Buscar

AULA 04 DIREITO PREVIDENCIARIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A inscrição do (a) companheiro (a) do segurado no regime geral de previdência será promovida, na qualidade de dependente, quando do requerimento do benefício a que tiver direito. Para a comprovação do vínculo e da dependência econômica do companheiro (a), é suficiente a apresentação de:
	
	
	
	
	Prova testemunhal de que o segurado e o dependente mantêm ou mantiveram união estável.
	
	
	Sentença homologatória em procedimento judicial de justificação que se presta a colher prova testemunhal, em juízo, da existência da união estável.
	
	
	Declaração do companheiro (a) de que viveu uma relação de companheirismo com o segurado, mesmo que esta tenha terminado anos antes do ato de inscrição.
	
	
	Certidão de nascimento de filho havido em comum.
	
	 
	Disposições testamentárias, prova de mesmo domicílio e conta bancária conjunta.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		Não é necessário comprovar dependência econômica dos seguintes dependentes do segurado da Previdência Social:
	
	
	
	 
	Cônjuge, companheiro(a), pais e o filho não emancipado do segurado.
	
	
	Pais, irmão não emancipado e enteado do segurado.
	
	
	Menor tutelado, irmão não emancipado e enteado.
	
	
	Os avós paternos e maternos.
	
	
	Cônjuge, filho não emancipado do segurado e companheiro(a).
	
	
	
		
	
		3.
		Considere que Pedro, segurado do RGPS, com 62 anos de idade, perdeu o emprego há três anos e dois meses e não conseguiu retornar ao mercado de trabalho, perdendo, por isso, a qualidade de segurado do RGPS, apesar de ter contribuído por mais de vinte anos. Nessa situação hipotética, Pedro poderá requerer o benefício de aposentadoria por idade ao completar 65 anos? Comente.
	
	
	
	 
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 68. anos.
	
	
	Não, pois não há qualquer carência para esse benefício.
	
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 67 anos.
	
	 
	Sim, a perda da qualidade de segurado não interfere na concessão deste benefício quando o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	
	Não, a perda da qualidade de segurado interfere na concessão deste benefício mesmo que o segurado já tem cumprido a carência exigida e implemente a condição da idade mínima exigida, que é de 65 anos.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		Há uma hierarquia entre as classes de dependentes, no sentido de que a existência de dependentes de uma classe anterior exclui os dependentes da classe seguinte. Diante desta asertiva é coreto afirmar que são os de primeira classe:
	
	
	
	
	irmão não emancipado, de qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido.
	
	
	qualquer pessoa;
	
	
	os pais do segurado;
	
	 
	o cônjuge, a companheira, o companheiro e o filho não emancipado em qualquer condição, menor de vinte e um anos ou inválido, gozam de presunção absoluta de dependência econômica.
	
	
	o irmão adotivo.
	
	
	
		
	
		5.
		Como se perde a qualidade de segurado?
	
	
	
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado.
	
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para seus dependentes.
	
	
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, sem a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	 
	transcorrido o período de graça sem que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	
	transcorrido o período de graça desde que o segurado volte a pagar contribuições destinadas ao custeio do RGPS, com a consequência da perda de qualquer cobertura previdenciária para o segurado e seus dependentes.
	
	
	
		
	
		6.
		Quanto aos dependentes, são consideradas prestações previdenciárias compreendidas pelo Regime Geral de Previdência Social:
	
	
	
	
	aposentadoria por idade e auxílio-doença.
	
	
	auxílio-reclusão e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	
	pensão por morte e aposentadoria especial.
	
	 
	auxílio-reclusão e pensão por morte.
	
	
	aposentadoria por invalidez e auxílio-doença.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		7.
		A respeito da manutenção e perda da qualidade de segurado é correto afirmar que
	
	
	
	
	a perda da qualidade de segurado não será considerada para a concessão de auxílio-doença, aposentadoria especial e aposentadoria por tempo de contribuição.
	
	 
	é irrelevante para a concessão da aposentadoria por idade, desde que o segurado comprove a carência exigida para a obtenção do benefício.
	
	
	o segurado que estiver recebendo benefício por incapacidade mantém essa qualidade durante seis meses após a cessação do benefício, independentemente do retorno à atividade remunerada
	
	
	o segurado facultativo tem um período de graça de seis meses, prazo que poderá ser prorrogado por doze meses se comprovada a situação de desempregado perante o Ministério do Trabalho e Emprego.
	
	
	a perda da qualidade de segurado acarreta o reinício da contagem do prazo de carência para a obtenção de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria especial.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		8.
		São dependentes do segurado que necessitam comprovar dependência econômica:
	
	
	
	
	Filho não emancipado.
	
	
	Companheiro(a).
	
	
	Filho inválido
	
	
	Cônjuge.
	
	 
	Pais do segurado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes