Buscar

AVP COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

Prévia do material em texto

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
	
	1a Questão (Ref.:201503260912)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Jonas e Lucas são gerentes em uma empresa do ramo alimentício e estão trocando ideias sobre a seguinte definição: a comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida. Aponte o tema da conversa:
		
	
	fatores de desempenho.
	
	administração de conflitos.
	 
	comunicação interpessoal.
	
	recrutamento.
	
	negociação.
	
	
	2a Questão (Ref.:201503260897)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Mercês está em reunião com os seus subordinados para falar a respeito da importância da troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Assinale o tema da reunião:
		
	 
	processo de comunicação.
	
	seleção.
	
	avaliação de desempenho.
	
	recrutamento.
	
	avaliação de cargos.
	
	3a Questão (Ref.:201503773775)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O fenômeno do pensamento grupal ocorre em várias situações, MENOS
		
	 
	quando os membros do grupo não estão tão preocupados em conseguir unanimidade
	
	quando as normas em relação ao consenso passam por cima da avaliação realista das alternativas de ação
	 
	quando as normas em relação ao consenso passam por cima da possibilidade de expressão dos pontos de vista desviantes.
	
	quando os membros do grupo estão tão preocupados em conseguir unanimidade
	
	quando as normas em relação ao consenso passam por cima da possibilidade de expressão dos pontos de vista minoritários ou impopulares
	
	
	4a Questão (Ref.:201503437128)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Segundo Baldwin, Rubin e Bommer, o desenvolvimento típico de equipes ocorre em quatro fases. Considerando o dia-a-dia de um gerente no gerenciamento de uma equipe de trabalho, qual seria a fase que ele deve se preocupar em dar esclarecimentos para permitir a familiarização com o trabalho a ser desenvolvido em relação às atividades e aos resultados.
		
	 
	Produção.
	
	Desempenho.
	 
	Formação.
	
	Normatização.
	
	Agitação.
	
	5a Questão (Ref.:201502738912)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Para um gestor constatar as razões do baixo desempenho de um empregado deve realizar uma análise para verificar a adequação dos aspectos de habilidade, capacidade, recursos disponíveis e a ação do coordenador. Essa fase, dentro do gerenciamento de performance, é chamada de:
		
	
	Discussão da melhora do desempenho.
	 
	Diagnóstico do problema.
	
	Coordenação de ação.
	
	Elaboração do plano de ação.
	
	Execução do plano de ação.
	
	
	6a Questão (Ref.:201503509857)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre os papeis desempenhados pelos Gestores: I- Sub-gerenciamento: É causado por falta de interesse dos gerentes de realizarem suas funções - em alguns casos por falta de tempo, capacidade ou até mesmo o medo de julgar pessoas. II- Coordenação: Maneira pela qual distribui as tarefas de seus subordinados e habilidade em obter uma ação integrada pela consecução dos objetivos do grupo. III- Mentoreação: Pressupõe um mentor e um protegido, numa relação de longa duração visando ao desenvolvimento global do protegido através da experiência e tutela do mentor. Marque a alternativa correta:
		
	
	( ) Apena a afirmativas III está correta.
	
	( ) N.D.A
	 
	( ) Todas as alternativas estão corretas.
	
	( ) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	( ) Apenas a afirmativa II está correta.
	
	7a Questão (Ref.:201503256277)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Antonio trabalha há apenas 1 ano como analista júnior de sinistros de uma grande seguradora, sendo este seu primeiro emprego aos 20 anos de idade. É a primeira vez que é avaliado e, por isso, não sabe como a avaliação de desempenho pode ajuda-lo. Seu gerente lhe explicou que o 'feedback' irá auxilia-lo no seu aperfeiçoamento profissional, mas Antonio não compreendeu como isso aconteceria. Como você explicaria o conceito de 'feedback' para Antonio?
		
	
	É um tipo de avaliação onde o resultado depende fundamentalmente do julgamento parcial que o gerente faz do seu colaborador, considerando apenas seus conceitos pessoais e particulares, sujeitos às distorções deste tipo de julgamento.
	
	É o conjunto de processos gerenciais que possibilitam o empregado a agir de maneira mais específica e efetiva.
	 
	É um elemento que surge ao final do processo de avaliação que fornece retorno ao colaborador sobre como está o seu desempenho indicando pontos fortes e fracos que devem ser aprimorados e melhorados, respectivamente.
	
	É, na maioria das vezes, um elemento de menor importância no processo de avaliação, pois poucas vezes é realmente utilizado e, quando o é, dificilmente oferece as necessárias respostas ao avaliado que possam auxilia-lo de maneira efetiva.
	
	É o processo que procura identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças que auxiliam e melhoram o desempenho do empregado.
	
	
	8a Questão (Ref.:201503300175)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Você é um coordenador e deve oferecer retorno aos seus liderados sobre o desempenho em um tarefa. Qual o tipo de comportamento que você não deveria ter para dar um bom retorno:
		
	
	Maximizar o retorno absoluto e minimizar o retorno relativo.
	
	Focalizar a tarefa e não quem a executa.
	
	Ser específico e dar exemplos diretos de comportamento.
	
	Ser pontual e dar retorno logo após um acontecimento.
	 
	Oferecer um retorno baseado na comparação do desempenho de cada um com o desempenho dos demais funcionários.
	
	
	9a Questão (Ref.:201503387954)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	John Kotter, um professor e pesquisador da Harvard Business School, definiu um método de oito estágios para a realização de mudanças. Assinale a única alternativa que apresenta alguns destes estágios.
		
	 
	Fortalecer a ação, Acertar a visão.
	
	Analisar serviços, Propor novos negócios.
	
	Estabelecer rotinas, Criar produtos alternativos.
	
	Analisar os fornecedores, Rever os equipamentos.
	
	Obter mobiliário, Acertar condições de negociação.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503261543)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As organizações, agora, devem ser estudadas dentro de um contexto da sociedade como um todo, pois,assim como a sociedade, elas estão em um contínuo estado de mudança, tendo em vista que seus aspectos importantes como objetivos, estruturas, tecnologia e relações informais são construções sociais. No caso da mudança, um primeiro passo da estruturação do problema seria:
		
	
	preparar o terreno para as mudanças, formulando a estratégia organizacional, que deve estar em consonância com a estratégia pessoal
	 
	a definição do que é necessário mudar e de como tornar o problema público
	
	buscar reduzir drasticamente os custos, preservando a qualidade, de forma a manter e, se possível, conquistar novos clientes.
	
	o levantamento do clima e da estrutura de poder que nem sempre também fornece informações sobre a ocorrência de distorções e de resistências às mudanças.
	
	um requisito fundamental a ser atendido por quem pretende obter ganhos em eficácia e eficiência, pois só assim a organização estará habilitada a alcançar seus objetivos estabelecidos.

Continue navegando