Buscar

Exercício simuolado

Prévia do material em texto

Exercício: CEL0014_EX_A5_201503105563 
	23/03/2015 11:38:50 (Finalizada)
	Aluno(a): FRANCIANI EDINETE RAMOS
	2018.1
	Disciplina: CEL0014 - LÍNGUA PORTUGUESA 
	201503105563
	�
 
Ref.: 201503694484
 1a Questão
Marque a opção que define a tipologia do texto abaixo:
A casa era velha, as paredes estavam descascando e tudo fora abandonado há muito tempo.
narração.
 
descrição.
injunção.
dissertação.
argumentação.
 
Ref.: 201503694466
 2a Questão
Leia o texto a seguir.
Dando continuidade ao projeto meio ambiente, oitenta alunos dos 6º aos 9º anos da nossa escola, acompanhados da coordenadora e de três professores tiveram oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira no zoológico de São Paulo, o maior zoológico do Brasil. A excursão aconteceu no dia 05 de outubro, em dois ônibus, com saída da escola às 7h 30 min. Os motoristas fizeram uma parada de 15 minutos no rancho Pamonha, na cidade de Santa Isabel e depois seguiram direto para o zoológico, chegando lá às 11h 50 minutos. (...) o zoológico de São Paulo fica localizado ao sul da cidade de São Paulo com uma área aproximada de 900.000 metros quadrados coberta pela Mata Atlântica original, com 4 km de alamedas, aloja as nascentes do riacho Ipiranga e abriga 3.500 animais das mais variadas espécies.
Percebemos, pelas características do texto acima, tratar-se do gênero textual denominado:
crônica.
 
relatório.
correio eletrônico.
conto.
bula de remédio.
 
Ref.: 201503690244
 3a Questão
Todos as mensagens que usamos diariamente para nos comunicar como cartas, bilhetes, mensagens eletrônicas, romances, contos, etc. são formados com base em cinco tipos textuais básicos. Assim, ao analisar um texto sempre podemos identificar o(s) tipo(s) usado (s) para criá-lo. Leia o trecho abaixo, extraído de uma notícia de jornal, e indique qual o tipo predominante na sua composição.
"O automóvel Gol, de cor branca, estava ocupando o meio da pista da estrada e o ônibus da linha 268 ficou tombado sobre um barraco. O passageiro do carro, com um braço quebrado, aguardava socorro, sentado na pista, apoiando as costas no veículo. Dois policiais interrogavam os motoristas, para escrever o boletim de ocorrência do acidente."
 
É um trecho descritivo porque há preocupação em apresentar detalhes da cena após o acidente.
É um trecho narrativo porque o autor está contando exatamente como o acidente de trânsito aconteceu.
É um trecho argumentativo porque cada personagem conta sua versão do acidente para os policiais.
um trecho injuntivo porque são apresentadas imagens do que aconteceu na estrada.
É um trecho expositivo porque apresenta uma opinião sobre o acidente.
 
Ref.: 201503711717
 4a Questão
Leia o texto a seguir e marque a alternativa correspondente à tipologia textual.
Fita verde no cabelo (João Guimarães Rosa)
Havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e cresciam. Todos com juízo, suficientemente, menos uma meninazinha, a que por enquanto. Aquela, um dia, saiu de lá, com uma fita verde inventada no cabelo. Sua mãe mandara-a, com um cesto e um pote, à avó, que a amava, a uma outra e quase igualzinha aldeia. Fita-Verde partiu, sobre logo, ela a linda, tudo era uma vez. O pote continha um doce em calda, e o cesto estava vazio, que para buscar framboesas.
argumentação
 
narração e descrição
descrição e dissertação
dissertação
dissertação e narração
 
Ref.: 201503686915
 5a Questão
A propaganda tem por objetivo influenciar o receptor da mensagem a adquirir um produto ou um serviço; sendo assim, seu tipo textual predominante é:
Descrição.
 
Injunção.
Narração.
Dissertação.
Conto.
 
Ref.: 201503729734
 6a Questão
 O Gênero Textual é a forma como a língua é empregada em textos nas suas diversas situações comunicativas.   Com base na definição apresentada, identifique o Gênero Textual do fragmento:
INGREDIENTES:
4 ovos
 4 colheres bem cheias de margarina
3 xícaras (chá) de açúcar
 4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 1/2 xícaras (chá) de leite
 1 colher de fermento em pó
 MODO DE PREPARO Primeiramente separe as gemas das claras Em uma tigela coloque as gemas e a margarina Bata até formar um creme bem liso e claro Acrescente o açúcar e bata bastante, até obter um creme bem homogêneo Desligue a batedeira e coloque a farinha de trigo Mexa com uma colher de pau e acrescente o leite, aos poucos, para dissolver a farinha de trigo Adicione o fermento em pó e as claras batidas em neve Mexa delicadamente e coloque em uma forma untada Leve para assar em forno pré - aquecido, a 180°, por aproximadamente 40 minutos, ou até que enfiando um palitinho ele saia limpo
 
Receita.
Entrevista.
E-mail.
Telefonema.
Carta pessoal.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes