Buscar

AV1 Patologia ESDRAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Cód.: 41115)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	São agentes etiológicos FÍSICOS de lesões, EXCETO:
		
	
	Choque Elétrico
	
	Entorses
	
	Queimaduras
	
	Barotrauma
	 
	Envenenamento
	
	
	 2a Questão (Cód.: 41123)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Pigmentos são substâncias exógenas ou endógenas que impregnam os tecidos conferindo-lhes coloração. Selecione qual destes pigmentos é um pigmento exógeno:
		
	
	Hemossiderina
	 
	Antracose
	 
	Melanina
	
	Hematina
	
	Bilirrubina
	
	
	 3a Questão (Cód.: 44944)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao observarmos à microscopia ótica (MO) uma amostra de tecido de um indivíduo exposto à radioatividade, visualizamos células isoladas com proeminente encolhimento (retração celular), presença de vesículas formadas pelo citoplasma destas células, condensação da cromatina nuclear, núcleo picnótico e nenhuma resposta inflamatória associada. Que tipo de morte celular ocorreu nesta amostra?
		
	
	necrose coagulativa.
	 
	apoptose.
	
	esteatonecrose.
	
	necrose caseosa.
	
	necrose liquefativa.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 39215)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os agentes agressores produzem NECROSE por:
		
	
	Ativação dos processos vitais celular
	
	Mecanismos apoptóticos
	
	Inibição de radicais livres
	 
	Ativação da respiração anaeróbica passageira
	 
	Entrada desordenada de íons no meio intracelular
	
	
	 5a Questão (Cód.: 38342)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A calcificação pode ser encontrada em áreas de necrose. Nesse caso, ocorre deposição local de sais de cálcio, mesmo que os níveis sanguíneos de cálcio estejam normais. Essa deposição também pode ocorrer nas valvas cardíacas dos idosos, podendo torná-las rígidas ou obstruídas. Sobre esse assunto pode-se afirmar que:
		
	 
	Um tumor na glândula paratireóide está associado à hipersecreção do hormônio paratireoidiano, causando hipercalcemia e maior possibilidade de surgimento de calcificações distróficas em tecidos normais.
	
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo metastásica.
	 
	As características mencionadas no enunciado da questão descrevem a calcificação do tipo distrófica.
	
	Na calcificação do tipo distrófica os níveis sanguíneos de cálcio estão aumentados (hipercalcemia).
	
	Na calcificação do tipo metastásica os níveis sanguíneos de cálcio estão dentro dos valores considerados normais.
	
	
	 6a Questão (Cód.: 36306)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em relação à morte e necrose tecidual, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	A necrose de liquefação é comum em tecidos com poucas proteínas, onde a lise enzimática prevalece em relação à coagulação proteica. É comum no cérebro.
	
	A medição de enzimas intracelulares encontradas no plasma pode ajudar no diagnóstico de infartos, hepatites e envenenamentos.
	
	A necrose de coagulação é comum em infartos e se deve basicamente a deficiência de aporte sanguíneo e consequentemente de nutrientes e oxigênio. Nesse caso, predomina a coagulação de proteínas sobre a lise celular.
	
	A necrose caseosa ocorre em casos de tuberculose.
	 
	A apoptose, ou o suicídio celular, representa uma grave lesão ao organismo, já que representa a morte celular.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 44445)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Paciente etilista social, sexo masculino, chegou à emergência de um hospital com queixa principal de dores abdominais que refletiam para o dorso, sendo diagnosticado pancreatite aguda. Que tipo de morte celular está ocorrendo?
		
	 
	esteatonecrose.
	
	necrose caseosa.
	
	necrose liquefativa.
	
	apoptose.
	
	necrose coagulativa.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 45339)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Recém-nato, 5 dias de vida, sexo masculino foi levado ao hospital pela mãe pois apresentava há três dias edema e área arroxeada na face acompanhados de palidez intensa. Ausência de febre, vômitos ou outros sangramentos. História familiar: mãe, 22 anos, saudável, nega vícios; pai 26 anos, saudável, nega vícios; tio materno diabético apresentando equimoses (área de sangramento plano) com facilidade. Exame físico: eupnéico, acianótico, afebril, descorado (+++/4+), hidratado, ativo e reativo. Presença de equimoses e petéquias (focos de sangramento puntiforme) em face anterior da coxa direita; Edema palpebral à esquerda, equimose em pálpebra superior esquerda. Após avaliação dos exames laboratoriais o diagnóstico final foi hemofilia A ou hemofilia clássica e anemia. A hemofilia A é um distúrbio na hemostasia que está relacionado à deficiência do fator VIII (fator da cascata de coagulação / anti-hemofílico). A hemostasia é um processo fisiológico envolvido na manutenção da fluidez sanguínea e também no controle do sangramento. Para que o tampão hemostático se forme é necessário uma perfeita ativação das plaquetas e dos fatores da cascata de coagulação. Sobre o caso são feitas as seguintes afirmações: I Nesse caso, não há a formação e o depósito de fibrina sobre o tampão plaquetário . II A anemia no recém-nato é justificada pela presença de petéquias e equimoses. III A deficiência do fator VIII da cascata de coagulação prejudica a coagulação do sangue. IV Pacientes hemofílicos possuem risco aumentado para hemorragias. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	As afirmações I, II e IV estão corretas.
	 
	As afirmações II, III e IV estão corretas.
	 
	Todas as afirmações estão corretas.
	
	Apenas a afirmação IV está correta.
	
	As afirmações II e III estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 38405)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral são causados por redução extrema ou ausência de fluxo sanguíneo, que ocorre devido à obstrução de uma artéria. Essa obstrução pode ser decorrente da formação de um coágulo sobre uma área vascular previamente comprometida por aterosclerose. Sobre esse assunto, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Uma vez que se estabeleça redução ou ausência de fluxo sanguíneo, dependendo da magnitude e do tempo de duração do processo isquêmico, se o tecido acometido for reperfundido, algumas células podem voltar à sua condição inicial.
	
	A ruptura da placa aterosclerótica ocorre devido à atividade de citocinas inflamatórias e metaloproteases liberadas pelo tecido necrótico acumulado na camada íntima do vaso arterial.
	 
	A redução na oferta de oxigênio e nutrientes acarretará aumento diretamente proporcional da fosforilação oxidativa pelas mitocôndrias, uma boa tentativa de produzir maior quantidade de ATP utilizado para manutenção da vida celular até que o vaso sanguíneo seja desobstruído.
	
	O infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral são processos patológicos que levam à necrose das células, uma vez que há falta de aporte adequado de nutrientes e oxigênio.
	
	O tecido cicatricial derivado de uma necrose isquêmica irreversível no músculo cardíaco não apresenta capacidade contrátil.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 39211)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Adaptação é uma propriedade geral dos seres vivos que se traduz pela capacidade de ser sensível às variações do meio ambiente (irritabilidade), assim como:
		
	 
	Natureza do agente agressor
	
	Intensidade da agressão
	
	Duração da lesão
	 
	Variações bioquímicas e fisiológicas
	
	Alterações do patrimônio genético

Outros materiais