Buscar

PLANO DE AULA CANA DE AÇ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA:
IDENTIFICAÇÃO:
Estagiária: Maria Luisa De Paula Pentiado
Escola: Escola Estadual De Ensino Médio Tricetenário
Disciplina: História
Turma: 2° ano do ensino médio
Professora regente: Maíra
Horário de aula: 7h30min às 11h30min.
CONTEÚDO:
As primeiras lavouras de cana-de-açúcar no Brasil.
OBJETIVOS:
Entender o surgimento das primeiras lavouras de cana-de-açúcar no Brasil no período colonial
Analisar os fatores que fizeram aumentar os bens lucrativos
SÍNTESE DO ASSUNTO:
Realizar a explicação sobre o assunto, fazendo com que os alunos tenham um bom entendimento sobre o assunto.
Realizar uma reflexão sobre o que mudou hoje em dia.
DESENVOLVIMENTO DA AULA:
Iniciar a aula perguntado aos alunos o que eles sabem sobre as primeiras lavouras de cana-de-açúcar no Brasil colônia.
Passar uma folha xerocada, com o texto e realizar a leitura com os alunos:
As Primeiras Lavouras de Cana-de-açúcar do Brasil
No ano de 1530, os portugueses começaram a finalmente se fixar em terras brasileiras. Antes disso, os portugueses se limitavam a realizar expedições que protegiam o litoral de invasões estrangeiras, faziam o reconhecimento de terras ainda desconhecidas e promoviam a busca de pau-brasil para serem vendidas em terras europeias.
Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses passaram a ter a necessidade de explorar algum tipo de riqueza que fosse mais lucrativa. Sem encontrar ouro por aqui, a administração portuguesa optou pelo início da formação de lavouras de cana-de-açúcar na região do litoral brasileiro. Mas afinal, por qual razão eles resolveram plantar esse tipo de gênero agrícola em terras brasileiras.
A primeira razão se deve ao fato de os portugueses já dominarem as técnicas de plantio da cana-de-açúcar. Esse tipo de atividade era realizado nas ilhas atlânticas de Madeira e Açores, que também eram colonizadas por Portugal. Além disso, o açúcar era um produto de grande aceitação na Europa e oferecia grande lucro. Por fim, também devemos destacar o clima e o solo brasileiro como dois fatores naturais que favoreciam esse tipo de atividade.
As primeiras lavouras apareceram nas regiões litorâneas e logo se desenvolveram com destaque nas capitanias de São Vicente e Pernambuco. Para formar as lavouras, os portugueses utilizaram a formação de grandes propriedades de terra. O uso de grandes lavouras era necessário para que os lucros com a cana-de-açúcar fossem elevados e vantajosos para os produtores e para o governo português.
Contudo, a formação dessas grandes lavouras também exigia a disponibilidade de um grande número de trabalhadores. Em Portugal seria impossível encontrar toda essa mão de obra, já que o país tinha uma população insuficiente para atender essa necessidade. Foi então que as lavouras exigiram o uso da mão de obra dos indígenas ou dos africanos. As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto. Em ambos os casos, querendo lucrar ao máximo, os portugueses utilizaram a mão de obra desses dois grupos humanos por meio do trabalho escravo. Plantation é o sistema de exploração colonial utilizado entre os séculos XV e XIX principalmente nas colônias europeias da América. Ele consiste em quatro características principais: grandes latifúndios, monocultura, trabalho escravo e exportação para a metrópole.
Na organização das lavouras, os donos das fazendas instalavam suas casas nas regiões mais elevadas do terreno. Chamada de “casa grande”, a residência do senhor das terras ficava na parte mais alta por razões estratégicas. Fixando-se nessas regiões poderiam fiscalizar as atividades na lavoura e, ao mesmo tempo, se antecipar a uma possível revolta dos escravos.
Os escravos, por sua vez, ficavam na chamada senzala. Nesse lugar se amontoavam e tinham quase nenhum conforto na hora de descansarem após longas horas de trabalho. O serviço dos escravos era tão intenso que, raramente, um escravo chegava a ultrapassar a casa dos quarenta anos de idade. De tal forma, podemos notar que as lavouras eram sustentadas por uma rotina de trabalho bastante abusiva.
Em algumas lavouras de cana havia o engenho, lugar em que a cana-de-açúcar era transformada em açúcar. Nem todos os donos de terra possuíam engenho, pois a sua manutenção e construção exigia um grande investimento. Dentro do engenho havia três instalações: a moenda, onde era extraído o caldo da cana; a caldeira, onde o caldo era fervido e se transformava em melaço; e a casa de purgar, lugar em que o melaço virava açúcar.
Durante e após a colonização do Brasil, a plantação de cana-de-açúcar foi uma das mais importantes atividades econômicas do país. Apesar dos vários momentos de crise e instabilidade, o açúcar sempre teve grande importância em nossa economia. Atualmente, a cana-de-açúcar também é utilizada para a produção de combustíveis e outros produtos de grande importância em nossa economia.
 
- Após a realização do texto fazer uma breve reflexão sobre as mudanças que ocorreram durante o tempo, fazendo com que os alunos exponham suas ideias, para todos os demais colegas.
- Em seguida escreva no quadro atividades:
Apesar do lucro com o pau-brasil, os portugueses, exploravam outro tipo de riquezas mais lucrativas. Qual seria? E por qual razão, eles resolveram plantar este tipo de gênero agrícola em terras brasileiras?
O que significa o sistema Plantation?
As primeiras lavouras de cana-de-açúcar apareceram nas regiões? E aonde se desenvolveram com destaque?
Qual era o destino do açúcar brasileiro?
Dentro dos engenhos havia três instalações em que a cana-de-açúcar era transformada em açúcar. Quais seriam?
Atualmente a cana-de-açúcar é utilizada para que?
- A professora pede que os alunos respondam as questões passadas no quadro, e após que todos realizarem ela faz a correção. 
- Para terminar a aula a professora faz uma reflexão sobre os meios de produção.
 6. RECURSOS:
Folha xerocada e quadro negro.
REFERÊNCIAS:
http://escolakids.uol.com.br/as-primeiras-lavouras-de-cana-de-acucar-do-brasil.htm
AVALIAÇÃO:
Será avaliada a participação nas atividades propostas em aula, atenção, leitura, compreensão e oralidade.

Continue navegando