos na antiga Mesopotâmia.
IV. A escravidão por dívidas era bastante comum na antiga Mesopotâmia.
São corretas apenas as afirmativas:
A - I e II
B - I, II e III
C - II, III e IV
D - II, III e IV
E - I, III e IV
Questão 5/5 - Antiguidade Oriental
Considere a seguinte citação:
“A circulação de bens se dá no interior de uma rede de relações sociais ou políticas e o universo do econômico não é provido de uma autonomia, nem prática nem conceitual.
A economia seria, assim, incrustada no social, ao contrário do que ocorre sob o regime capitalista, em que ela imporia sua lógica às demais dimensões da vida”.
A partir da citação e do livro-base Tópicos de História Antiga Oriental, assinale a única alternativa correta a respeito do estudo das economias antigas:
A- compreendemos os sistemas capitalistas, dadas as suas semelhanças.
B - A economia é uma instância autônoma, ou seja, autodeterminada, sem relação com o social.
D - De acordo com os substantivistas, o funcionamento das economias antigas é regido por leis de oferta e procura, à semelhança das economias modernas.
E - O universo do econômico, em sociedades antigas, é inacessível a nós em virtude das grandes diferenças em relação ao modelo capitalista.

Outros materiais