Buscar

3 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
A educação física não é vista com bons olhos pela sociedade em geral, devido a isso ela vem se transformando para atender a demanda do mercado. Para atender as exigências do mercado de trabalho se deu a necessidade de separar o curso de educação física em licenciatura e bacharel, onde o licenciado irá atuar no contexto escola e o bacharel será o profissional que irá atuar na área da saúde. (MENDES, 2010)
Com a criação do Bacharelado em algumas instituições, houve uma reformulação nos currículos dos cursos de preparação profissional em Educação Física, havendo a diferenciação e a separação do Licenciado (professor) do Bacharel (profissional), visando atender, do ponto de vista profissional, às necessidades do mercado e da sociedade, ou seja, professores ligados à Educação Física escolar e profissionais ligados a programas de atividade física no atendimento de diferentes necessidades da população. A criação dos cursos de Bacharelado veio atender a um novo perfil de profissional que não está ligado ao ensino regular, mas a uma nova e crescente fatia do mercado constituído por clubes, academias, empresas, condomínios, personal trainners, onde a atuação é direcionada não mais somente em executar habilidades, mas em saber como e porque executar. (NASCIMENTO; et al, 2007)
Os cursos de licenciatura em educação física possuía um currículo que formava profissionais despreparados e descapacitados para atuação na área escolar, onde os professores não compreendiam como funcionava o processo de escolarização, e não utilizavam os métodos necessários que valorizasse os movimentos e a integração dos alunos. Ainda falta os cursos de formação investirem mais no comprometimento do professor de educação física com processo educacional, pois muitos ainda visam as habilidades esportivas e deixam de lado o desenvolvimento e crescimento dos alunos.
Para Melo (2008) muitos professores ainda conseguem se destacar mostrando a importância da educação física escolar, que a mesma vai além de apenas joguinhos, tais profissionais mostram comprometimento com o desenvolvimento de seus alunos, sempre estudando e buscando novas técnicas, onde reconquista o valor perante a sociedade. 
A formação contínua do professor nos parece requerer a partilha dos conjuntos de saberes do espaço educacional que lhe permita colocar-se na busca constante de conhecimentos que o capacite para a organização de atividades orientadoras de aprendizagem significativas para alunos e que, em última instância, concretiza o projeto educativo da escola. (COSTA, 2013)
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Antigamente os cursos de educação física licenciatura priorizavam formar profissionais que eram meros repetidores de habilidades motoras, tinham habilidade para demonstrar e ensinar os movimentos, hoje o profissional mais capacitado em sua função deve principalmente saber fundamentar cientificamente, explicar os movimentos, além de demonstra-lo. Sendo importante que o curso de formação tenha em sua grade curricular matérias validas e importantes que proporcionem a capacitação exigida hoje.
	A experiência pratica é muito importante no curso de educação física, porem o conhecimento cientifico e a transmissão deste passou a ter mais relevância nos cursos de formação, pois a experiência pratica o acadêmico pode adquirir ao longo do tempo durante sua carreira de trabalho, onde através de sua atuação profissional o mesmo terá relação com público tendo que transmitir o máximo de conhecimento adquirido.
 	A disciplina de educação física sofre um certo preconceito devido alguns profissionais que estão no mercado de trabalho sem uma capacitação adequada, são leigos, levam apenas vivencias práticas, utilizam de imaginação e mera repetição de movimentos sem uma fundamentação. Muitos destes profissionais também dão evidencia há algumas modalidades, utilizando de treinamento e competição no espaço escolar.
A formação do professor de educação física deve contribuir com a mudança cultural da escola, valorizando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, emocional, pessoal, dentre outros desenvolvimento de nossos alunos. Está muito confuso o trabalho do professor educação física licenciatura e bacharel, os professores devem dar mais ênfase no ensinar, participar, desenvolver habilidades e o gosto pela pratica de atividade física e não trabalhar somente com treinamento e competição dando ênfase somente em algumas modalidades.
	A divisão da educação física licenciatura e bacharel veio pra reformular o currículo, buscando a regulamentação e reconhecimento perante a sociedade. Através desta divisão foi separado a formação profissional dos que irão atuar no contexto escolar e os que vão atuar fora do contexto escolar.
	Cabe a nós acadêmicos de educação física licenciatura ir a busca do reconhecimento desta formação acadêmica que é de suma importância no contexto escolar, onde desenvolvemos em nosso alunos habilidades motoras, conhecimento corporal, trabalho em equipe, competências pessoais e profissionais, além de estimular a pratica regular de atividade física. Para tal reconhecimento devemos lutar por cursos de formação capazes de formar profissionais capacitados para tal função.

Outros materiais