Buscar

Principios - Exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA DIREITO TRIBUTÁRIO
PROF. WILTON LUIZ CABRAL RIBEIRO
EXERCÍCIO 02 – PRINCIPIOS TRIBUTÁRIOS
	
	Não se conforma com a mera autorização de lei para cobrança de tributos; requer-se que a própria lei defina todos os aspectos pertinentes ao fato gerador, necessários à quantificação do tributo devido em cada situação concreta que venha espelhar a situação hipotética descrita na lei.
	
	O legislador ao formular a lei, deve definir de modo taxativo e completo, as situações tributáveis, cuja ocorrência será necessária e suficiente ao nascimento da obrigação tributária, bem como os critérios de quantificação do tributo.
	
	Fica vedado ao legislador ditar regra para tributar fato passado ou para majorar o tributo. O aplicador da lei não pode fazer incidir a lei sobre fato pretérito.
	
	Tem por finalidade a proteção do contribuinte contra a surpresa de alterações tributárias ao longo do exercício, o que afeta o planejamento de suas atividades.
	
	Diante de uma determinada lei, toda e qualquer pessoa que se enquadre na hipótese legalmente descrita ficará sujeita ao mandamento legal.
	
	Hão de ser tratados com igualdade aqueles que tiverem igual capacidade contributiva, e com desigualdade os que revelem riquezas diferentes e, portanto, diferentes capacidade de contribuir.
	
	Objetiva preservar a eficácia da lei de incidência e preservar o contribuinte, buscando evitar uma tributação excessiva.
	
	Impede a pretexto de cobrar tributo, se aposse o Estado dos bens do indivíduo. Este princípio atua em conjunto com o da capacidade contributiva.
	
	Quer que o consumidor de bens e de serviços seja esclarecido acerca dos impostos que incidam sobre o preço de utilidades adquiridas pelo “contribuinte de fato”. Este principio é correlato ao princípio básico do direito das relações de consumo, que é o da informação do consumidor.
	
	Exclui a possibilidade de tributação do patrimônio, renda e serviços de cada pessoa política (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) por qualquer uma das demais pessoas políticas. Tem por objetivo a proteção do federalismo.
A) Da legalidade
B) Da tipicidade tributária
C) Da irretroatividade
D) Da anterioridade
E) Da igualdade ou isonomia
F) Da capacidade contributiva
G) Da vedação de tributo confiscatório
H) Da transparência dos impostos (art. 150, §º).
I) Da imunidade recíproca

Outros materiais