Buscar

Trabalho de geologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de geologia
Grupo: Lincoln Vilela Machado Rodrigues, Guilherme Augusto Pereira de Melo, Marcus Vinicius Dantas Rocha
Quais as características das rochas magmáticas?
As rochas magmáticas ou ígneas são resultado da solidificação do magma. Suas características marcantes são: rochas solidas, sua cristalização se dispões por justa posição, em sua estrutura não apresenta faixas ou camadas, quebram-se em formatos irregulares, apresentam estruturas cristalinas, não apresentam fósseis devido ao seu processo de formação ser vindo do magma em alta temperatura, apresenta alto teor de feldspato. São formadas por dois processos diferentes como o vulcanismo (extrusivo) ou o plutonismo (intrusiva). Exemplo destas rochas são o basalto e o granito.
Existe diferenças entre os tipos de derramamento de magma e consequentemente formação das rochas magmáticas?
Sim, podem ser de maneira explosiva ou efusivas (passivas). As erupções são causadas pelo acumulo de vapor e gases sob elevadas pressões, que são liberadas de forma violenta, em quanto existe uma liberação lenta de lava de baixa viscosidade com o seu conteúdo volátil.
Porque é possível encontrar blocos de rochas magmáticas sobre rochas sedimentares?
Devido ao fato de que o derramamento de lava ocorre sobre as rochas sedimentares este tipo de derramamento tem como nome de extrusão, também pode acontecer pelo método intrusivo quando o movimento de placas tectônicas leva o magma se depositar entre duas rochas sedimentares dando origem a sill.
Existem diferença entre rochas magmáticas encontradas em diferentes regiões, considerando que todas foram formadas pela solidificação do magma? Por que?
Sim, há diferenças entre as rochas magmáticas encontradas em diferentes regiões devido a diversidade de minerais encontrados no solo, pressões e temperaturas sofridos no processo de formação, tamanho, e formação de bolhas em algumas rochas. Há também diferenças nos tipos de rochas como no processo intrusivo: forma-se quando o magma se solidifica em grande profundidade, fazendo com que os cristais fiquem grandes por não terem tempo de se dissolverem. E no processo extrusivo: devido a rápido resfriamento do magma que chega na superfície pelas erupções vulcânicas, fazendo com que seus cristais fiquem pequenos.
Comente sobre as diferenças entre as rochas magmáticas e basálticas?
Rochas basálticas: possui sua solidificação mais rápida, não tendo tempo para a separação de seus minerais, se encontra mais próxima à superfície terrestre.
Rochas magmáticas: possui sua solidificação mais lenta, tendo tempo para a separação de seus minerais, se encontra em grandes profundidades, e tem maior resistência física.
Comente sobre plutonismo e vulcanismo?
O plutonismo: é um fenômeno magmático que se processa em regiões profundas da crosta terrestre quando o magma, ao penetrar na crosta terrestre não consegue rompe-la ficando preso, retido em suas profundezas, onde há sua consolidação.
O vulcanismo: é o fenômeno magmático em que a lava é expelida para fora da crosta terrestre, dando início a um processo de solidificação

Outros materiais