Buscar

Avaliação Patologia av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0139_AV2_201201357411 » PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201357411 - TICIANE ARAGAO DA SILVEIRA GOMES
	Professor:
	THIAGO DUTRA VILAR
GLAUCIO DIRE FELICIANO
	Turma: 9006/N
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 20/06/2014 14:22:34
	
	 1a Questão (Ref.: 201201437459)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Um paciente do sexo masculino, 30 anos, residente em região carente de saneamento básico, soropositivo para o HIV, procurou o serviço de emergência de um Hospital da rede pública apresentando tosse produtiva e relatando febre diária nos últimos cinco dias. O paciente apresentava-se desnutrido e desidratado, estando bastante debilitado. A investigação laboratorial apresentou resultado positivo para tuberculose pulmonar. O diagnóstico foi confirmado pela identificação do Bacilo de Koch (Micobacterium tubeculosis) no escarro do paciente. O exame radiológico de internação revelou áreas de calcificação e opacificação no pulmão direito, com cavidades semelhante a um queijo. De acordo com o caso clínico que tipo de necrose e calcificação ocorreram no parênquima pulmonar desse paciente, respectivamente?
		
	
Resposta: Metastática
	
Gabarito: Necrose caseosa e calcificação distrófica.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201627498)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É a consequência máxima da falta de oxigenação de um órgão ou parte dele. Quando existe uma lesão arterial que diminua a irrigação de um órgão este órgão passa a sofrer de isquemia. Se o problema arterial não for resolvido rapidamente então às células morrem. Assim, esta condição clínica patológica é sinônima de necrose. Quando esta condição não atinge todo um órgão, a zona de necrose está rodeada por uma zona de isquemia onde a diminuição do fluxo arterial põe as células em sofrimento, mas não é suficientemente grave para provocar necrose. No coração ocorre quando parte do músculo cardíaco deixa de receber sangue pelas artérias coronárias que os nutrem. Quando isso acontece, a parte do músculo que não é eliminada deixa de funcionar, o que pode levar à pessoa a morte. O texto refere-se a uma condição patológica a qual pode ser caracterizada como:
		
	
	necrose.
	
	isquemia.
	
	hipóxia.
	
	trombose.
	 
	infarto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201438096)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao observarmos à microscopia ótica (MO) uma amostra de tecido de um indivíduo exposto à radioatividade, visualizamos células isoladas com proeminente encolhimento (retração celular), presença de vesículas formadas pelo citoplasma destas células, condensação da cromatina nuclear, núcleo picnótico e nenhuma resposta inflamatória associada. Que tipo de morte celular ocorreu nesta amostra?
		
	
	esteatonecrose.
	
	necrose liquefativa.
	 
	apoptose.
	
	necrose coagulativa.
	
	necrose caseosa.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201431510)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O diagnóstico definitivo de um infarto do miocárdio depende da visualização direta da morte celular. Porém, esse diagnóstico também pode ser feito precocemente de maneira indireta através da dosagem de marcadores de lesão miocárdica por meio de coleta de sangue. Os marcadores mais usados são a fração da creatinoquinase-MB (CK-MB) e os níveis de troponina. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Na confirmação do infarto do miocárdio por observação microscópica não serão observados leucócitos ao redor das células lesionadas, uma vez que o infarto gera apoptose dessas células, sem que haja inflamação tecidual.
	
	O aumento da CK-MB e da troponina no plasma sanguíneo é resultado da absorção do conteúdo das vesículas presentes nos corpos apoptóticos produzidos a partir das células musculares cardíacas mortas.
	 
	O aumento da CK-MB e da troponina no plasma sanguíneo pode ser usado como um marcador de lesão celular, uma vez que é um indício de que houve ruptura da membrana das células cardíacas.
	
	A visualização direta de morte celular poderia ser realizada através de um estudo histopatológico com utilização de microscópio, poucos minutos após o início da lesão.
	
	Através de técnicas de microscopia, pode-se ter uma confirmação direta da morte celular se forem observadas alterações nucleares tais como a cariólise, caracterizada por um encolhimento e escurecimento do núcleo.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201462719)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Explique, com base nos sinais de Celsius, porque a garganta de Simone, que está com amigdalite, ficou vermelha, inchada, dolorida e quente.
		
	
Resposta: Devido a uma resposta inflamatória a um agente agressor. Uma das características da inflamação e o aumento de liquido no interstício da celula, o local da inflamação se torna mais vascularizado, justificando assim a garganta vermelha, inchada, dolorida e quente.
	
Gabarito: Isso ocorreu porque a amigdalite representa, em termos patológicos, uma inflamação aguda. Neese processo, ocorre vasodilatação, como aumento da perfusão sanguínea na região afetada, que gera o rubor e o calor. Associada à vasodilatação ocorre o aumento da permeabilidade vascular, responsável pelo tumor (mais corretamente chamando de edema) e pela dor.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201438100)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Em tecidos necrosados, a alcalinidade está aumentada, provocando uma diminuição da solubilidade do carbonato de cálcio, facilitando sua precipitação. Que tipo de calcificação pode ocorrer em tecidos necrosados?
		
	
	metastática.
	 
	distrófica.
	 
	displásica.
	
	metaplásica.
	
	hiperplásica.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201434732)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto às lesões celulares é INCORRETO afirmar:
		
	
	Conseqüências da lesão dependem do tipo, estado e adaptabilidade da célula.
	
	Em resposta ao processo lesivo ocorrerá uma reação inflamatória na tentativa de defender o organismo do agente agressor.
	
	A Resposta à lesão depende do tipo, intensidade e duração do estímulo.
	 
	Em uma lesão celular, primeiro haverá alteração morfológica e depois alteração bioquímica.
	
	O comprometimento de algum sistema celular produz efeitos secundários generalizados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201432368)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Com relação a um processo isquêmico capaz de levar à necrose, assinale o aspecto considerado mais importante:
		
	
	Ações do estímulo agressor
	
	Diminuição do transporte de nutrientes e eliminação de substâncias metabólicas
	
	Ativação do complexo enzimático lisossômico para produção de energia (ATP)
	
	Fagocitose de microorganismos
	 
	Cessação total do fluxo de substâncias para a célula
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201434748)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto às respostas fisiológicas dos tecidos após uma lesão musculoesquelética, analise as afirmativas a seguir: I - Como resposta a um trauma, o dano imediato do tecido é chamado de lesão primária, a qual ocorre ao mesmo tempo do trauma, e é irreversível; II - A resposta secundária à lesão ocorre em tecidos que não foram diretamente atingidos pelo trauma e pode ser reduzida pela ação do tratamento; III - A resposta inflamatória segue-se às lesões primária e secundária nas quais se pode observar, em graus diferentes, os sinais inflamatórios de calor, vermelhidão, edema, dor e impotência funcional; IV - As diversas fases do processo de reparo não interferem na redução do risco de recidiva das lesões musculoesqueléticas. Agora, responda: Quais das afirmativas supracitadas estão corretas?
		
	 
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	I, II e IV
	
	I, II, III e IV
	
	I e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201432370)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma paciente, de 85 anos de idade apresenta queixas de dores nas articulações do joelho, cansaço ao caminhar,assim como perda de estabilidade, associado a quedas freqüentes. Sobre esse caso, analise as afirmações a seguir: A hipotrofia consiste da redução quantitativa dos componentes estruturais e das funções celulares, resultando em diminuição do volume das células e do órgão atingido; muitas vezes há também diminuição do número de células. POR QUE A hipotrofia fisiológica é característica da senilidade, quando todos os órgãos e sistemas do organismo excedem suas atividades metabólicas aumentando o ritmo de proliferação celular. Estabelecendo assim um novo estado de equilíbrio. Analisando as afirmações acima, conclui-se que:
		
	
	As duas afirmações são falsas
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira
	 
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa

Outros materiais