Buscar

Avaliando aprendizado Jurisdição Constitucional ativ 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliando – Jurisdição Constitucional– ativ. 3
	1a Questão (Ref.: 201102923250)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Não é cabível a impugnação pela via da Ação Direta de Inconstitucionalidade de:
	
	Resoluções do Senado
	
	Decretos autônomos
	 
	Normas pré-constitucionais – Ainda não entraram em vigor – somente por meio de MS Deputado Federal pode arguir – Controle Preventivo 
	 
	Leis distritais
	
	Medidas provisórias
	 2a Questão (Ref.: 201103090733)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	De acordo com entendimento consolidado do STF e da doutrina, qual, dentre os órgãos e entidades listados abaixo, NÃO precisa demonstrar pertinência temática como condição para ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade?
	
	Mesa de Assembleia Legislativa ou Câmara Legislativa (DF).
	 
	Conselho Federal da OAB.
	
	Entidade de Classe de âmbito nacional.
	
	Confederação Sindical.
	 3a Questão (Ref.: 201102500596)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação ao STF e ao controle de constitucionalidade das leis, assinale a opção correta.
	 
	O STF poderá, depois de reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública. – NÃO atinge o Poder Legiferante do Poder Legislativo. 
	
	No sistema constitucional brasileiro, não/ERRADO cabe ao juiz a declaração de inconstitucionalidade de lei, que é da competência exclusiva/ERRADO dos tribunais.
	
	Ao julgar apelação interposta com fundamento na inconstitucionalidade de lei, a turma do tribunal pode declarar a inconstitucionalidade desta e afastar/ERRADO a sua incidência no caso concreto.
	
	O controle incidental/ERRADO é a prerrogativa do STF de declarar, em abstrato e com efeito erga omnes, a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.
	 4a Questão (Ref.: 201103090730)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	1) Observe as afirmativas a seguir e depois responda: Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. (BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, art. 226, § 3.º.) É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família. (BRASIL. Código Civil. Lei n.º 10.406, de 10/01/2002, art. 1.723.) Pelo que dou ao art. 1.723 do Código Civil interpretação conforme a Constituição, para dele excluir qualquer significado que impeça o reconhecimento da união contínua, pública e duradoura entre pessoas do mesmo sexo como ¿entidade familiar¿, entendida esta como sinônimo perfeito de ¿família¿. Reconhecimento que é de ser feito segundo as mesmas regras e com as mesmas consequências da união estável heteroafetiva. (BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI n.º 4.277, Revista Trimestral de Jurisprudência, v. 219, jan./mar. 2012, p. 240.) Considerando os textos apresentados acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
I. No plano jurídico, inclusive no que concerne a processos judiciais de natureza cível, ganhou força a interpretação de que deve ser reconhecida a união estável entre pessoas do mesmo sexo, em razão da decisão proferida na ADI n.º 4.277. 
PORQUE 
II. O Supremo Tribunal Federal é o intérprete máximo da Constituição Federal, por exercer o controle de constitucionalidade, o que ocorre, entre outras hipóteses, quando julga uma ação direta de inconstitucionalidade. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	 
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	 5a Questão (Ref.: 201102936089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/107.º) Quando da promulgação de uma nova Constituição, diz-se que a legislação ordinária compatível perde o suporte de validade da Constituição antiga, mas continua válida pela teoria:
	
	d) do poder constituinte subordinado.
	
	b) da desconstitucionalização;
	
	a) da repristinação;
	 
	c) da recepção;

Outros materiais