Buscar

Análise do clipe forum II de didática (1) (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

► Análise do clipe 
 Entende-se que o vídeo clipe é uma crítica a aquele sistema educacional da época, que no caso era muito rigoroso, sem respeito e que tirava a “liberdade de expressão” do aluno que não tinham seus direitos, sendo muita das vezes injustiçados, ou até humilhados, tratando os como apenas um” outro tijolo na parede” apelando por mudança e revolução, naquele sistema falho de educação da época
 A música é uma crítica que transformava o aluno em mercadoria. Todos tinham de pensar da mesma forma e a escola moldava tais pensamentos para que não houvesse nenhum” rebelde” ali no meio. O aluno não era instigado a pensar e nem mesmo ensinavam a base da famosa descoberta, as crianças eram todas educadas igualmente, dentro de um molde imposto pelos educadores.
 Tomando como referência as ideias de Furlani (1997), Santos (1999), Freire (1996),
Castiello (1958) e outros teóricos que refletem sobre relações humanas na escola, analisaremos, na letra Another Brick in the Wall, da banda Pink Floyd, a representação das relações de poder nas atitudes de um professor ortodoxo, ditador, hostil e sarcástico e a reação dos alunos que têm consciência de sua cidadania e fazem valer os direitos humanos. Enfocaremos a questão de respeito ao cidadão pelo reconhecimento de seus méritos e a imposição da autoridade por hierarquização social. 
 É a velha forma tradicional do poder: um, dois, três; vou ver! Não pensar, apenas cumprir as ordens! 
Cursista: Gisele Machado

Outros materiais