Buscar

trabalho de dp letras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio.
Ponderamos ter mais cultura que outros povos atribuindo valores errados e caracterizando -os como atrasados ou inferiores. O idéia de educação é produto do meio em que vivemos, portanto, para o índio, é o homem branco que não possui “habilidades úteis”. E com a chegada da globalização, onde todos estão expostos à diversidade cultural, precisamos tornar menos rígido nossos conceitos, viabilizando novas definições, respeitando-as e nos conscientizar que não somos melhores ou piores do que outras culturas somos apenas diferentes.
1.2. O Fax do Nirso
As virtudes e talentos que um indivíduo tem, patenteiam o seu dom para um determinado ramo de trabalho, como no caso do “Nirso . Para um indivíduo talentoso conduzir a carreira a um nível mais elevado demanda de preparo. A educação escolar é quesito para assumir cargos de maior relevância. Nirso vende um produto e se evidência como vendedor. No texto não importa sua falta de domínio léxico, mas na realidade sem a educação escolar, um indivíduo não consegue se destacar, nem sobreviver ao mercado de trabalho, mesmo sendo autônomo sempre haverá a necessidade de estar apto as atualizações.
1.3 A história da chapeuzinho vermelho (na versão do lobo)
A escola nos mostra que o professor é um grande formador de opiniões, um exemplo de sabedoria a ser observado e seguido. Mas, por vezes, esbarramos com professores intransigentes, e eles meramente impõem uma maneira para que o aluno pense e creia que aquela forma apresentada por ele (professor) seja a forma correta, sem ao menos dar a oportunidade dos alunos se expressarem e exporem suas opiniões. 
Relativamente isso tem veracidade, o que se apresenta na escola deve ser demonstrado de maneira a fazer o aluno raciocinar e discernir as propostas. Será o professor o único mantenedor do saber ou os alunos também têm o direito de questionar e dizer o que acham certo e errado? Professor também erra, apesar de seus estudos e atualizações frequentes. E com o diálogo entre aluno e professor pode-se desenvolver um ensino muito mais amplo do que aquele ensino conservador. Considerando a troca de idéias e mentes abertas, é possível que tanto o aluno como o professor cresçam como pessoa. Para que isso aconteça é cumplicidade.
1.4 Uma pescaria Inesquecível
Agir corretamente, quando se está sendo observado, é uma coisa. A ética, porém, está em agir corretamente quando ninguém está nos observando. Essa conduta reta só é possível quando, desde criança, aprendeu-se a devolver o peixe á agua.
	
A boa educação é como uma moeda de ouro: tem valor em toda a parte.
1.5 A folha Amassada
Acusar e agredir alguém, quando estamos com raiva e nervosos, é muito fácil. Basta obedecemos a ímpeto natural de querer “cuspir” o que sentimos de ruim. No entanto, palavras proferidas com raiva são como flechas envenenadas... Dependendo de onde acertarmos, podemos causar feridas incuráveis, dores que não passam jamais. Antes de falar qualquer coisa num momento de raiva, conte até dez! Não é brincadeira, não! Conte mesmo até dez, respirando profundamente e deixando seus pensamentos se tranqüilizarem. Não diga nada. Prefira o silêncio até que se sinta consciente e preparado para falar com justiça e discernimento. Evite ferir as pessoas, especialmente àquelas que você mais ama e que mais amam você.                                                                           
1.6A Lição dos Gansos 
 
Coerente e de suma importância, o texto dos gansos. Ninguém vive sozinho. Vivemos em comunidade e necessitamos uns dos outros. No trabalho, em casa, em diversas situações. “Duas cabeças pensam melhor do que uma”. Imagine várias. As empresas condecoram e muito o trabalho em equipe. E que saibamos sobre o termo equipe, pois um grupo pode ter objetivos diferentes, mas uma equipe sempre trabalha em conjunto em prol do bem comum. 
 
1.7 Assembleia na Carpintaria 
 
Por inúmeras vezes observamos os defeitos dos outros, precisamente para camuflar os nossos. Como o texto abordou, todos temos defeitos e todos temos qualidades. O importante é trabalharmos unidos, em equipe como exposto acima, procurando sempre exaltar as qualidades e habilidades de cada um e, na medida do possível, compreender com nossos erros para o desenvolvimento contínuo daquilo que talvez não sejamos tão habilidosos para realizar com destreza. 
 
1.8 Colheres de Cabo Comprido 
 
Trabalho em equipe é quando uma tarefa quase inconcebível para a realização sozinho é feita com certa facilidade quando feita em grupo. Pois trabalhando juntas e com confiança mutua, que se realiza tudo com eficácia e perfeição. Como observado no texto, o caldeirão estava quente e por sua vez a sopa também, logo um serviu o outro, não houve acidente, e todos saíram saciados, graças ao trabalho em equipe.
1.9 Faça parte dos 5% 
 
Reconhecemos que em grupos, sempre algumas pessoas se diferenciam, e outros não faz em a diferença, embora exista essa distinção, nós não podemos definir quantos são bons ou ruins, mas podemos fazer nossa parte da melhor maneira. Algumas pessoas possuem facilidade em suas atividades, de forma que não atrapalham quem não tenha essa mesma facilidade para alcançar bons resultados. Assim não é certo falar numa sal a de aula que só 5% dos alunos vão se dar bem, e sim, quem tiver força de vontade e se empenhar, terá a chance do sucesso, dessa forma a porta estará aberta para todos que optarem em ficar entre os melhores.
1.10 O Homem e o Mundo 
 
O problema do mundo, é por causa do homem que unindo suas escolhas egoístas a atitudes erradas, criam problemas para outras pessoas que desencadeiam uma crise muito grande, afetando às vezes o mundo. Então ao consertar o homem, os problemas do mundo, por sua vez seriam também resolvidos. Algumas vezes, há mais respostas par a mesma questão e não conseguimos enxergar, então precisamos estar receptivos a visão de outras pessoas, sejam alunos, filhos ou pessoas que estão às vezes em subordinação. Assim, poderemos encontrar respostas mais fáceis e alcançar nossos objetivos com êxito. 
 
1.11 Professores Reflexivos 
 
Às vezes criamos grandes expectativas que não são correspondidas, mas mesmo assim, podemos tirar proveito da situação ou no mínimo, tirar uma lição. Devemos assumir o lugar do próximo para poder ver a partir dos olhos dos outros para saber como gostaríamos de ser recebidos em lugares no vos, como por exemplo: um aluno que entra numa turma nova ou em uma escola diferente estaria por natureza meio acanhado por não conhecer ninguém, mas com jeito, poderemos recepcioná-lo de que ele se sinta em casa, ou em sua velha escola. 
 
1.12 Um Sonho Impossível? 
 
A desigualdade social existe e faz seus reféns, porém devemos atentar no relacionamento com todas as classes sociais, sejam altas, medias ou baixas. Numa sala de aula com alunos de baixa renda, o empenho deve ser redobrado, já que a dificuldade em assimilar as matérias pode ser um pouco maior, uma vez que os pais não podem ou não conseguem ajudar seus filhos, por causa de tempo ou por não saber mesmo e ainda julgam seus filhos pelas notas baixas. Contudo, o professor que tomar esses cuidados, estará combatendo a evasão escolar, pois os 7 filhos que não vão bem à escola, os pais permitem deles saírem da escola para trabalhar e se preparar para vida. 
 
1.13 Pipocas da Vida 
 
No decorrer da vida enfrentamos situações de fogo e temos sempre escolhas a fazer: mudar e encarar o novo ou continuar do mesmo jeito sem experimentar coisas diferentes. Muita pessoa tem medo do novo e evitam situações que fujam do cotidiano.Tudo muda e se transforma algumas coisas rapidamente e outras bem devagar, mas a mudança é certa. Cabe a nós decidirmos em transformarmos ou tentar permanecer como um piruá.

Outros materiais