Buscar

FUNDAMENTOS DE DIREITO DO TRABAL. E PREVIDENCIÁRIO aula 08

Prévia do material em texto

Ref.: 201506450033
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A administração teve origem no ano 5 A.C. na Suméria e teve continuidade no Egito, na China , em Roma e outras civilizações e impérios medievais até chegar aos tempos modernos. Na evolução histórica das organizações, duas instituições se destacam. Qual das alternativas abaixo está correta?
		
	 
	As cooperativas e associações de bairro
	
	As sociedades anônimas e os clubes de futebol
	
	As ONGs e os condomínios
	
	As associações e fundações
	 
	A igreja Católica e as Organizações Militares
	
	 
	Ref.: 201506449881
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Consoante previsão expressa, relativamente ao financiamento e custeio da seguridade social, na Constituição da República; é VERDADEIRO afirmar que:
		
	
	As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social integrarão o orçamento da União, ressalvadas as relativas às contribuições pagas por suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, que constarão dos respectivos orçamentos.
	
	Os recursos provenientes das contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários podem ser utilizadas para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social, ressalvadas hipóteses previstas em lei.
	
	As contribuições destinadas ao financiamento da seguridade social, previstas na Constituição, só poderão ser exigidas após decorridos, no mínimo, noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, embora não no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada referida lei.
	 
	A União poderá instituir, mediante lei complementar, outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, além das previstas na Constituição da República, desde que sejam não-cumulativas, e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos impostos discriminados no texto constitucional.
	 
	A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social, assistência social e educação, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.
	
	 
	Ref.: 201506449877
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No que tange o financiamento da seguridade social, na Constituição da República é VERDADEIRO afirmar que:
		
	
	A lei definirá os critérios de transferência de recursos para o Sistema Único de Saúde e ações de assistência social da União para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e dos Estados para os Municípios, dispensada a respectiva contrapartida de recursos.
	
	As contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social só poderão ser exigidas no exercício financeiro seguinte àquele em que haja sido publicada a lei que as instituiu ou aumentou, desde que decorridos noventa dias da data da publicação da lei.
	 
	As contribuições sociais do empregador e da empresa incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício, poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.
	
	A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições sociais sobre a receita de concursos de prognósticos e as do importador de bens ou serviços do exterior serão não-cumulativas.
	
	A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social não poderá contratar com o Poder Público, mas dele poderá receber incentivos fiscais ou creditícios, com vistas à sua recuperação financeira, nas hipóteses previstas em lei.
	
	 
	Ref.: 201506449898
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação às contribuições previdenciárias devidas pelos contribuintes da Previdência Social, é correto afirmar que:
		
	
	presume-se o recolhimento das contribuições do trabalhador eventual.
	 
	presume-se o recolhimento das contribuições do empregado.
	
	o segurado especial está dispensado de recolhê-las.
	
	o empregado doméstico deve recolher sua contribuição até o dia 11 de cada mês.
	
	o prazo de vencimento da contribuição das empresas é no dia 28 de cada mês.
	
	 
	Ref.: 201506449909
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Tendo em vista os princípios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos do texto da Constituição Federal e da legislação de custeio previdenciária, assinale a opção incorreta.
		
	 
	Irredutibilidade do valor dos benefícios e serviços.
	
	Diversidade da base de financiamento.
	
	Equidade na forma de participação no custeio.
	
	Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
	
	Universalidade da cobertura e do atendimento.
	
	 
	Ref.: 201506449912
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Constituição Federal de 1988 deu novo tratamento à Previdência Social no Brasil em relação às constituições pretéritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Título da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional à medida que:
		
	
	a Previdência Social é vista como um direito social independente e não relacionado à Assistência Social.
	
	a Previdência Social é vista como um subsistema da Saúde.
	 
	a Previdência Social é vista como um serviço a ser prestado de forma integrada com a Assistência Social e a Saúde.
	
	Saúde e Assistência Social são direitos sociais organizados da mesma maneira e com a mesma finalidade.
	
	Assistência Social e Previdência Social são conceitos jurídicos idênticos.
	
	 
	Ref.: 201506449417
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Analise a seguinte assertiva: "Deve-se cobrar mais contribuição de quem tem maior capacidade de pagamento para que se possa beneficiar os que não possuem as mesmas condições". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito Previdenciário denominado:
		
	 
	Universalidade da cobertura e do atendimento.
	 
	Equidade na forma de participação no custeio.
	
	Diversidade da base de financiamento.
	
	Irredutibilidade do valor dos benefícios.
	
	Doméstico.
	
	 
	Ref.: 201506449603
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Quanto aos princípios constitucionais da Seguridade Social, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	O princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios, é consagrada na CF/1988 como objetivo da Seguridade Social. Pode ser real ou nominal. Enquanto a primeira significa a preservação do poder aquisitivo do benefício, a segunda é a simples manutenção do valor nominal;
	
	4. O Princípio da Seletividade e da Distributividade na Prestação de Benefícios e Serviços é a manifestação em matéria de Seguridade Social do denominado Princípio da Reserva do Possível, pelo qual, tendo em vista que o Estado não tem capacidade financeira ilimitada para o desempenho de suas funções, em especial o atendimento das demandas sociais, limitam-se as hipóteses e as formas de prestação de serviços públicos;
	 
	Todas as alternativas estão incorretas;
	
	O princípio da seletividade é o princípio norteador do qual a seguridade social se baseia para que sejam realizadas as contribuições para os segurados do INSS de forma correta sem que ocorram erros nos pagamentos dos benefícios;
	
	A universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentese domiciliados no território nacional - brasileiros e estrangeiros ¿ devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes