Buscar

Avaliação e Testagem Psicológica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1º Qual a diferência entre avaliação psicológica e testagem psicológica? A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas, testes, entrevistas, observações e análise de documentos, enquanto que a testagem psicológica pode ser considerada um processo diferente, cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos. A diferência entre elas que a avaliação é um processo amplo que junta muitas informações de várias fontes, dentre elas, testes e entrevistas. Enquanto a testagem psicológica é um processo cuja principal fonte de informação são os testes psicológicos de diferentes tipos.
2º E possível utilizar um teste psicológico que não esteja na relação divulgada pelo CRP Quais as consequências disso? Sim, mas não é valido para pelo conselho federal de psicologia, pois só quem pode ter aceso a tais testes só quem possui o registro que e exclusivo do psicólogo. Portanto quem fizer uso de testes sem os critérios e profissionalmente habilitado sofrerá consequências de um serviço inadequado. 
3º Quais os principais cuidados que o psicólogo deve ter para utilizar um teste psicológico?
Na escolha de um teste como instrumento de avaliação psicológica do Conselho Federal de Psicologia,com o intuito de verificar se ele foi aprovado para uso em avaliação psicológica. Em caso afirmativo, ele deverá então consultar o manual do referido teste, de modo a obter informações adicionais acerca do construto psicológico que ele pretende medir bem como sobre os contextos e propósitos para os quais sua utilização se mostra apropriada.
4º O que é considerado um ambiente adequado para realização de uma avaliação psicológica? A Qualidade do Ambiente Físico Todas as estruturas do ambiente físico devem colocar o testando em favorável disposição de reação. De forma que é preciso considerar as condições do local de trabalho: cadeira, mesa, espaço físico; Atmosféricas: iluminação, temperatura, higiene; De silêncio: isolamento acústico.
 A Qualidade do Ambiente Psicológico? Atenuar o nível de ansiedade do(s) examinando(s) a um mínimo possível através do rapport, bem como: a) Verificar se o(s) examinando(s) apresenta(m) alguma dificuldade de saúde e/ou impedimentos relacionados b) Esclarecer o(s) examinado(s) de modo que ele(s) compreenda(m) exatamente as tarefas a serem executadas; c) Memorizar as instruções e ministrá-las em voz alta e pausada, de uma única vez, e igual para todos (qualquer mudança implica em alteração ou invalidade dos resultados).Ex: podem medir características como: traços de personalidade, habilidades cognitivas, estilos comportamentais,outos.
5º O que significa teste psicométrico. Dê exemplos de testes psicométricos. Baseiam na teoria da medida e, mais especificamente, na psicometria, usam números para descrever os fenômenos psicológicos, usam a técnica da escolha forçada, escalas em que o sujeito deve simplesmente marcar suas respostas. Primam pela objetividade: tarefas padronizadas. Ex: de testes psicométricos incluem testes de habilidade cognitiva, aptidão, lógica e raciocínio. Exemplos de avaliações incluem análises de personalidade, inteligência emocional e preferências de comportamento. R1, TADI, PAREOGRAFICO.
6º significa teste projetivo. Dê ex: testes projetivos? Técnicas empregadas nas clinicas, em aconselhamento, em escolas, usadas em pesquisas, para obter uma avaliação padronizada dos traços da personalidade. Entre as técnicas projetivas mais utilizadas estão: o teste de mancha de tinta de Rorschach, o teste de Apercepção Temática (TAT) teste de Apercepção infantil (CAT), teste Gestáltico Visuomotor de Bender, teste de Completar Frases, teste de Desenho de Figura humana, teste Casa-Arvore-Pessoa (HTP) Desenho. TESTE PSICOMÉTRICO e quantitativo são interpretado em numero, gráfico e tabela, TESTE PROJETIVO e qualitativo onde não e possível sua mensuração nos quais são interpretado por textos.

Outros materiais