Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Código de referência da questão.
	1a Questão (Ref.:200602340058)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os grupos de pressão são organizações e instituições sociais que, a partir de seus interesses ou mesmo com base no interesse coletivo, intervém ou influenciam nas atividades e ações de partidos políticos, no governo ou no parlamento, com objetivo de obter ganhos políticos, aumentar seu campo de influência, interceder em relação a uma decisão importante ou modificar determinada ação política. Assim, a disputa política está também condicionada pelos grupos de pressão. São exemplos de grupos de pressão, exceto:
	
	
	
	Sindicatos empresariais
	 Certo
	Família de classe média
	
	Movimentos ambientalistas
	
	Coligações partidárias
	
	Movimentos de Direitos Humanos
	
	Código de referência da questão.
	2a Questão (Ref.:200602328381)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Das formas e ações mais expressivas dos grupos de pressão estudados nesta disciplina, não se aplica:
	
	
	
	Ação direta: quando a fase de pedido ou ameaça é feita diretamente pelo grupo interessado contra o poder oficial (opressor e oprimido).
	 Certo
	Acordo: quando ambas as partes deliberam sobre o assunto em pauta e a parte responsável pela pressão cede aos argumentos do poder oficial ou representativo.
	
	Ação indireta: a intenção não é necessariamente clara, é subentendida. Utiliza principalmente os meios de comunicação, como a propaganda e os noticiários. Além da manipulação direta, conseguem o controle da opinião pública. A imprensa sobre pressão sobre si mesma e exerce pressão sobre seus destinatários (pressão em cadeia).
	
	Boicote: dificultar a vida de alguém ou de alguma empresa com a omissão ou a interrupção das relações sociais ou econômicas, de modo que pareça natural.
	
	Sabotagem: manejar coisas ou pessoas muito importantes para a vítima.
	
	Código de referência da questão.
	3a Questão (Ref.:200602362038)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a comunicação comunitária, podemos dizer:
	
	
	
	É o mesmo que endomarketing, que engloba a comunicação voltada para os colaboradores internos.
	
	Nenhuma das respostas.
	 Certo
	É a comunicação feita para e pela comunidade com o objetivo de difundir informações que interessem a este público.
	
	É o mesmo que comunicação corporativa, que engloba a comunicação voltada para os colaboradores internos.
	
	É a comunicação integrada, que engloba a comunicação interna e externa.
	
	Código de referência da questão.
	4a Questão (Ref.:200602328329)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os meios de comunicação, implementados no contexto das organizações progressistas da sociedade civil, assumem mais claramente um papel educativo, tanto pelo conteúdo de suas mensagens, quanto pelo processo de participação popular que podem arregimentar na produção, no planejamento e na gestão da própria comunicação
	
	
	
	a participação popular não é algo construído dentro de uma dinâmica de engajamento social mais amplo em prol do desenvolvimento social.
	
	a consciência da cidadania percorre o entendimento individual, sem recorrer ao aprimoramento do grupo comunitário.
	
	o engajamento social não depende da participação comunitária.
	 Certo
	auxilia na construção e reconstrução valores, contribuir para maior consciência dos direitos humanos fundamentais e dos direitos de cidadania, a compreender melhor o mundo e o funcionamento dos próprios meios de comunicação de massa.
	
	revelam-se assim como espaço de aprendizado das pessoas para o exercício de seus direitos e a não ampliação da cidadania.
	
	Código de referência da questão.
	5a Questão (Ref.:200602328328)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A seleção de notícias que o individuo se vê obrigado a fazer na hora de montar o noticiário na rádio comunitária, bem como os demais mecanismos que condicionam o processo de produzir e transmitir mensagens com os quais se depara cotidianamente,  tiram-lhe a ingenuidade sobre as estratégias e as possibilidades de manipulação de mensagens pelos grandes meios de comunicação de massa. Assinale a questão correta:
	
	
	
	Ele passa não tem como conhecer as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele desconhecendo as possibilidades de seleção das mensagens, seus conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, atenderá adequadamente.
	
	Ele desconhecendo a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc., possibilitando uma produção adequada.
	 Certo
	Ele passa a conhecer as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, além da força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Ele não conhecendo as possibilidades de seleção das mensagens, os conflitos de interesses que condicionam a informação ou a programação, a dinâmica do mercado publicitário, desconhecerá a força que tem um veículo de comunicação, tal como o rádio, o jornal, a televisão etc.
	
	Código de referência da questão.
	6a Questão (Ref.:200602328324)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para Sergio Luiz do Amaral Moretti (1999), a escola, além de dedicar-se a ensinar os saberes científicos e a habilitar pessoas para a vida profissional, deve ter um objetivo maior, o de preparar as pessoas para o exercício de seus direitos. Quais diretos:
	
	
	
	dos direitos da cidadão e sociais,
	
	dos direitos econômicos e civis.
	 Certo
	dos direitos civis, sociais e políticos
	
	dos direitos humanos e de moradia,
	
	dos direitos sociais e políticos,
	
	Código de referência da questão.
	7a Questão (Ref.:200602328281)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão comunicação alternativa, surgiu para designar tanto a comunicação popular, como para caracterizar o tipo de imprensa não alinhada à linha da mídia tradicional, então sob a batuta da censura do regime militar no Brasil, cuja época em que a maioria dos grandes jornais se alinhava à visão oficial do governo, por opção político- ideológica ou pela coerção, sob a força da censura. Assinale a opção INCORRETA:
	
	
	
	Os grandes jornais adotaram a política de alinhar interesses do governo vigente para sua sobrevivência.
	
	Os jornalistas não eram perseguidos, pois eram considerados como sendo profissionais liberais aliados ao governo militar.
	
	Que tal época foi registrado em nossa histórica como período do regime militar.
	 Certo
	A censura quase não fiscalizava as notícias jornalísticas dos pequenos jornais, por não apresentar perigo para ideologia governamental da época.
	
	A comunicação popular surgiu da expressão comunicação alternativa, representada pelos pequenos jornais.
	
	Código de referência da questão.
	8a Questão (Ref.:200602937680)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Bernardo Kucinski (1991): "a imprensa alternativa surgiu da articulação de duas forças igualmente compulsivas: o desejo das esquerdas de protagonizar as transformações institucionais que propunham e a busca, por jornalistas e intelectuais, de espaços alternativos à grande imprensa e à universidade". Identifique a opção que apresenta um veículo de comunicação alternativa do passado e uma do presente:
	
	
	
	Pasquim e Jornal do Brasil
	
	Mulherio e jornal Extra
	
	Pasquim e revista Veja
	
	O Sol e revista Época
	 Certo
	Pasquim e Carta Maior
	
	Código de referência da questão.
	9a Questão (Ref.:200602328286)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Constituído por Organizações da Sociedade Civil (OSCs), o Terceiro Setor abrange entidades sem fins
lucrativos, privadas, mas de caráter público, que atual a serviço dos interesses coletivos. Este setor se distingue do Estado (primeiro setor), e do mercado (segundo setor), porque seu espaço de atuação é não governamental e não subordinado às leis da lucratividade. Assim, podemos considerar:
	
	
	
	as ações tem de resolver ou, pelo menos, amenizar problemas graves que afetam grandes segmentos populacionais, como o problema da conjuntivite.
	 Certo
	as ações têm caráter benemérito e de emancipação cidadã, pois são centradas no compromisso com a redução das desigualdades, de modo a resolver ou, pelo menos, amenizar problemas graves que afetam grandes segmentos populacionais.
	
	As OSCs ¿ organizações da sociedade civil, são públicas de caráter privado, com interesse particulares dos partidos políticos.
	
	as ações não têm caráter benemérito e de emancipação cidadã, sendo centradas somente no compromisso com a redução das desigualdades.
	
	as ações são culturais, com incentivo da lei de incentivo cultural e esportivo, cujo governo apóia com o desconto no imposto do renda.
	
	Código de referência da questão.
	10a Questão (Ref.:200602328291)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que a qualquer cidadão deve ser dada a oportunidade de participar do planejamento e das definições das políticas de produção e difusão de mensagens, de relações públicas, das campanhas, entre outras, pelo menos no âmbito das "comunidades", como estratégia para ampliação progressiva da cidadania, decorrente:
	
	
	
	Que os beneficiários dos programas sociais sejam vistos nessa perspectiva e como objetos manipuláveis segundo os interesses dos apoiadores e gestores dessas iniciativas.
	
	O fundamento esta previsto exclusivamente no direito da igualdade.
	
	Que os beneficiários dos programas sociais sejam vistos nessa perspectiva, segundo os interesses dos gestores dessas iniciativas, que visa lucro.
	 Certo
	Esta se fundamenta na participação ativa da pessoa na condição de sujeito em todos os níveis da vida em sociedade, baseando-se nos princípios de igualdade e liberdade.
	
	O beneficiário objetiva os direitos exclusivos da liberdade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes