Buscar

Receitas Públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO FINANCEIRO
RECEITAS PÚBLICAS
ENTRADA 
É todo e qualquer ingresso de dinheiro nos cofres público
PROVISÓRIAS = depósitos, cauções, fianças, empréstimos e empréstimo compulsório, indenizações, etc.
DEFINITIVAS – tributos, preços, rendas produzidas pelos bens e empresas do Estado, etc. RECEITAS PÚBLICAS .
 
RECEITAS PÚBLICAS
SOUTO MAIOR BORGES -recursos necessários ora coativamente, através de presta珲es pecuniárias decorrentes da submissão dos particulares ao seu jus imperii, ora se despindo desse poder, através da explora玢o de seu patrimônio, da prática de atividades comerciais ou industriais, ou de opera珲es de crédito, das quais são exemplos os empréstimos públicos 
PLÁCIDO E SILVA – é o complexo de valores recebidos pelo erário público, sejam provenientes de rendas patrimoniais, sejam resultantes de rendas tributárias, destinados a fazer frente á despesa pública. 
KIYOSHI HARADA – é o ingresso de dinheiro nos cofres do Estado para atendimento de suas finalidades.
ALIOMAR BALEEIRO – É a entrada que, integrando-se ao patrimônio público sem quaisquer reservas, condi珲es ou correspondência no passivo, vem acrescer o seu vulto, como elemento novo e positivo.
CLASSIFICAÇÃO
I - QUANTO A REGULARIDADE
A) EXTRAORDINÁRIAS = de caráter excepcional:
Empréstimos compulsórios (art. 148, II, CF;
Impostos extraordinários (art. 154, II, CF);
B) ORDINÁRIAS = ingressam com regularidade, por meio do normal desenvolvimento da atividade financeira do Estado.
II – QUANTO A ORIGEM
A) RECEITAS ORIGINÁRIAS 
- decorre da explora玢o, pelo Estado, da atividade econômica. 
- advêm do patrimônio do Estado
- relação de direito privado ou público disponível
A.1) PATRIMONIAIS - são as geradas pela exploração do patrimônio do Estado: mobiliário (títulos de créditos) e imobiliário (foros e taxas de ocupação de terreno de marinha, laudêmio).
A.2) INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E DE SERVIÇOS - geradas no exercício da atividade empresarial 
B) RECEITAS DERIVADAS
- é caracterizada pelo constrangimento legal para a sua arrecada玢o. 
- rela玢o de direito público.
C) RECEITAS TRANSFERIDAS
- são arrecadadas pela pessoa jurídica competente para tributa玢o, mas a ela não pertencem, devendo ser repassadas a outras pessoas jurídicas.
C.1) Participa玢o direta dos Estados, DF e Municípios no produto de arrecada玢o de imposto de competência impositiva da União (art. 157, I e art. 158, I, CF);
C.2) Participa玢o no produto de impostos de receita partilhada (art. 157, II e art. 158, II, III, IV, CF)
C.3) Participa玢o nos fundos – corresponde ao recebimento, pelos Estados, DF e Municípios, de determinadas importâncias dos fundos (FPE e FPM) formados por 47% dos produtos de arrecada玢o do Imposto de Renda e do IPI (art. 159, CF).
RECEITAS TRANSFERIDAS
Normas infraconstitucionais
LC 61/1989 – Estabelece normas para a participação dos Estados e do Distrito Federal no produto da arrecadação do imposto sobre produtos industrializados - IPI, relativamente as exportações.
LC 62/1989 – Estabelece normas sobre o cálculo, a entrega e o controle das liberações dos recursos dos Fundos de Participação
LC 63/1990 – Dispõe sobre critérios e prazos de crédito das parcelas do produto da arrecadação de impostos de competência dos Estados e de transferências por estes recebidos, pertencentes aos Municípios.
Lei 8.016/1990 - Dispõe sobre a entrega das quotas de participação dos Estados e do Distrito Federal na arrecadação do Imposto sobre Produtos Industrializados de que trata o inciso II do art. 159 da Constituição Federal.
III – POR CATEGORIA ECONÔMICA – LEI Nº 4.320/64
	A) RECEITAS CORRENTES
	B) RECEITAS DE CAPITAL
	RECEITA TRIBUTÁRIA 
RECEITA DE CONTRIBUIÇOES 
RECEITA PATRIMONIAL 
RECEITA AGROPECUÁRIA 
RECEITA INDUSTRIAL 
RECEITA DE SERVIÇOS 
 TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
	OPERAÇÕES DE CRÉDITO 
	ALIENA敲O DE BENS 
	AMORTIZA敲O DE EMPRÉSTIMOS 
	TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL
RENÚNCIA DE RECEITA
Art. 155, §2º, XII, “g” – C.F
Cabe a lei complementar regular a forma como mediante deliberação dos Estados e do Distrito Federal, isenções, incentivos e benefícios fiscais serão concedidos e revogados
LEI COMPLEMENTAR N. 24/1975 – CONVÊNIOS PARA CONCESSÕES DE ISENÇÕES DO ICMS
LEI COMPLEMENTAR 101/2000
Art. 11. Constituem requisitos essenciais da responsabilidade na gestão fiscal a institui玢o, previsão e efetiva arrecadação de todos os tributos da competência constitucional do ente da Federação.
Art. 14. A concessão ou ampliação de incentivo ou benefício de natureza tributária da qual decorra renúncia de receita deverá estar acompanhada de estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício em que deva iniciar sua vigência e nos dois seguintes, atender ao disposto na lei de diretrizes orçamentárias.
COMPENSAÇÃO FINANCEIRA
Art.20§ 1º, Constituição Federal - É assegurada, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
Lei nº 7.990, 28.12.1989 - Institui, para os Estados, Distrito Federal e Municípios, compensação financeira pelo resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, de recursos minerais em seus respectivos territórios, plataformas continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, 
Lei nº 8.001, 13.03.1990 – Define os percentuais da distribuição da compensação financeira de que trata a Lei nº 7.990, de 28.12.1989;
Decreto nº 1, 11.01.1991 – Regulamenta o pagamento da compensação financeira instituída pela Lei nº 7.990, de 28.12.1989;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes