Buscar

SÃO CRIMES IMPRESCRITÍVEIS NO ATUAL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SÃO CRIMES IMPRESCRITÍVEIS NO ATUAL ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO: AÇÕES DE GRUPOS ARMADOS, CIVIS OU MILITARES, CONTRA A ORDEM CONSTITUCIONAL E O ESTADO DEMOCRÁTICO e RACISMO
		Leia com atenção as proposições e marque somente a alternativa INCORRETA: O motivo fútil constitui circunstância agravante que sempre agrava a pena, mesmo quando constitui ou qualifica o crime
Percebendo que ARNALDO e BELÍZIA se abraçam em despedida, CARLOS realiza preciso disparo de potente arma de fogo com finalidade de produzir a morte de ambos, o que ocorre porque o projétil atinge órgãos vitais das vítimas. Nesse caso, CARLOS deverá responder pelos homicídios consumados em concurso de crimes, com a seguinte aplicação de penas:
Formal imperfeito ou impróprio com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	Assinale abaixo qual princípio está relacionado com a teoria das penas: 
Princípio da individualização
	Assinale a alternativa correta de acordo com o Direito Penal.
O tempo de cumprimento das penas privativas de liberdade não pode ser superior a trinta anos.
	Assinale a alternativa CORRETA sobre a remição de pena:
Para fins de remição é descontado um dia de pena a cada três dias de trabalho, estando o preso autorizado a trabalhar nos domingos e feriados quando designado para os serviços de conservação e manutenção do estabelecimento prisional.
O sistema punitivo brasileiro é progressivo. Por meio dele o condenado passa do regime inicial de cumprimento de pena mais severo para regime mais brando, até alcançar o livramento condicional ou a liberdade definitiva. A respeito da progressão de regime, assinale a afirmativa correta.
A progressão está condicionada, nos crimes contra a Administração Pública , à reparação do dano causado ou à devolução do produto do ilícito praticado com os acréscimos legais, além do cumprimento de 1/6 da pena no regime anterior e do mérito do condenado.
	João ingressou em um Shopping Center, tarde da noite, burlando a vigilância do local. Invadiu cinco lojas de proprietários diversos, valendo-se, para tanto, de chaves falsas. De cada uma das lojas, subtraiu inúmeras peças de roupas. Após a ação, deixou o local e foi preso passada meia hora, abordado por policiais militares que estranharam o volume de pacotes que carregava. João foi denunciado e condenado por cinco furtos qualificados. Na fixação da pena, o Juiz deve considerar as condutas como praticadas: em continuidade delitiva
Assinale a alternativa CORRETA após analisar as proposições a seguir: I) A circunstância judicial da culpabilidade como quantidade de reprovação do sujeito, mensurável na pena-base (Código Penal, art. 59), não se confunde com a culpabilidade como qualidade do conceito de fato punível. II) As circunstâncias judiciais da culpabilidade, antecedentes, personalidade, conduta social e motivos constituem elementos de aferição relativos ao sujeito ativo do crime, diferentemente das demais circunstâncias judiciais previstas no art. 59 do Código Penal. III) O quantum final da pena privativa de liberdade poderá ser obtido a partir de fundamentos extraíveis apenas na 1ª fase de aplicação da pena, desde que inexistentes quaisquer circunstâncias modificadoras nas fases subsequentes.
	Todas as proposições estão corretas.
			Assinale a opção correta a respeito das penas. Não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.
	Assinale a alternativa CORRETA sobre a suspensão condicional da pena: 
	A suspensão não se estende às penas restritivas de direitos nem à multa.
O instituto que manda computar, na pena privativa de liberdade e na medida de segurança, o tempo de prisão provisória, o de prisão administrativa e a internação em hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, denomina-se: 
			detração.
	Sobre o sistema de execução de pena privativa de liberdade é correto afirmar:
A cada três dias de trabalho ou estudo o condenado por reduzir um dia de sua pena privativa de liberdade pela remição
	As penas privativas de liberdade forma mais drástica de punição, podem ser de: reclusão, detenção ou prisão simples
	Assinale a opção correta com base nos princípios de direito penal na CF: O princípio da humanidade veda as penas de morte, salvo em caso de guerra declarada, bem como as de caráter perpétuo, de trabalhos forçados, de banimento e as cruéis.
A respeito do regime legal da prescrição no Código Penal, tendo por base ocorrência do fato na data de hoje, assinale a alternativa correta: A prescrição, depois da sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação, regula-se pela pena aplicada, não podendo, em nenhuma hipótese, ter por termo inicial data anterior à da denúncia ou queixa.
A respeito do benefício da suspensão condicional da execução da pena, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Sobrevindo, durante o período de prova, condenação irrecorrível por crime doloso, o benefício será revogado, mas tal período será computado para efeitos de detração.
Acerca do instituto da prescrição penal e seus efeitos, assinale a opção correta. Ocorrendo a prescrição da pretensão executória, o título executório é formado com o trânsito em julgado; entretanto, o Estado perde o direito de executar a sentença penal condenatória.
Com relação à pena de multa, assinale a opção correta: Sobrevindo ao condenado doença mental, é suspensa a execução da pena de multa.
	Guilherme praticou, em 18/02/2009, contravenção penal de vias de fato (Art. 21 do Decreto Lei n. 3.688/41), tendo sido condenado à pena de multa. A sentença transitou definitivamente em julgado no dia 15/03/2010, mas Guilherme não pagou a multa. No dia 10/07/2010, Guilherme praticou crime de ato obsceno (Art. 233 do CP). Com base na situação descrita e na legislação, assinale a afirmativa correta. Guilherme não pode ser considerado reincidente por conta de uma omissão legislativa

Outros materiais