A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
avaliação 2 fundamentos e teoria organizacional

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Fundamentos e Teoria Organizacional (ADG40)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:404192) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	6959864
	Nota da Prova:
	10
Parte superior do formulário
	1.
	Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica, ou da autocracia, que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram se alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas. Segundo Chiavenato (2011), para se ter uma ideia, existem três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Sobre estes estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir:
I- No estilo autocrático, o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
II- No estilo democrático, o grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.
III- No estilo democrático, a participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem.
IV- No estilo liberal, as tarefas são escolhidas pelos grupos, e o líder tem uma mínima participação nas decisões.
V- No estilo democrático, a divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	2.
	De acordo com a equipe de trabalho a ser comandada, será necessário um tipo distinto de atuação do líder que a comanda. As características e o meio em que o administrador atua determinarão o estilo de liderança adotado. Os três principais estilos de liderança são: autocrático, democrático e liberal. Sobre o estilo de liderança autocrático, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O líder autocrático é aquele que deixa a critério do grupo debater e decidir as diretrizes.
	 b)
	O líder autocrático é aquele que domina sua equipe, determinando as tarefas a serem executadas e estabelecendo as diretrizes sem qualquer interferência do grupo.
	 c)
	O líder autocrático é aquele que dá liberdade total para a divisão das tarefas e se envolve o mínimo possível.
	 d)
	O líder autocrático é aquele que debate e aceita sugestões de seu grupo, estimulando a participação de todos.
	3.
	Quando falamos em burocracia, logo lembramos normas, rotinas e regulamentos que dificultam a eficiência e rapidez dos processos. Já ao analisarmos a visão de Max Weber e sua teoria da burocracia, destacam-se características como: profissionalismo, impessoalidade e formalidade. Com base na visão de Max Weber, referente à impessoalidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A responsabilidade e a autoridade de cada funcionário dentro da organização não dependerão de cargo/função que ele ocupa.
	 b)
	O poder exercido por cada funcionário é delegado de acordo com sua experiência ao longo dos anos, não considerando o cargo que ocupa.
	 c)
	A distribuição das funções é realizada considerando a capacidade de comando que o funcionário impõe sobre os demais na organização.
	 d)
	As normas devem ser obedecidas através das leis e não por pessoas. O exemplo é um chefe, em que o subordinado obedece às leis da organização e não às características pessoais do superior.
	4.
	Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar com exatidão os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Sobre os princípios da comunicação, analise as sentenças a seguir:
I- Habilidade de trabalhar.
II- Vontade trabalhar.
III- Trabalho de equipe.
(    ) Proporcionar informações e compreensão necessárias ao esforço das pessoas.
(    ) Proporcionar atitudes necessárias para a motivação, a cooperação e a satisfação no cargo.
(    ) Melhorar a comunicação conduz a uma melhora de desempenho nos cargos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - III - I.
	5.
	Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e nas normas sociais. Algumas das características estudadas na Teoria das Relações Humanas apresentam uma forma muito bem planejada, apesar de se considerar informal e que muitos ainda pensam ser um modelo desorganizado, no entanto há muitas empresas que buscam esse modelo de trabalho (CHIAVENATO, 2011). Sobre estas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Relação de ideias e oposição.
II- Status.
III- Colaboração espontânea.
IV- Possibilidade da oposição à organização informal.
(    ) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção ou apenas da posição social em que está inserido.
(    ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que, independentemente do que fazem, têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa.
(    ) Os indivíduos criam grupos sociais, independentemente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, criando uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição.
(    ) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	II - I - III - IV.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	III - IV - I - II.
	6.
	Com o aumento da produção industrial, foi necessário criar modelos para garantir o processo da industrialização, e um dos autores, o economista e sociólogo Max Weber, considerado o "pai" da Teoria Burocrática, teve relevante importância para novos administradores na busca de inspirações para a nova fase da administração. No entanto, nem tudo na burocracia apresentada por Weber alcança o seu objetivo final, possuindo algumas ineficiências no conjunto das atividades, determinadas por disfunções. Sobre essas disfunções, analise as opções a seguir:
I- Internalização das Diretrizes e Normas.
II- Excesso de formalismo e papel.
III- Despersonalização do relacionamento.
IV- Imposição de sinais de submissão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 c)
	As opções II e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e IV estão corretas.
	7.
	A liderança é um papel importante que deve ser desempenhado pelo gestor. É preciso gerenciar com pessoas e não para pessoas, pois são elas que movimentam toda a organização e fazem as coisas acontecerem. Existem vários estilos de liderança discutidos na literatura. Sobre esses estilos, analise as sentenças a seguir:
I- Líder autocrático.
II- Líder democrático.
III- Líder liberal.
(    ) Geralmente busca