Buscar

AD2 Educação e Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância 2 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Disciplina: Educação e Trabalho.
Aluna: – Matrícula: 
Pólo: Magé.
1ª Questão: A partir do texto de POKMAN (descrito na aula 5, texto 4) faça um pequeno resumo da experiência de inclusão social apresentada pelo autor e opine quanto a sua eficácia.
O texto de Pokman aborda uma estratégia paulistana de inclusão social que se baseia em um novo padrão de política pública que combina educação e trabalho associados à perspectiva de emancipação política, social e econômica da população excluída. Tal estratégia envolve nove programas sociais, que consistem em três eixos-chave: a redistribuição de renda, a emancipação social, política e econômica e o apoio ao desenvolvimento local. 
A fim de realizar a redistribuição de renda no interior das famílias de pobreza extrema, foram criados programas que permitem que cidadãos tenham acesso à educação com formação para o trabalho. Tais programas são: Programa Renda Familiar Mínima, Programa Bolsa Trabalho, Bolsa Trabalho Cursinho, Bolsa Trabalho Estágio e Bolsa Trabalho Emprego. Já para os desempregados também existe o Operação Trabalho, que busca a reinserção dos cidadãos aos postos de trabalho, unido ao Programa Começar de Novo, que possui a mesma finalidade, mas destina-se a uma faixa etária igual ou superior a 40 anos. Há também uma ramificação deste programa chamado Começar de Novo Emprego, que envolve a formação no local de trabalho. Uma vez ingressado nos programas redistributivos, todo beneficiário acessa simultaneamente o segundo eixo programático da estratégia de inclusão social. Algo muito interessante a respeito do programa Operação Trabalho trata-se do oferecimento do benefício de renda para quem participa de atividades de formação teórica e aprendizagem prática, assim como o custeio do vale-transporte associado à qualificação para a procura ativa por trabalho.
No caso das famílias do programa Renda Familiar Mínima, busca-se difundir conhecimentos básicos (alfabetização, economia doméstica e orçamentária, saúde e higiene, entre outros), ao passo que para os beneficiários dos demais programas redistributivos existe a possibilidade da escolha de formação específica. No caso dos módulos específicos, nota-se que eles compreendem o período de 4 a 10 meses, possíveis nas áreas de aprendizagem em empreendedorismo coletivo e individual (programa Oportunidade Solidária), em capacitação profissional para o trabalho assalariado ou autônomo (programa Capacitação Ocupacional e de Aprendizagem em Atividades de Utilidade Coletiva) e em atividades comunitárias. 
Cabe ainda ao Poder Público municipal procurar incorporar na agenda governamental a gestão das propostas definidas especialmente pelos fóruns locais. Diante de uma ampla cobertura social, bem como de toda sua complexidade referente à estratégia de inclusão social, que entre 2001 e 2004 atingiu quase 20% da população paulistana, houve sempre uma forte ênfase na gestão de informação, monitoramento e avaliação. Tudo se iniciou com a construção da Secretaria do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade (SDTS) voltada para projetos e articulação institucional, com ações orientadas pela metodologia de intervenção na realidade contida no atlas da exclusão social para os 96 distritos administrativos do Município de São Paulo. Da mesma forma, a adoção de um cadastramento multiuso permitiu o avanço de dispor de um amplo banco de dados, suficiente para integrar os programas de garantia de renda do Município de São Paulo, do Estado de São Paulo (Renda Cidadã) e do governo federal.
Em suma, através das iniciativas acima descritas, foi possível constatar a diminuição na taxa de homicídio do Município de São Paulo, sobretudo no conjunto dos distritos administrativos atendidos por maior tempo pelos programas sociais e trabalhistas, como também verificou-se uma queda tanto na evasão escolar, como na reprovação, com simultânea elevação na taxa de aprovação escolar. Isso foi mais intenso em regiões atendidas pelos programas sociais. 
Diante disso, pode-se constatar que as estratégias utilizadas foram muito eficazes, pois não focaram no mero assistencialismo evidenciado em tantas campanhas e programas federais existentes – Bolsa família, por exemplo. Não criou-se uma dependência de ajuda financeira, mas houve uma preocupação real em criar oportunidades de acesso à educação e ao trabalho. Uma verdadeira parceria com o cidadão foi desenvolvida, para que este pudesse se tornar protagonista de sua história e sujeito ativo de sua transformação, realmente empodeirado e capacitado a avançar os estágios necessários à sua emancipação na sociedade. A estratégia adotada de realizar parceria com o setor produtivo também foi muito inteligente, já que assegurou ao cidadão atendido pelos programas uma oportunidade de emprego. 
2ª Questão: A partir do texto de SEGNINI (aula 6, texto 5) apresente o que você entende por “precarização do trabalho”.
Através do texto de SEGNINI, compreendi que a precarização do trabalho está ligada à desqualificação nas relações de contrato trabalhista. Quando não há proteção e o amparo da legislação sobre o trabalhador, ocorre a precarização. Com o alto percentual de desempregos no país, aqueles que possuem um grau maior de instrução (como curso superior completo), não encontram-se em vantagem em relação a quem cursou até o oitavo ano, por exemplo. Ter uma boa formação acadêmica não garante mais a inserção no mercado de trabalho. Segundo o texto, o próprio crescimento econômico está colaborando para que isso aconteça. 
SEGNINI também acrescenta que as mulheres foram pioneiras em ocupar cargos mais precários e informais e ainda hoje isso ocorre, ainda que as mulheres apresentem maior escolaridade que os homens, por exemplo. Enquanto as políticas governamentais continuarem enxergando o trabalhador como apenas uma força de trabalho, com foco exclusivo na produtividade, a situação atual dos trabalhadores não irá se reverter.

Outros materiais