Buscar

EXERCICIOS 5 ANALISE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA 5			
Administração Financeira
EXERCÍCIOS CAPM
(MEC, 2000) A Empresa Sistemas de Computação, fabricante de programas para computador, deseja determinar o retorno exigido sobre um ativo – Ativo A – que tem um beta (índice de risco não diversificado para o ativo) de 2,0. Os analistas da empresa determinaram que a taxa de retorno livre de risco encontrada é de 8% e o retorno sobre a carteira de ativos de mercado é de 12%. Logo o retorno exigido pelo Ativo A é:
(A)2%		(B)4%		(C)8%		(D)12%		 (E)16%
O analista da Nobre Capital corretora de valores estudou o retorno exigido sobre um determinado ativo. Em sua análise evidenciou que o retorno exigido deste ativo deverá ser de 40%. O retorno livre de risco - parâmetro de comparação do mercado financeiro – utilizado foi de 10% e o retorno esperado de mercado é de 25%. Sabendo que foi utilizado o modelo CAPM para avaliação da relação risco x retorno, é possível afirmar que o coeficiente de risco sistemático - beta apurado e utilizado foi de:
a) 1,5			d) 2,0		b) 2,5			c) 3,0			
Atualmente o custo de capital próprio dos acionistas ordinários da Açosita, ao ser calculado pelo método CAPM, levará em conta um coeficiente de risco de 1,00. Se o prêmio pelo risco é de 10,50% e o retorno livre de risco, baseado num título público, é de 15%, o retorno esperado de mercado para o investimento em ações da Açosita será de:
25,5%
30%
10%
15%
(MEC/PROVÃO-2001) O administrador financeiro da Eletrônica Manaus S.A. está estudando a linha de mercado de títulos da empresa, no gráfico abaixo. O beta da ação da empresa é 1,5. A taxa de retorno livre de risco é de 8%, e o retorno sobre a carteira de ativos de mercado é de 11%.
O prêmio pelo risco da ação da empresa é:
(A) 1,5%
(B) 3,0%
(C) 4,5%
(D) 6,0%
(E) 14,0%

Outros materiais