Buscar

HÁBITOS PESSOAL E SAÚDE

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
alessandra germano da rocha, 
aline vieira dos 
 santos aguilar,marli possebon,
patricia de oliveira silva e 
rayra costa da silva. 
 
 Hábitos pessoal e saúde
Teixeira De Freitas
2016
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
alessandra germano da rocha, 
aline vieira dos 
 santos aguilar,marli possebon,
patricia de oliveira silva e 
rayra costa da silva. 
 Hábitos pessoal e saúde
 
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas: Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente; Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil; Educação de Jovens e Adultos; Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e aprender na educação de jovens; Estágio Curricular obrigatório I: Educação Infantil; Seminário Interdisciplinar VI;
Prof Tatiane Mota Santos Jardim; Patrícia Alzira Proscêncio; Bruna Donato Reche; Andrea Zompero; Maurílio Bergamo; Taísa Grasiela G.L. Gonçalves; Vilze Vidote Costa; Okçana Battini; Marcia Bastos; Jackeline R. G. Guerreiro.: 
 Teixeira De Freitas
2016
INTRODUÇÃO
 “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.”
 Tantas vezes citado, o conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948,longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido. Remete à idéia de uma “saúde ótima”, possivelmente inatingível e utópica já que a mudança, e não a estabilidade,é predominante na vida. Saúde não é um “estado estável”, que uma vez atingido possa ser mantido. A própria compreensão de saúde tem também alto grau de subjetividade e determinação histórica, na medida em que indivíduos e sociedades consideram ter mais ou menos saúde dependendo do momento, do referencial e dos valores que atribuam a uma situação.
 Entende-se Educação para a Saúde como fator de promoção e proteção à saúde e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania. Sua inclusão no currículo responde a uma forte demanda social, num contexto em que a tradução da proposta constitucional em prática requer o desenvolvimento da consciência sanitária da população e dos governantes para que o direito à saúde. 
 A escola, sozinha, não levará os alunos a adquirirem saúde. Pode e deve, entretanto, fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável. Percebendo a necessidade de desenvolver hábitos de higiene com os alunos e por ser um conteúdo que deve fazer parte do dia a dia dos mesmos, em seu cotidiano, buscamos trabalhar em sala de aula com atividades que dêem noções de higiene, bem como a necessidade de usá-los diariamente através da observação e da mudança de comportamento.
 
 Hábitos pessoal e saúde
 
A promoção da saúde se faz por meio da educação, da adoção de estilos de vida saudáveis, do desenvolvimento de aptidões e capacidades individuais, da produção de um ambiente saudável. 
Segundo os PCN (1997, p.107), a higiene corporal é tratada como condição para a vida saudável. A aquisição de hábitos de higiene corporal tem início na infância, destacando-se a importância de sua prática sistemática. A infância é uma das fases mais decisivas na construção de condutas e a escola como uma instituição social é privilegiada pelo fato de poder desenvolver trabalhos sistematizados e contínuos. Para os PCN (1997, p.117) o aluno precisa responsabilizar-se com crescente autonomia por sua higiene corporal, percebendo-a como fator de bem-estar e como valor da convivência social. Portanto faz-se necessário contribuir com medidas práticas para que os alunos possam ter autonomia no cuidado com o corpo, como por exemplo, lavar as mãos antes das refeições e após as eliminações, limpeza de cabelos e unhas, higiene bucal e banho diário; favorecendo assim a saúde individual e coletiva.  
Com este trabalho pretende-se desenvolver nos alunos a aprendizagem dos conceitos básicos de higiene, fazendo com que eles percebam a importância e a necessidade dela na nossa vida, adquirindo soluções sobre prevenção de doenças. Para queessa pratica de higiene seja boa e proveitosa, o educando deve ser orientado, e a instituição de ensino precisam colaborar oferecendo recursos didáticos. 
A questão da higiene, vem sendo considerada cada vez mais importante para a sociedade, pois para se ter uma vidasaudável, todos dependem da relação estabelecida entre sua própria higiene e dos outros.
É na perspectiva de contribuir para a melhoria de uma vida saudável, que visa o desenvolvimento de uma construção de formação de hábitos saudáveis, interagindo com os alunos e com seu meio social, para que os mesmos comecem a pensar, agir e aderir hábitos higiênicos, promovendo assim ações, que venham a intervirem soluções viáveis para os problemas que estão relacionados a falta de higiene.
É de suma importância trabalhar com a higiene corporal e do ambiente na educação infantil. 
Educar para higiene corporal visa buscar uma pratica participativa de modo que as orientações para que os alunos sejam coerentes com uma linguagem do próprio corpo e de sua realidade, facilitando aosalunos a apropriação do conhecimento cientifico a respeito de si mesmo, sobre as condições de vida do lugar onde vive e a importância de colocar em pratica certos hábitos que contribuíram decisivamente no cuidado com ele e o local onde mora. Quando o aluno percebe que estes hábitos ajudam a viver melhor, sem duvida alguma ele estará motivado a coloca-la em pratica com regularidade. Isso faz com queo educador seja o mediador entre o aluno e sua família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene. 
Plano de aula.
-Tema da aula:Higiene pessoal e saúde.
-Nivel de Ensino:3º ano do Ensino Fundamental.
- Carga horária:04 HORAS.
 -Conteúdos: hábitos de higiene:Higiene pessoal.
- Objetivos:
 Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de
higiene;
Estimular para a prática de tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
Estabelecer relações entre o desenvolvimento de hábitos de higiene corporal, de integração com a família, escola, comunidade e colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.
- Metodologia: 
. O projeto será desenvolvido em sala de aula através de roda de conversa, conscientizando os alunos sobre o a importância de bons hábitos de higiene, que será explicado para as crianças que objetos sujos não devem ser levados à boca, lavar as mãos antes das refeições, cortarem as unhas e tomar banho, junto com as crianças, vamos fazer recorte de imagens ilustrativas de higiene para elaboração do cartaz que ficará exposto na sala para que eles possam estar visualizando imagens ilustrativas relacionadas ao tema, musicas infantil sobre higiene, elas assistiram um filme infantil sobre bons hábitos higiênico.
Orientação e acompanhamento da boa higiene pessoal: lavar as mãos, cuidados com os pés e com as unhas.
A metodologia a ser utilizada é a sociointeracionista, pois buscaremos trabalhar com a interação do sujeito como meio, proporcionando sua participação ativa, gerando possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Por esse motivo trabalharemos com as relações intrapessoais, pois o aluno não é aquele que produz aprópria aprendizagem, mas aquele que aprende com ooutro e com o grupo social que convive. Farei a exposição dos materiais mecessário, convidarei os alunos para participar e farei a intervenção de acordo com a necessidade de cada um .- Recursos:
         DVD ,Livro, lousa, 
         SOM
         CARTOLINA
         REVISTAS
Avaliação: 
A avaliação será continua possibilitando que as crianças acompanhem suas conquistas e suasdificuldades ao longo do seu aprendizado. Assim, a avaliação terá como objetivo intervir e modificar a prática docente para garantir uma aprendizagem significativa para as crianças, não sendo decaráter promocional, mas servindo como orientadora deintervenções para sanar as dificuldades existentes nodecorrer da aprendizagem. Para tanto, utilizaremos para a sistematização destessaberes caderno de campo, relatórios, portfólios, observação e registro em relação ao avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A questão da higiene, vem sendo considerada cada vez mais importante para a sociedade, pois para se ter uma vidasaudável, todos dependem da relação estabelecida entre sua própria higiene e dos outros.
É na perspectiva de contribuir para a melhoria de uma vida saudável, que visa o desenvolvimento de uma construção de formação de hábitos saudáveis, interagindo com os alunos e com seu meio social, para que os mesmos comecem a pensar, agir e aderir hábitos higiênicos, promovendo assim ações, que venham a intervirem soluções viáveis para os problemas que estão relacionados a falta de higiene.
É de suma importância trabalhar com a higiene corporal e do ambiente na educação infantil. Visto que é nesta fase que a criança absorve mais os ensinamentos quando estes lhe são passados de forma lúdica, devem ser trabalhados os conhecimentos do corpo, da alimentação, dos sentidos, e dos cuidados básicos, através dejogos e brincadeiras, do conhecimento do mundo em seu redor, organizando momentos em que são previstos cuidados com o corpo, banho, lavagem de mãos, higiene oral, repouso e brincadeiras ao ar livre.
 Educar para higiene corporal visa buscar uma pratica participativa de modo que as orientações para que os alunos sejam coerentes com uma linguagem do próprio corpo e de sua realidade, facilitando aosalunos a apropriação do conhecimento cientifico a respeito de si mesmo, sobre as condições de vida do lugar onde vive e a importância de colocar em pratica certos hábitos que contribuíram decisivamente no cuidado com ele e o local onde mora. Quando o aluno percebe que estes hábitos ajudam a viver melhor, sem duvida alguma ele estará motivado a coloca-la em pratica com regularidade. Isso faz com queo educador seja o mediador entre o aluno e sua família, renovando e incentivando o interesse em se praticar corretamente os hábitos de higiene.
Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. As experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características dasdoenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola. Quando tratamos de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo.
A presença do educador com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é, preciso que "saber" seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre as condições de vida da população e sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com o corpo. 
Referências Bibliográficas
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília 1996.
Muller, Ana Paula Pamplona da Silva. Pedagogia da Educação Infantil; Centro Universitário Leonardo da Vinci. _Indaial: ASSELVI, 2008.
BRASIL SEF/ MEC. Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
Texto Higiene Pessoal publicado no Blog Aprendendo com as TIC – http://claudiaraujotic.blogspot.com; com links para as seguintes páginas: http://www.bigmae.com/mau-odor-nas-axilas/;
http://www.einstein.br/qualidade-seguranca-do-paciente/Paginas/dia-mundial-de-higiene-das-maos.aspx;
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v22n2/0104-5970-hcsm-2014005000028.pdf 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf 
http://dab.saude.gov.br/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad24.pdf 
http://www.sbp.com.br/img/cadernosbpfinal.pdf

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes