Buscar

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
FREQUENCIA CARDÍACA
EFEITO CRÔNICO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE A FRÊQUENCIA CARDÍACA
ACADÊMICOS: Priscilla, José Paulo, Samuel, Tiago e José Antônio. 
FREQUÊNCIA CARDÍACA
A frequência cardíaca é a velocidade do ciclo cardíaco medida pelo número de contrações do coração  por minuto ( bpm ). 
Variação ( necessidades físicas)
Pulsação em pontos períféricos
Alterações
SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO
SISTEMA NERVOSO SIMPÁTICO ( ADRENÉRGICO)
SISTEMA NERVOSO PARASSIMPÁTICO (COLINÉRGICO)
 Ambientes de situação de estresse ativarão as atividades do SNAs, fazendo com que a adrenalina seja despejada na corrente sanguínea que fará com que haja alterações em todo sistema cardiorrespiratório, alterações nos sistemas de apoio (digestão, produção de hormônios, etc).
 O SNAp estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.
ACETILCOLINA
Molécula neurotransmissora que atua na passagem do impulso nervoso dos neurônios para as células musculares.
ADRENALINA
A adrenalina é um hormônio produzido pelas glândulas supra renais e prepara o organismo para realizar atividades físicas e esforços físicos. A adrenalina, ou epinefrina é um hormônio e também um neurotransmissor, pois atua no sistema nervoso simpático.
NORADRENALINA
A noradrenalina é liberada em doses, independentemente da liberação de adrenalina Tem ação antagônica à adrenalina.
A noradrenalina (NA) é uma catecolamina endógena secretada pela medula supra-renal em resposta a estresse orgânico, atuando com o objetivo de redistribuir o fluxo sanguíneo corporal de tal forma a preservar órgãos nobres, às custas de uma redução na perfusão em leitos periféricos. 
TAQUICARDIA
O aumento do tônus simpático leva a taquicardia, aumento do volume sistólico, vasoconstricção, redução da capacitância venosa, com aumento do retorno venoso ao coração. Tal resposta (taquicardia reflexa) é responsável por aumentar a FC em relação aos seus valores basais.
BRADICARDIA
Já o aumento do tônus vagal leva a bradicardia e, junto da inibição simpática, desencadeia processos antagônicos aos mencionados acima. Tal resposta (bradicardia reflexa) é responsável por diminuir a FC aos seus valores basais.
TÔNUS VAGAL
Nosso cérebro está ligado ao nosso coração pelo nervo vago. Pesquisas recentes apontam que mínimas variações em nossa frequência cardíaca revelam a intensidade dessa conexão cérebro-coração e, como tal, fornecem um índice de nosso tônus vagal. O tônus vagal pode ser “dorsal” ou “ventral”.
EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO
 Sistema nervoso parassimpático a parte do sistema nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. 
Sistema nervoso simpático seus neurônios pré-ganglionares se situam na medula espinhal, mais precisamente nos níveis de T1 a L2. 
Nodo Sinoatrial (S-A) = impulsos
Nodo Atrioventricular (A-V)= controle
ESTIMULAÇÃO DURANTE EXERCÍCIO
REFERÊNCIAS BIBIOGRÁFICAS
SILVERTHORN, D.U. Fisiologia Humana, Uma Abordagem Integrada. 7° Edição, 2017.
GUYTON & HALL. Tratado de Fisiologia Médica, Tradução da 13° Edição, 2017
www.google.com.br/search?biw=1242&bih=557&tbm=isch&sa=1&ei=Bk0EWpfTD8yOwgSD-Yf4Cw&q=potencial+de+acao+da+drenalina. ACESSO: 08/11/2017
http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp
ACESSO: 08/11/2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes