Buscar

Gestão de Projetos REVISÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DE PROJETOS, PROGRAMAS E POLÍTICAS
Faculdade dos Guararapes
Administração
Professor: Ng Haig Wing
Questão 1 
Qual das afirmativas a seguir lista o(s) componente(s) que integra(m) a linha de base do escopo?
Declaração de escopo do projeto
Plano de gerenciamento do escopo e EAP
EAP, declaração de escopo do projeto e dicionário da EAP.
Plano de gerenciamento de escopo, EAP e seu dicionário.
C
2
Questão 2
Sua empresa, a Kick that balls Sports, nomeou-o gerente de projeto para o lançamento nacional da nova linha de produtos Cricket. Todas as lojas de varejo do país deverão estar com os novos produtos nas prateleiras até que o bombardeio de publicidade comece. A linha é composta por três novos produtos: dois serão introduzidos no mercado juntos e o terceiro será produzido dentro de dois anos. Você está pronto para criar sua EAP. Qual das seguintes afirmações é verdadeira?
Cada um dos três produtos deve gerar uma EAP com o mesmo número de níveis. Esse procedimento é conhecido como planejamento em ondas sucessivas.
A EAP deve ser detalhada até o nível em que os custos e datas sejam facilmente estimados. Esse procedimento é conhecido como nível de pacote de trabalho.
A EAP deve considerar cada produto como uma entrada do nível 1
Cada nível da EAP representa produtos ou resultados passiveis de verificação.
A
3
Questão 3
Sua empresa solicitou que você gerenciasse o projeto de lançamento do novo sistema de mídia Desk Top Rock. Você acaba de publicar um documento que detalha as entregas do projeto. Qual das seguintes afirmações a seguir é verdadeira?
Trata-se da declaração de escopo, que é a saída do processo de definição de escopo.
Trata-se do plano de gerenciamento do escopo, que é uma saída do processo de gerenciamento do escopo.
Trata-se da declaração de escopo, que é uma saída do processo de gerenciamento do escopo.
Trata-se do plano de gerenciamento do escopo, que é uma saída do processo de definição do escopo.
A
4
Questão 4
Você foi escolhido gerente para um projeto de pesquisa e desenvolvimento dentário e está trabalhando no processo de Planejamento de Escopo. Qual é o objetivo do plano de gerenciamento do escopo?
O plano de gerenciamento do escopo descreve e documenta a linha de base do escopo para ajudar na tomada de futuras decisões no projeto.
O plano de gerenciamento do escopo decompõe as entregas do projeto em unidades de trabalho menores
O plano de gerenciamento do escopo descreve como o escopo do projeto será desenvolvido e como as mudanças são administradas
O plano de gerenciamento do escopo descreve como as estimativas de custo e duração serão desenvolvidas para as mudanças de escopo do projeto.
C
5
Questão 5
Quais das seguintes afirmações é verdadeira em relação as premissas e restrições?
As restrições limitam as ações da equipe do projeto e as premissas são consideradas verdadeiras para fins de planejamento.
As restrições são consideradas verdadeiras para fins de planejamento e as premissas limitam as opções da equipe do projeto
As restrições consideram verdadeiras as disponibilidades de fornecedores e recursos para fins de planejamento. As premissas limitam a equipe de projeto a trabalhar dentro de orçamentos ou linhas de tempo predefinidos.
As restrições e premissas são entradas para o processo de iniciação. Devem ser documentadas porque serão usadas em todo processo de planejamento do projeto.
A
6
Questão 6
O vice- presidente de atendimento ao cliente está preocupado com um projeto de que você está participando: se o projeto for implementado conforme planejado, ele precisará adquirir equipamentos adicionais para seu centro de atendimento ao cliente. O custo é substancial e não foi levado em conta no orçamento, entretanto, o patrocinador do projeto insiste na sua continuidade conforme originalmente previsto, ou o cliente será prejudicado. Qual das seguintes afirmações é verdadeira?
O vice-presidente de atendimento ao cliente está correto. Como o custo não foi contabilizado no inicio do projeto, o projeto não deve seguir em frente como planejado; a iniciação deve ser revista, de modo a examinar o plano do projeto e determinar como é possível efetuar modificações que acomodem o atendimento ao cliente.
O conflito deve ser resolvido a favor do cliente
O conflito deve ser resolvido a favor do patrocinador do projeto
O conflito deve ser resolvido a favor do vice presidente de atendimento ao cliente.
Questão 7
Você é gerente de projeto da Giraffe Enterprises, tendo ocupado o lugar de outro gerente que mentiu a respeito de sua certificação pelo PMI e acabou demitido. Infelizmente, ele fez um péssimo trabalho na definição do Escopo e você sabe que, se esta não for corrigida, pode ocorrer uma das alternativas:
Os stakeholders vão exigir que a equipe do projeto faça hora extra para manter o projeto dentro do cronograma.
A mal definição do escopo terá um efeito negativo sobre a criação da EAP, e os custos aumentarão.
Os processos de verificação das entregas contidos no plano de gerenciamento do escopo precisam ser atualizados por conta da má definição do escopo.
Os custos do projeto podem aumentar, pode haver a necessidade de retrabalho e podem ocorrer atrasos no cronograma.
Questão 8
Você é gerente de projeto da rede de casas noturnas Lucky Stars, especializada em apresentações ao avivo de bandas de música country e western. Seu novo projeto econtra-se no processo de Planejamento. Você está trabalhando na EAP. O gerente financeiro lhe ofereceu um sistema de numeração para atribuir à EAP. Qual das seguintes afirmações é verdadeira?
O sistema de numeração é um identificador único, denominado de código de contas, usado para monitorar o custo dos elementos da EAP.
O sistema de numeração é um identificador único, denominado de dicionário da EAP, usado para monitorar as descrições de cada elemento do trabalho.
O sistema de numeração é um identificador único, denominado de código de contas, usado para monitorar as alocações de tempo e recurso para cada elemento de trabalho.
O sistema de numeração é um identificador único, denominado de dicionário da EAP, usado para atribuir códigos de controle de qualidade a cada elemento de trabalh.
Questão 9
Você está gerenciando um projeto para instalar um novo sistema informatizado de postagem que imprimirá automaticamente as etiquetas e administrará o envio de cartas registradas, pacotes noturnos e outras necessidades especiais de postagem. Você tenta obter a colaboração da analista de negócios designada para o projeto, pois precisa de algumas respostas, mas ela se sai com evasivas e informa que este projeto não é sua prioridade. Para evitar situações como esta, você deve:
Definir as atribuições da analista de negócios muito antes das datas de vencimento e informá-la de que vai relatar sua atitude ao gerente funcional.
Definir as atribuições da analista de negócios muito antes das datas de vencimento e informá-la de que espera que suas expectativas sejam atendidas, já que o cliente também espera que os prazos sejam cumpridos, a fim de economizar no envio anual de correspondências
Negociar com o gerente funcional da analista de negócios durante o processo de planejamento, de modo a definir expectativas e solicitar a sua participação na avaliação de desempenho anual dessa funcionária.
Negociar com o gerente funcional da analista de negócios durante o processo de planejamento, de modo a definir expectativas e informar ao gerente funcional as exigências do projeto. A anuência do gerente funcional assegurará a colaboração do analista.
C
10
Questão 10
Cite uma das vantagens da estrutura funcional:
Todos os funcionários se reportam a um único gerente e têm uma cadeia de comando explícita
Todos os funcionários se reportam a dois ou mais gerentes, mas os integrantes da equipe de projeto são leais aos gerentes funcionais
A organização está voltada para projetos e sua execução
As equipes são co-alocadas
Questão 11
A autoridade concedida a um gerente de projeto pode estar relacionada a:
Habilidade
de comunicação profissional
Estrutura organizacional
Autoridade do gerente desse profissional
talento do gerente de projetos para influenciar os demais
B
12
Questão 12
O vice-presidente de marketing o procura para solicitar que você mude a tela de entrada do website da empresa, de modo a incluir um nome de usuário com, no mínimo seis caracteres. isto é considerado:
Iniciação do Projeto
Operações continuadas
Um projeto
Execução do Projeto
B
13
Questão 13
Você foi designado para um projeto cujo objetivo é ampliar, com duas pistas em cada direção, 5 quilômetros da rodovia Norte-sul no trecho em que ela corta a cidade, e cuidará da fase de demolição. Você ficará subordinado ao gerente responsável pelo projeto, foi contratado por empreitada e estará liberado quando terminar a fase de demolição. Que tipo de estrutura organizacional está caracterizada aqui?
Organização funcional
Organização Matricial Fraca
Organização estruturada por projetos
Organização matricial Balanceada
C
14
Questão 14
Um projeto é considerado bem sucedido quando:
Seu produto é fabricado
Seu patrocinador anuncia seu término
Seu produto é transferido para a área de operações, que cuidará dos aspectos contínuos do projeto
O projeto atende ou excede as expectativas dos stakeholders
D
15
Questão 15
Sua empresa fabrica pequenos eletrodomésticos de cozinha, e está lançando uma nova linha de produtos em cores elegantes, com recursos próprios para cozinhas pequenas, que serão oferecidas indefinidamente a partir do lançamento do catálogo de primavera. Qual das seguintes opções é verdadeira?
Trata-se de um projeto, porque a nova linha de produtos nunca foi fabricada nem vendida pela empresa
Trata-se de uma operação continuada, porque a empresa atua no ramo de fabricação de eletrodomésticos de cozinha. O lançamento das cores e recursos é apenas uma variação dos recursos já existentes
Trata-se de uma operação continuada, porque a nova linha de produtos será vendida sem prazo definido. Não é temporária
Não se trata nem de um projeto nem de uma operação continuada. É o lançamento de um novo produto, que não afeta as operações continuadas
A
16
Questão 16
Que organização definiu os padrões válidos para as técnicas do gerenciamento de projetos?
PMBOK
PMO
PMI
PMA
C
17
Questão 17
Em que tipo de organização os gerentes de projeto têm o mais alto nível de autonomia e poder?
Estruturada por Projetos
Matricial Forte
Matricial Fraca
Balanceada
A
18
Questão 18
Você foi designado(a) para um projeto que permitirá que os candidatos a empregos preencham seus formulários e os enviem pelo website da empresa. Além de estar subordinado ao vice presidente de Recursos Humanos, você é responsável pela seleção dos candidatos para a divisão de tecnologia da informação e pela marcação de entrevistas. O coordenador do projeto solicitou a versão mais recente das modificações efetuadas na página do formulário online para ele avaliar. Em que tipo de estrutura organizacional você trabalha?
Funcional
Matricial Fraca
Estruturada por projetos
Matricial equilibrada
B
19
Referências 
Gerenciamento de projetos. I. Project Management Institute II. Título: Guia PMBOK – Quinta edição.
Curso básico de gerenciamento de Projetos – PMI – PE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais