Buscar

PSIC.DESENV.APREND.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PSIC.DESENV.APREND. 
		1.
		Jean Piaget e Sigmund Freud foram importantes autores na área da psicologia, que contribuíram para o seu desenvolvimento enquanto ciência. Nos seus estudos, Jean Piaget propôs que o ser humano passa por diferentes fases desde o seu nascimento, e as nomeou de sensório motor, pré-operatório, operatório concreto, e operatório formal. Sigmund Freud também estabeleceu um conjunto de fases pela qual o ser humano passa desde seu nascimento, que denominou de fases oral, anal, fálica, e genital. Apesar das importantes diferenças conceituais e teóricas na obra desses dois autores, pode-se considerar que um ponto em comum de ambas é:
	
	
	
	 
	Ambos os estudos tratam-se de teorias acerca do desenvolvimento humano.
	
	
	O período sensório motor proposto por Piaget acontece entre o nascimento e os 2 anos de idade, assim como a fase fálica proposta por Freud.
	
	
	A fase chamada por Piaget de pré-operatório pode ser comparada à fase genital proposta por Freud na medida em que ambas abordam questões da aprendizagem cognitiva de pré-escolares.
	
	
	Piaget inspirou-se na obra de Freud para formular sua teoria, que tem muita influência deste autor, na medida em que propõe, assim como Freud, as fases do desenvolvimento psicossexual para a formação da personalidade.
	
	
	Nenhuma das alternativas acima
	
	
	
		
	
		2.
		Segundo Rappaport (1981), em se tratando de Psicologia do Desenvolvimento, pode-se considerar:
I- Representa uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo.
II- A Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina básica dentro da Psicologia, pois nos permite conhecer e trabalhar tanto as crianças como com os adolescentes e adultos.
III- O Psicólogo do desenvolvimento profilaticamente pode atuar junto às instituições da comunidade (família, escola, etc.), procurando criar condições para que as crianças possam ter um desenvolvimento saudável.
	
	
	
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	
	Apenas alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Apenas alternativas II e III estão corretas.
	
	 
	Alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	Apenas alternativas I e III estão corretas.
	
	
	
		
	
		3.
		(FCC - 2009 - TJ-AP - Analista Judiciário - Psicologia) No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo,No modelo piagetiano de desenvolvimento cognitivo, a criança em idade escolar entre 7 a 12 anos apresenta um declínio do egocentrismo intelectual e um crescente incremento do pensamento lógico, encontrando-se no período:
	
	
	
	 
	das operações concretas
	
	 
	das operações formais.
	
	
	sensoriomotor
	
	
	pré-operacional
	
	
	das operações formais
	
	
	
		
	
		4.
		(Prefeitura de Cedro de São João/SE, 2012) Considere os itens abaixo sobre o campo da Psicologia do Desenvolvimento e marque a alternativa correta.
I. Os estudos sobre o desenvolvimento, com freqüência, assumem caráter longitudinal e podem focalizar desde questões relativas à origem do comportamento e ao conhecimento de funções básicas, como a linguagem e o pensamento, até a compreensão de ocorrências outras ao longo do ciclo vital dos indivíduos, desde o nascimento até a morte. 
II. Para Vygotski, os processos representacionais são ligados fortemente aos contextos culturais e sociais onde ocorrem. ]
III. Dentre as temáticas clássicas de pesquisa nesse campo estão as interações parentais, o brincar e as interfaces entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):
	
	
	
	 
	I, II, III.
	
	
	II e III, apenas;
	
	
	I e III, apenas;
	
	
	II, apenas;
	
	
	I, apenas;
	
	
	
		
	
		5.
		(VUNESP) Leia o seguinte texto e, em seguida, responda à questão: " (...) Piaget não acreditava, de forma alguma, que o processo de desenvolvimento estava determinado por condições internas a priori, como entendem alguns de seus críticos. Para ele, o processo de desenvolvimento é único para cada indivíduo, dependendo das condições de interação do indivíduo com o seu meio, resultando, daí, um processo de construção de suas estruturas cognitivas, o qual obedece um ritmo próprio, único. (Eurilda D. Roman e Vivian E. Steyer. A criança de 0 a 6 anos e a educação infantil: um retrato multifacetado. CAnoas (RS). Ed Ulbra, 2001, p.49.)
	
	
	
	 
	epistemologia genética.
	
	
	modelo epistemológico empirista.
	
	
	behaviorismo
	
	 
	pedagogia histórico-crítica.
	
	
	tendência progressista libertária.
	
	
	
		
	
		6.
		____________________ Influenciado pelo fisiologismo, é uma importante corrente da psicologia que baseou seus estudos no processo perceptivo. Para os psicólogos dessa linha teórica, para compreender um assunto nós percebemos o todo, e quando não temos elementos suficiente para a compreensão buscamos elementos de nossa própria consciência. Marque a opção que completa a frase abaixo:
	
	
	
	
	A psicologia
	
	
	A psicanálise
	
	 
	O behaviorismo
	
	
	O freudismo
	
	 
	O gestaltismo
	
	
	
		
	
		7.
		Piaget propôs uma grande mudança no pensamento da criança por volta dos 6 anos, quando ¿operações¿ poderosas, como a reversibilidade, a adição ou a classificação múltipla são entendidas. Isso porque ela encontra-se no estágio cognitivo conhecido como:
	
	
	
	 
	Operatório Racional
	
	
	Pre-operatório
	
	 
	Operatório Concreto
	
	
	Operatório formal
	
	
	Operatório Intelectual
	
	
	
		
	
		8.
		De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (2008), o estudo do desenvolvimento humano seria uma condição para tentar responder o porquê das condutas do bebê, da criança, do adolescente, do jovem, do adulto e dos idosos, pois é um processo contínuo e ininterrupto em que os aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se interconectam. Marque a alternativa abaixo referente, as duas principais estruturas observadas na psicologia do desenvolvimento.
	
	
	
	
	Desenvolvimento dos Membros Superiores e Crescimento Orgânico.
	
	
	Crescimento Orgânico e Desenvolvimento Social.
	
	 
	Desenvolvimento Mental e Crescimento Orgânico.
	
	
	Crescimento dos Membros Superiores e Desenvolvimento da Marcha.
	
	 
	Desenvolvimento Orgânico e Crescimento Cefálico.

Outros materiais