Buscar

GÊNERO TEXTUAL POEMAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GÊNERO TEXTUAL POEMAS  6º ANO
CONHECENDO O GÊNERO POEMA  
Qual a diferença entre poesia e poema?
    Poesia, segundo o Miniaurélio Século XXI, é a “arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados”. Já o poema é definido como “obra em verso ou não em que há poesia”.
     Então essa é a diferença: quando falamos em poema, estamos tratando da obra, do próprio texto; e, quando falamos em poesia, tratamos da arte, da habilidade de tornar algo poético. Uma pintura, uma música, uma cena de um filme também pode ser poéticas. 
É difícil definir as características próprias de um poema. Um texto escrito em versos rimados é um poema, mas outro sem rima também pode ser. Um texto cujas palavras se organizam na folha de papel lembrando a forma de um girassol também pode ser um poema. Poemas tem várias formas e falam de diferentes temas.
Ao tomarmos como exemplo poemas consagrados da Língua portuguesa, como “infância”, de Carlos Drummond de Andrade; “Canção do exílio”, de Gonçalves Dias; “A onda”, de Manuel Bandeira; ou “Emigração e as consequências”, de Patativa do Assaré, observamos que revelam sentimentos como tristeza e angústia, cantam saudades e belezas da terra natal, contam uma história, ou denunciam injustiças e desigualdades sociais, ou seja, versam sobre diferentes temas.

Outros materiais