Buscar

Avaliando Aprend

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliando Aprend.: CCJ0001_SM_201503105563 V.1 
	Aluno(a): FRANCIANI EDINETE RAMOS
	Matrícula: 201503105563
	Desemp.: 0,3 de 0,5
	29/03/2015 23:15:39 (Finalizada)
	
1a Questão (Ref.:201503714561)
Pontos: 0,1  / 0,1  
(Unioeste 2012) Segundo Zygmunt Bauman, a Sociologia é constituída por um conjunto considerável de conhecimentos acumulados ao longo da história. Pode-se dizer que a sua identidade forma-se na distinção com o chamado senso comum. Considerando que a Sociologia estabelece diferenças com o senso comum e estabelece uma fronteira entre o pensamento formal e o senso comum, é correto afirmar que
o pensar sociologicamente caracteriza-se pela descrença na ciência e pouca fidedignidade de seus argumentos. O senso comum, ao contrario, evita explicações imediatas ao conservar o rigor científico dos fenômenos sociais
a Sociologia se distingue do senso comum por fazer afirmações corroboradas por evidências não verificáveis, baseadas em ideias não previstas e não testadas.
 
um dos papéis centrais desempenhados pela Sociologia é a desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais, conservando o rigor original exigido no campo cientifico
pensar sociologicamente é não ultrapassar o nível de nossas preocupações diárias e expressões cotidianas, enquanto o senso comum preocupa-se com a historicidade dos fenômenos sociais.
o pensamento sociológico se distingue do senso comum na explicação de alguns eventos e circunstâncias, ou seja, enquanto o senso comum se preocupa em analisar e cruzar diversos conhecimentos, a Sociologia se preocupa apenas com as visões particulares do mundo.
2a Questão (Ref.:201503708654)
Pontos: 0,0  / 0,1  
Apesar das inegáveis diferenças, as ciências sociais procuraram se firmar a partir do uso das metodologias das ciências naturais que tiveram grande avanço a partir do século XVIII. Sobre essas diferenças, podemos afirmar:
 
As ciências sociais tratam de objetos complexos que mudam rapidamente e não podem ser isolados em laboratórios
Assim como nas ciências naturais, nas ciências sociais, dois pesquisadores em lugares distintos, em lugares distintos terão que chegar ao mesmo resultado, desde que seja usado o método científico correto.
As ciências sociais tratam de objetos simples que demoram a ser modificados e não podem ser isolados em laboratório
 
Não existem diferenças substanciais entre ciências sociais e ciências naturais.
As ciências sociais tratam de objetos simples que mudam rapidamente e que não podem ser isolados em laboratório.
3a Questão (Ref.:201503295820)
Pontos: 0,1  / 0,1  
Considere as afirmativas a seguir:
 I. A matéria prima da "Ciência Natural" não pode ser isolada em laboratório;
 II. O cientista social desenvolve hipóteses e as testas em laboratório;
III. Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos, que chegarão a resultados iguais;
IV. As ciências sociais lidam com realidades e "verdades" dinâmicas em diferentes contextos temporais e regionais.
São corretas as seguintes afirmativas:
II e IV
 
III e IV
I e III
I e II
I e IV
4a Questão (Ref.:201503377580)
Pontos: 0,1  / 0,1  
Leia um trecho do depoimento de posse do ministro da cultura do governo de Luís Inácio Lula da Silva, Gilberto Gil e responda o que está sendo solicitado:
"Os vínculos entre o conceito erudito de "folclore" e a discriminação cultural são mais do que estreitos. São íntimos. "Folclore" é tudo aquilo que não se enquadrando, por sua antiguidade, no panorama da cultura de massa é produzido por gente inculta, por "primitivos contemporâneos", como uma espécie de enclave simbólico, historicamente atrasado, no mundo atual. Os ensinamentos de Lina Bo Bardi me preveniram definitivamente contra essa armadilha. Não existe "folclore" o que existe é cultura". (Gilbeto Gil, Pronunciamento do discurso de posse como ministro da cultura, 2003. Disponível em: . Acesso em: 20 mar 2013).
I. Ao estreitar os vínculos entre o conceito erudito de "folclore" e a questão da discriminação cultural, observa-se que o conceito de cultura é tomado como diversificado, apresentando-se como a soma dos nossos atos, gestos e jeitos.
II. Ao utilizar a palavra "folclore" está-se referindo a uma armadilha etnocêntrica que tende a definir como negativos e atrasados tudo que vem da cultura popular.
III. A palavra "folclore" é tomada no discurso de posse de Gilberto Gil como algo relevante e salutar para ratificar a homogeneidade cultural brasileira e seus ritos populares.
IV. Ao afirmar que não existe folclore e, sim, cultura, Gilberto Gil retifica um conceito antigo e preconceituoso frente às manifestações de cunho popular.
Assinale a alternativa CORRETA, após análise das assertivas de I a IV:
 
está incorreta apenas a assertiva III
estão incorretas apenas as assertivas III e IV.
estão corretas apenas as assertivas I, II e III.
todas as assertivas estão corretas.
 
estão corretas apenas as assertivas I e IV.
Gabarito Comentado
Gabarito Comentado
5a Questão (Ref.:201503321504)
Pontos: 0,1  / 0,1  
¿Índio é quem se reconhece e é reconhecido como tal¿. A famosa afirmação do antropólogo Darcy Ribeiro expressa a construção de uma identidade social elaborada a partir de critérios culturais e não de critérios biológicos. Trata-se, no caso em questão, da identidade:
De classe
De gênero
Natural
 
Étnica
Regional

Outros materiais