Buscar

ESTUDO DIRIGIDO

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
1)- PACIENTE GÊNERO MASCULINO, 5 MESES DE IDADE, FOI ENCAMINHADO AO SETOR DE FISIOTERAPIA DEVIDO A UM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR. ESTE ATRASO PODE SER CARACTERIZADO PELA AUSÊNCIA DA SEGUINTE ATIVIDADE:
R= CONTROLAR A CABEÇA EM PRONO
2)- ASSINALE ABAIXO A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A DESCRIÇÃO MAIS ADEQUADA DOS PADRÕES MOTORES E POSTURAIS PERTINENTES A UM RECÉM NASCIDO COM DESENVOLVIMENTO MOTOR NORMAL.
R= REFLEXO DE SUCÇÃO PRESENTE, PARA QUE SEJA POSSÍVEL A REALIZAÇÃO DA MAMADA.
3)- A.O.P. CRIANÇA TERMO ESTÁ NO TERCEIRO TRIMESTRE DE VIDA EXTRA-UTERINA. EM SUPINO ROLA RAPIDAMENTE PARA PRONO. EM PRONO, REALIZA MOVIMENTO DE PIVÔ EM CÍRCULOS SOB O ESTÔMAGO. SENTADA, SE MANTÉM SOMENTE APOIANDO AMBOS OS MEMBROS SUPERIORES, PORTANTO, NÃO MANIPULA OBJETOS. DE ACORDO COM O DESNEVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR NORMAL, PODEMOS AFIRMAR QUE ESTA CRIANÇA:
R= ESTÁ ADEQUADA NAS POSIÇÕES SUPINO E PRONO, MAS ATRASADA NA POSIÇÃO SENTADO.
4)- O CONTROLE MOTOR É DEFINIDO COMO A HABILIDADE DE REGULAR OU DIRECIONAR OS MECANISMOS ESSENCIAIS DO MOVIMENTO. HÁ DIFERENTES TEORIAS SOBRE ESTE TEMA. CONSIDERANDO AS DIFERENTES TEORIAS DE CONTROLE MOTOR EXISTENTES, ASSINALE ALTERNATIVA INCORRETA:
R= A TEORIA DOS SISTEMAS, APESAR DE SER CONSIDERADA MAIS ABRANGENTE, NÃO CONSIDERA O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO E NEM A AÇÃO DA GRAVIDADE NO CONTROLE DO MOVIMENTO
5)- ANALISE A SEGUINTE AFIRMATIVA: “PODERIAMOS CAMINHAR COM DIVERSOS TIPOS DE VELOCIDADE DE MARCHA, MAS NORMALMENTE CAMINHAMOS EM UM RITMO PREFERIDO QUE É INDIVIDUAL E PODE VARIAR SEGUNDO EXIGÊNCIAS AMBIENTAIS”. ESTA MANUTENÇÃO DO RÍTMO DA MARCHA DIZ RESPEITO A QUAL DAS TEORIAS DO CONTROLE MOTOR?
R= TEORIA DA AÇÃO DINÂMICA
6)- PROCESSO NO QUAL OCORRE CRESCIMENTO ANORMAL DE VASOS SANGUÍNEOS NA PARTE IMATURA DA RETINA EM PREMATUROS. É A PRINCIPAL CAUSA DE CEGUEIRA INFANTIL.
R= RETINOPATIA DA PREMATURIDADE.
7)- O FISIOTERAPEUTA AO REALIZAR UMA AVALIAÇÃO PEDIÁTRICA EM UMA CRIANÇA, DEVE LEVAR EM CONTA A HISTÓRIA GESTACIONAL, A SAÚDE MATERNA, A RELAÇÃO COM A FAMÍLIA ALÉM DE REALIZAR O EXAME FÍSICO DA CRIANÇA EM BUSCA DE MAIORES INFORMAÇÕES. ALÉM DA FORÇA MUSCULAR, DO TÔNUS, DA MOVIMENTAÇÃO ATIVA E PASSIVA, DA ATENÇÃO E INTERAÇÃO DA CRIANÇA, TAMBÉM VERIFICA-SE OS REFLEXOS E AS REAÇÕES POIS SUA ALTERAÇÃO PODE REVELAR MUITO SOBRE O COMPROMETIMENTO ALÉM DE SERVIR DE NORTE PARA TRAÇAR UM PROGRAMA TERAPÊUTICO. ASSIM ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA QUE REVELA O QUE O FISIOTERAPEUTA DEVE SABER SOBRE OS REFLEXOS E REAÇÕES.
R= I- O REFLEXO DE DEFESA PERMITE A CRIANÇA AINDA QUE NEONATO, A LIBERAR AS VIAS AÉREAS SUPERIORES QUANDO COLOCADA EM DECÚBITO VENTRAL
 IV- É A REAÇÃO CERVICAL DE REITIFICAÇÃO QUE PERMITE A CRIANÇA GIRAR EM BLOCO ACOMPANHANDO A ROTAÇÃO DA SUA CABEÇA FEITA PELO EXAMINADOR.
8)- A ALTERNATIVA QUE CONTÉM OS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR NO 1º ANO DE VIDA PÓS-NATAL NA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA CORRETA EM QUE ESTES SÃO CONQUISTADOS:
R= AQUISIÇÃO DO CONTROLE CEFÁLICO, VIRAR, SENTAR, ENGATINHAR, MARCHA.
9)- SÃO CONSIDERADOS FATORES DE RISCO AMBIENTAL PARA O BEBÊ
R= ABUSO MATERNO, DROGAS E ÁLCOOL
10)- SÃO CONSIDERADOS FATORES DE RISCO BIOLÓGICO PARA O BEBÊ
R= PESO INFERIOR A 1500g
11)- UM DOS MARCOS MOTORES COM CARACTERÍSTICA DO DESENVOLVIMENTO NO 3º MÊS DE VIDA PÓS-NATAL?
R= APOIO DE COTOVELOS
12)- PARALISIA CEREBRAL (PC) É UM GRUPO DE DESORDENS DO DESENVOLVIMENTO E DA POSTURA DEVIDO À LESÃO NÃO PROGRESSIVA NO ENCÉFALO IMATURO, COM ETIOLOGIA E QUADRO CLÍNICOS DIVERSO. NA PC, AS DESORDENS MOTORAS ESTÃO FREQUENTEMENTE ASSOCIADAS ÀS ALTERAÇÕES SENSORIAIS, COGNITIVA, COMUNICATIVA, PERCEPTIVA E/OU COMPORTAMENTAL. COM O AUXILIO DESTA DEFINIÇÃO. JULGUE AS AFIRMAÇÕES QUE SE SEGUEM;
I- A LESÃO QUE CAUSA A PARALISIA CEREBRAL PODERÁ OCORRER NO PERÍODO PRÉ-, PERI- OU PÓS-NATAL ATÉ OS 2-3 ANOS DE VIDA.
II- DEVIDO À DIVERSIDADE DA ETIOLOGIA, AS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DA PC SÃO FACILMENTE OBSERVADAS.
III- O DIAGNÓSTICO DA PC É BASEADO EM ALTERAÇÕES PREDOMINANTES MOTORAS.
13)- QUANDO CONSIDERAMOS A SÍNDROME DE DOWN SEM DOENÇAS ASSOCIADAS, PODEMOS AFIRMAR QUE:
R= NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA, OCASIONALMENTE, COMO CONSEQUÊNCIA DE BAIXA RESITÊNCIA IMUNOLÓGICA, OS PACIENTES SÃO MAIS SUSCEPTÍVEIS A INFECÇÕES, PRINCIPALMENTE NO SISTEMA RESPIRATÓRIO E DIGESTIVO. PORÉM ESTA PROPENSÃO VAI DIMINUINDO COM O CRESCIMENTO.
14)- MUITOS SÃO OS FATORES DE RISCO QUE PODEM LEVAR UMA CRIANÇA A DESENVOLVER ALGUMA FORMA DE DEFICIÊNCIA A CURTO OU A LONGO PRAZO. A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE ESTIMA QUE 70% DESTAS CAUSAS DE DEFICIÊNCIA PODEM SER EVITADAS ATRAVÉS DE MEDIDAS SIMPLES E DE BAIXO CUSTO. DESTA FORMA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AOS FATORES DE RISCO PRÉ-NATAIS QUE PODEM SER MINIMIZADOS ATRAVÉS DO TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO DAS MÃES E ATENÇÃO AOS CUIDADOS ADEQUADOS.
III- A INGESTÃO DE ÁLCOOL E O FUMO POR PARTE DA MÃE PODEM TRAZER COMPROMETIMENTOS RESPIRATÓRIOS E DEPENDÊNCIA QUÍMICA AO NEONATO;
IV- AS INFECÇÕES URINÁRIAS MATERNAS DEVEM SER URGENTEMENTE TRATADAS PARA QUE NÃO OCORRA ABORTO ESPONTÂNEO OU PREMATURIDADE.
15)- LACTENTE DE 2 MESES CHEGA AO AMBLATÓRIO DE FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA PARA AVALIAÇÃO INICIAL.MÃE RELATA PARTO DIFÍCIL POR INCOMPATIBILIDADE CEFÁLICO-PÉLVICA (RN COM 5Kg). DURANTE A AVALIAÇÃO, O FISIOTERAPEUTA IDENTIFICOU QUE A ABDUÇÃO E A ROTAÇÃO EXTERNA DO OMBRO E FLEXÃO DO COTOVELO ESQUERDO ESTÃO COMPROMETIDAS E PRESENÇA DE REFLEXO PALMAR. O PROVÁVEL DIAGNÓSTICO DESTE LACTENTE SERIA:
R LESÃO DAS RAIZES C5 e C6 – PARALISIA DE ERB-DUCHENNE
16)- O COMEÇO DA DOENÇA É INCIDIOSO E AS MANIFESTAÇÕES OCORREM DURANTE OS ANOS DE CRESCIMENTO, POR VOLTA DOS 3-5 ANOS DE IDADE. A CONDIÇÃO PROGRIDE PARA UMA EXCESSIVA DIFICULDADE PARA ANDAR, SUBIR ESCADAS E LEVANTAR-SE DE UMA CADEIRA. AOS CINCO ANOS DE IDADE, HÁ ATROFIA MUSCULAR EVIDENTE, A CRIANÇA TORNA-SE INCAPAZ DE CORRER OU SALTAR. EVIDENCIA-SE UMA HIPERTROFIA DO MÚSCULO GASTROCNÊMIO, DEVIDO A COMPENSAÇÃO, QUE POSTERIORMENTE EVOLUI PARA UMA PSEUDOHIPERTROFIA. O TEXTO ACIMA FAZ REFERÊNCIA A UMA PATOLOGIA PEDIÁTRICA DE PROGNÓSTICO RESERVADO EM QUE O TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO É UM RECURSO PREVALENTE. CONSIDERE AS ALTERNATIVAS ABAIXO E ASSINALE A VERDADEIRA.
R= A MIOPATIA DISTRÓFICA PROGRESSIVA QUE ACOMETE MENINOS COM PERDA PROGRESSIVA DA MOTRICIDADE VOLUNTÁRIA.
17)- A FAMÍLIA DE ANA CLARA 6 MESES, COMEMORA O DESENVOLVIMENTO DA PEQUENA. ELA JÁ ESTÁ SENTANDO SOZINHA COM OS BRINQUEDOS QUE LHE SÃO OFERECIDOS SEM CAIR. ESTANDO SENTADA PARA O CHÃO E SE ARRASTA, NA DIREÇÃO DA MÃE, SORRINDO REFLETINDO SOBRES AS ETAPAS MOTORAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO PRIMEIRO ANO DE VIDA, ASSINALE AS FIRMATIVAS CORRETAS:
(V) O BEBÊ INICIA OS PRIMEIROS PASSOS PORQUE AS REAÇÕES DE EQUILÍBRIO ESTÃO SE INSTALANDO. A MATURIDADE CEREBRAL JÁ PERMITE A LOCOMOÇÃO DE PÉ
(V) O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ DEPENDE DO PROCESSO MATURACIONAL E DA ESTIMULAÇÃO DO AMBIENTE.
18)- A UTILIZAÇÃO DO ALONGAMENTO PASSIVO NA DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE É: 
R= INDICADA DESDE O INÍCIO DA PATOLOGIA ASSOCIADO A ALONGAMENTOS ATIVOS E/OU ATIVO-ASSISTIDOS.
19)- A ARTRITE IDIOPÁTICA JUVENIL(AIJ), PREVIAMENTE CHAMADA DE ARTRITE REUMATÓIDE JUVENIL OU ARTRITE CRÔNICA DA INFÂNCIA, REFERE-SE A UM GRUPO DE DOENÇAS CARACTERIZADAS POR ARTRITE CRÔNICA QUE OCORREM EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATÉ OS 16 ANOS. EM RELAÇÃO A ESSA PATOLOGIA MARQUE AS AFIRMATIVAS VERDADEIRAS
(V) A PRINCIPAL MANIFESTAÇÃO CLÍNICA É A ARTITE, CARACTERIZADA POR DOR, INCHAÇO E AUMENTO DE TEMPERATURA DE UMA OU MAIS ARTICULAÇÕES.
(V) A FISIOTERAPIA É FUNDAMENTAL PARA MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA MOBILIDADE DAS ARTICULAÇÕES ACOMETIDAS E DEVE SER INICIADA ASSIM QUE POSSÍVEL.
(V) É UMA DOENÇA CRÔNICA AUTO IMUNE, DE ETIOLOGIA DESCONHECIDA.
20)- QUANTO À FISIOTERAPIA PARA PACIENTES NEONATOS:
R=A ASPIRAÇÃO TRAQUEAL EM NEONATOS DEVE SER APENAS QUANDO OS SINAIS CLÍNICOS INDICAREM A NECESSIDADE, POIS PODEM OCORRER PREJUIZOS CARDIOVASCULARES E CEREBROVASCULARES, INDEPENDENTEMENTE DE ALTERAÇÕES DE OXIGENAÇÃO E VENTILAÇÃO.
21)- NA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR QUE DEVO OBSERVAR?1º ATIVIDADE EXPONTÂNEA- OBSERVAR SE A CRIANÇA NO TATAME REALIZANDO ATIVIDADES SEM ESTIMULAÇÃO;
2º ATIVIDADE VOLUNTÁRIA- O FISIOTERAPEUTA EXECUTA UM MOVIMENTO E OBSERVA A REAÇÃO DA CRIANÇA
EX.: FAZ UM MOVIMENTO COM CHOCALHO E VERIFIC SE A CRIANÇA TEM INTENÇÃO DE PEGÁ-LO;
3º ATIVIDADE REFLEXA- SÃO OS REFLEXOS TESTADOS ;
É VERIFICADO O TONUS MUSCULAR ( REPOUSO E MOVIMENTO)
COORDENAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA ( SENSAÇÃO DE ALGUMA RECOMPENSA), EX.: COORDENAÇÃO, MÃO A BOCA, E O OLHAR.
22)- NA CLASSIFICAÇÃO DA CRIANÇA NO DESENVOLVIMENTO PODE SER:
TÍPICO- O ESPERADO PARA A SUA FAIXA ESTÁRIA POR VOLTA DOS 6MESES.
ATRASADO- QUANDO A CRIANÇA NÃO APRESENTA REPERTÓRIO MOTOR ESPERADO PARA SUA FAIXA ETÁRIA MAS ELA TEM POTENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO.
ATÍPICO- É QUANDO A CRIANÇA APRESENTA PADRÕES QUE NÃO SÃO ESPERADOS EM NENHUMA FAIXA ESTÁRIA.
23)- A CRIANÇA PRÉ-MATURA APRESENTA
R=REDUÇÃO DE MOVIMENTOS ATIVO, MAIOR PADRÃO DE EXTENSÃO E ABDUÇÃO, ARREFLEXIA E HIPOTONIA.
24)- QUAIS AS ORIENTAÇÕES QUANTO AOS CUIDADOS QUE A FAMÍLIA DEVE RECEBER COM MIELOMENINGOCELE PACIENTE NÃO SENTA SOZINHO, APRESENTA INSTABILIDADE DE COXO-FEMURAL
R= ORIENTAR A FAMÍLIA PARA NÃO COLOCAR A CRIANÇA EM POSIÇÃO ORTOSTÁTICA EVITANDO ASSIM POSSÍVEIS FRATURAS OU DEFORMAÇÕES.
25)- AS HABILIDADES MAIS OU MENOS MADURAS DELIMITAN A JANELA MOTORA QUE APESENTARIA O REPERTÓRIO MOTOR DO LACTENTE EM CADA POSTURA
R=PRONO, SUPINO, SENTADO E DE PÉ.
26)- os reflexos primitivos do recém-nato são características por respostas motora involuntária e estão presente em bebê que vai de antes até depois do nascimento. Cite no mínimo quatro diferentes incluindo a período do seu desaparecimento
R=PREENSÃO PLANTAR ( VAI ATÉ O 8º M~ES)
 RTCA (REFLEXO TONICO CERVICAL ASSIMÉTRICO (VAI ATÉ O 4ºMÊS)
 REFLEXO DE MORO ( VAI ATÉ O 4º MÊS)
 REFLEXO DE MARCHA ( VAI ATÉ O 3º MÊS)
 REFLEXO DA GLABELA (VAI ATÉ O 2º MÊS)

Outros materiais