Buscar

ED final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

[Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis / UFRJ
Disciplina: Bioquímica A BMQ 121 – Enfermagem 2015-1
Professores: Claudio Masuda e Alessandra Catarina
 Estudo Dirigido – Final 
Nome:_________________________________________________________ DRE:______________ 
1 – A Metanfetamina é uma droga estimulante do Sistema Nervoso Central. Sabendo que a Metanfetamina é uma droga básica, explique por quê a excreção da Metanfetamina pela urina varia com o pH de acordo com o gráfico a segui:
 
 
 
2 – A diabetes tipo 2 é uma doença metabólica que ocorre geralmente em pessoas obesas e acima dos 40 anos. Essa doença é associada a maus hábitos alimentares, sedentarismos e estresse. Esse tipo de diabetes normalmente não é insulina dependente, pois a insulina inicialmente é produzida pelo pâncreas, porém sua ação nos receptores da membrana ou nos mediadores da cascata de sinalização para ativação dos transportadores de glicose não funcionam devidamente, o que é conhecido como resistência à insulina. Esta redução no transporte de glicose é o principal responsável pelo aumento da concentração de glicose no sangue, hiperglicemia. Porém, apesar da concentração de glicose estar alta fora da célula, dentro da célula a concentração de glicose é baixo.
Na presença de um gradiente de concentração, um soluto tende a sair da região mais concentrada para a região menos concentrada. Se a glicose está mais concentrada no sangue e menos concentrada na célula, diga por que a glicose não entra na célula?
Que tipo de transporte a célula utiliza para transportar a glicose para dentro da célula? Justifique.
Como a célula não possui glicose suficiente para fornecer energia necessária, a célula começa obter energia de outras fontes como os corpos cetônicos. A presença de corpos cetônicos no plasma diminui o pH sanguíneo. Uma das formas de aumentar o pH do sangue é através da eliminação dos corpos cetônicos, outra forma é através dos mecanismos compensatórios utilizados pelo organismo de pacientes com diabetes para normalizar o pH sanguíneo nesta situação. Qual tipo de distúrbio ácido-base este paciente apresenta? Explique como acontece o mecanismo compensatório de um paciente nesta situação.
3 - A membrana celular é formada de uma bicamada lipídica onde estão presentes proteínas transmembranas essenciais para o transporte de moléculas e sinalização celular através das membranas. Uma proteína transmembrana apresenta uma estrutura secundária em α-hélice, com um comprimento de 20 a 30 aminoácidos.
 Os resíduos da região B conseguem interagir com o interior da bicamada e os extremos como a região A podem interagir com a cabeça polar dos fosfolipídios da bicamada. Abaixo estão ilustrados alguns aminoácidos que compõem esta proteína com suas cadeias laterais em destaque.
Quais destes aminoácidos estariam localizados no interior da bicamada (B) e quais estariam nas extremidades da α-hélice (A)? Justifique.
4 – Genes são regiões do DNA que podem ser transcritos e posteriormente traduzidos em proteínas. Com base na sequência de nucleotídeos representada abaixo e da tabela de códons, responda:
 Promotor						 Term.
 3’ ACCTTGGTTACAAAAGGAGATGCCAACCTACTGAGGA 5’
 5’ TGGAACCAATGTTTTCCTCTACGGTTGGATGACTCCT 3’
Qual das duas fitas é utilizada como molde na transcrição? 
Qual o RNA mensageiro deste gene?
Qual a sequência primária de aminoácidos correspondente?
Por que a substituição de 1 nucleotídeo na sequência de DNA não necessariamente acarreta uma alteração na estrutura primária da proteína? Dê um exemplo de uma substituição de nucleotídeo na sequência de DNA acima que não alteraria a estrutura primária da proteína.
5 – A anemia falciforme é uma doença ocasionada por uma mutação na sequencia da cadeia β da hemoglobina que muda uma glutamina por uma valina. A glutamina tem a cadeia lateral com característica polar, enquanto a valina tem a cadeia lateral com característica apolar, o que faz com que esse aminoácido se direcione para dentro da proteína. Isso faz com que a estrutura da proteína mude. Esta mutação não interfere na afinidade da hemoglobina pelo O2. Entretanto, no estado T, desoxigenado, a hemoglobina mutante apresenta grande tendência a formar filamentos insolúveis que deformam os eritrócitos. Os eritrócitos deformados podem obstruir pequenos capilares, acarretando a morte tecidual em função do bloqueio do fluxo sanguíneo. Além disso, a fragilidade mecânica das células deformadas resulta em anemia hemolítica (quebra anormal de hemácias). Também aumenta os processos inflamatórios pelo extravasamento do conteúdo dos eritrócitos.
A administração de hidroxiuréia para pacientes com anemia falciforme pode amenizar os sintomas da doença por meio do aumento da fração de células contendo hemoglobina fetal. Explique por que a maior quantidade de hemoglobina fetal ameniza os sintomas da doença.
6 – Na figura, as curvas mostram a variação da quantidade relativa de gás oxigênio (O2) ligado à hemoglobina humana em função da pressão parcial de O2 (PO2) em pH 7,2 e pH 7,4. 
Qual é o efeito da diminuição do pH sobre a capacidade da hemoglobina de se ligar ao oxigênio? 
Qual é a porcentagem de saturação da hemoglobina por O2, em um tecido com alta atividade metabólica, em que a PO2 do sangue é de 30 mm Hg e o pH 7,2, devido à maior concentração de gás carbônico (CO2)? 
Se considerarmos que a PO2 nos pulmões seja de 80 mm Hg (pH 7,2), qual a percentagem do O2 ligado a Hb é liberada para os tecidos em alta atividade metabólica? 
Que efeito benéfico, para as células, tem o pH mais baixo do sangue que banha os 
tecidos com alta atividade metabólica? 
7 – A figura ao lado representa como ocorre o transporte de neurotransmissores (NT) para dentro de uma vesícula sináptica.
a) Classifique os dois transportadores representados na figura acima.
b) Descreva todos os processos necessários para o transporte do neurotransmissor para dentro da vesícula.

Outros materiais