Buscar

Atividade complementar

Prévia do material em texto

Resumo
Quero começar essa resenha com uma frase que traduziu o meu querer durante a leitura do livro 100 Graus.
“A verdadeira essência do sucesso está no legado que você quer deixar para o mundo.”
O livro é composto por 192 páginas com o conteúdo dividido em 8 capítulos que ligados entre si são capazes de levar o leitor ao ponto de ebulição.
No primeiro capítulo o autor mostra o poder da persistência, crença e decisão usando como base a história de ninguém menos do que Stephen King. “Se não fosse pela persistência e crença de sua esposa, Thabitha, hoje não teríamos seus best-sellers internacionais e adaptações cinematográficas de grande sucesso…”
Do segundo capítulo em diante ele fala sobre a construção de plano de negócios e dos planos em geral, sobre uma fé inabalável, construção de uma mentalidade forte, criação de dinheiro e muitos outros pontos que não vou citar aqui para não fazer spoiler.
O que posso dizer sobre os 8 capítulos desse livro é que eles são inspiradores e motivantes. O Rafa Prado não conta somente sua história e usa suas experiências para mostrar ao leitor os caminhos ideais para o sucesso, ele usa histórias de grandes nomes como Steve Jobs (Apple), Carlos Wizard (Wizard), David Vélez (Nubank), Garret Camp e Travis Kalanic (Uber) e muitas outras para mostrar que qualquer um é capaz de atingir os 100 graus e fazer o seu negócio prosperar.
No capítulo 4 tem uma frase que traduz exatamente o que deveria acontecer e não acontece: “As pessoas não precisam saber de tudo para serem inteligentes (ao contrário do que a escola tradicional prega), mas precisam saber e entender no que são boas para conseguir chegar ao sucesso.”
Às vezes estamos passando por momentos complicados, onde precisamos de uma renda extra ou dar uma virada em nossa vida e não encontramos nada que permita essa virada. Isso acontece porque na maioria das vezes estamos limitados ao que vemos e ouvimos, e esquecemos que temos habilidades e conhecimentos que podem nos levar a outro nível, a uma nova vida.
O conteúdo de todos os capítulos, juntos, formam a base de conhecimento sobre o sistema que o autor ensina para que qualquer pessoa possa criar dinheiro a partir de suas habilidades e conhecimentos.
Se você quer empreender, parar de ganhar dinheiro e passar a fazer dinheiro, essa leitura é indispensável. Cada minuto de leitura será valiosíssimo para a sua jornada empreendedora.
 
“Sozinhos vamos mais rápido, mas acompanhados vamos mais longe.”
Resumo
O livro é composto por 252 páginas e tem seu conteúdo dividido em 7 capítulos, cada um deles tratando sobre um aspecto fundamental para que o leitor possa tirar a vida ideal do papel e fazer acontecer.
De um modo direto e claro o autor traz questionamentos e exercícios que nos fazem parar, pensar e reconhecer onde estamos errando, onde estamos acertando e principalmente onde estamos nos boicotando.
No decorrer dos capítulos o autor consegue deixar claro que se queremos que algo aconteça precisamos realizar mudanças em nós, e essas mudanças podem ser drásticas. Mas os benefícios dessas mudanças podem ser incontáveis.
Ao mudarmos o modo de pensar, de falar, de ser, de viver, de agir somos capazes de mudar os resultados de tudo o pode acontecer na nossa vida, potencializando as chances de realizar os nossos sonhos.
Do início ao fim do livro a regra é: AGIR, E AGIR CERTO.
Ler o livro e não colocar em prática os ensinamentos não dará ao leitor o poder da ação, da realização, da vida plena, feliz e saudável, inclusive saudável financeiramente.
Um dos capítulos mais interessantes para mim é o 3, onde o tema central é a AUTORRESPONSABILIDADE.
Muitas das vezes nós ficamos arrumando desculpas e culpados para as coisas que nos acontecem, quando na verdade só existe um culpado: EU/VOCÊ.
Criticar as pessoas, reclamar das circunstâncias, buscar culpados, se fazer de vítima, justificar os erros e julgar as pessoas são pontos chave para uma mudança na nossa autorresponsabilidade.
Ao pararmos de fazer tudo o que foi citado acima estamos nos tornando autorresponsáveis e dando um salto para a mudança de vida, de atitude.
Resumo
A Meta, escrito na forma de romance, demonstra a dificuldade do gerente de uma fábrica em administrar sua unidade, que está prestes a entrar em processo de falência.
Alex Rogo, gerente, atormentado por tentar melhorar a eficiência de sua fábrica, sendo que esta frustração atingia também sua vida conjugal, pois não tinha tempo disponível para a família.
Com a ajuda de um mentor, Jonah, Alex é estimulado com o intuito de salvar sua empresa enfocando as restrições, fortalecendo os elos fracos da corrente, melhorando o fluxo de resultado e aumentando o lucro.
Descobriu que identificar as restrições do sistema e administrar a fábrica de acordo com estas restrições era o objetivo.
Através da técnica da combinação da produção, denominada tambor-pulmão-corda, formou um ritmo para toda linha de produção. O tambor é o principal recurso restrito, ditando o ritmo da produção; o pulmão, sendo os estoques temporários colocados estrategicamente para o abastecimento ser contínuo e, finalmente a corda, obriga os demais componentes do sistema a manter o ritmo determinado pelo tambor.
A ênfase fundamental das idéias do autor é o alcance que ele denomina meta da organização, ou seja, ganhar mais dinheiro através de uma adequada gestão da produção. O ponto focal da sua teoria é que toda a empresa, no processo de atingir a sua meta, apresenta sempre uma ou mais restrições. Se assim não fosse, a empresa teria lucro infinito.
A restrição é definida como qualquer coisa que limita um melhor desempenho de um sistema, como o elo mais fraco de uma corrente, ou ainda, alguma coisa que a empresa não tem o suficiente.
Agindo dessa forma, Alex Rogo conseguiu vencer o prazo com resultados inesperados, conquistando a confiança do mercado e o convite para gerenciar a produtividade em uma divisão da grande fábrica, proporcionando, inclusive satisfação pessoal ao ser reconhecido.
Resumo
A busca por vantagem competitiva frente as mudanças de mercado hoje se representa da ação da concorrência, quando observado as lacunas deixadas pelas empresas pode-se encontrar um espaço de mercado inexplorado e a possibilidade de descobrir um oceano azul, para tanto se faz necessário a observância da matriz de valor empresarial e das seis fronteiras de mercado que representam ferramentas importantes para a descoberta de oceanos azuis. A antecipação das direções e tendências de mercado e uma estratégia que deve ser perseguida por todas as organizações com o intuito de encontrar diferentes caminhos com a criação e utilização de ferramentas estratégicas que possam nortear as inovações das empresas com grande valor agregado, pois nos dias atuais a busca pela vantagem competitiva e real e faz parte de toda concorrência, que busca por fronteiras de mercado inexploradas.
Conclui-se que as teorias do oceano azul representam uma importante ferramenta de gestão para a geração da inovação de construção ligada a estratégica da organização. A estratégia do oceano azul pode representar uma técnica de construção de diferentes caminhos para a criação de ferramentas de apoio estratégico para nortear a inovação de valor.

Continue navegando