Buscar

psicologia e cotidiano

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Madson Lima de Oliveira
Disciplina: Introdução a Psicologia
Curso: Neuropsicologia
 PSICOLOGIA E COTIDIANO
A psicologia está em tudo. Muitos observam seu conceito tão-somente como uma ciência do comportamento observável, mas há muito mais por trás desse discurso. São, pois, diversas áreas de atuação do psicólogo. No entanto, para entendermos melhor sua inserção no cotidiano, também temos de pensar no princípio das coisas. A psique, de forma filosófica, representa o estudo da ‘alma’. Por alma, portanto, podemos pensar em personalidades, estruturas físicas e sociais, tudo o que envolve a humanidade. Dito isso, os conceitos acabam se tornando ainda mais amplos e interessantes.
Pois bem, qual o papel da psicologia no dia-a-dia? Quais suas funções? Os psicólogos, por sua vez, atuam em muitos âmbitos como empresas, laboratórios, universidades, espaços públicos entre outros contextos. E, com suas especificidades, podem ajudar a sociedade, até porque, por meio de métodos científicos, eles vão além do senso comum, então contribuindo para a compreensão da vida em suas várias esferas, sejam estas biológicas, sociais ou comportamentais. 
Afinal de contas, pensando no cotidiano, muitas indagações permeiam nossa existência: como sentimos, aprendemos, percebemos e pensamos sobre o mundo? A psicologia estuda e avalia tudo isso, tendo assim uma visão ampla e crítica sobre aspectos internos e externos dos sujeitos. Por isso, levando em conta a diversidade, há muitas ‘psicologias’, ou melhor, muitos campos de atuação como: psicologia clínica, escolar, aconselhamento, psicologia experimental, evolucionista, cognitiva, neuropsicologia clínica entre outras áreas. Cada qual investigando e trabalhando um campo importante para o desenvolvimento individual e coletivo de todos nós. 
Algumas áreas são novas e mostram que, assim como a sociedade, a psicologia também está sempre passando por transformações. Aliás, o que é psicológico, social ou genético, quais as interações entre esses saberes, qual a participação da psicologia em tudo isso? Desde os primórdios, pois, os intelectuais se perguntam se a verdade está no empirismo ou se já temos alguns conteúdos latentes em nosso cerne. Logo, a psicologia faz parte do cotidiano, das escolhas, dos traços genéticos e das questões sociais, dos problemas de relações até as mais vastas psicopatologias ou transtornos mentais. 
Seja como for, ao analisarmos a árvore genealógica da psicologia, bem como estudado na leitura do capítulo indicado para essa resenha, o fato é que existe uma miríade de campos profissionais para os profissionais dessa ciência. Os psicólogos e psicólogas podem atuar como professores, pesquisadores, além de clínicas, hospitais, centros médicos, empresas, organizações sociais etc. São, como estamos vendo, diversos espaços de atuação que, vale ressaltar, possuem algo em comum: o compromisso em melhorar a vida das pessoas e da sociedade de um modo geral.
Em todo o caso, dentro dos contextos apresentados, faz-se preciso pensar sobre a formação dos psicólogos, analisando essa formação e suas conexões com as coisas cotidianas. A formação dos profissionais de psicologia é uma tarefa longa, sobretudo porque exige bastante estudo, pois trata-se de um âmbito profissional ligado ao cotidiano em todos os seus sentidos. Há muitas carreiras para os diplomados na área, além de inúmeros espaços de trabalho.
Um dado interessante é que a psicologia, como qualquer outra profissão, também esbarra nos moldes da sociedade que vivemos; ou seja: a maioria dos psicólogos são brancos, o que aponta que muita coisa precisa ser refletida, uma vez que a psicologia atua com todos os tipos de crenças, etnias, raças e costumes. Outro fato notório é o avanço das mulheres na psicologia e todo o acréscimo que elas trazem para a psique. No entanto, o ideal seria um equilíbrio entre as partes. No mais, no que tange a avanços, a psicologia está adentrando cada vez mais em muitas esferas da sociedade, então trabalhando muito além do setting terapêutico. 
Aliás, apesar de ir além das questões comportamentais, não podemos olvidar do estudo do comportamento como algo muito relevante para a psicologia. Até porque os comportamentos estão em nosso cotidiano e fazem parte do que fomos, somos e podemos ser. Os psicólogos, com efeito, podem ampliar a visão que temos de homem e mundo, trazendo uma série de perspectivas dentro de nossa realidade. 
Naturalmente, ao pensarmos em nome da ótica do senso comum, a psicologia é mais lembrada por conta de sua atuação clínica. Entretanto, trazendo um maior aprofundamento, essa ciência já expandiu suas fronteiras e segue em permanente mudança. Podemos explanar sobre a psicologia evolucionista, que traz aspectos de Darwin com foco em comportamentos herdados; assim como na Neuropsicologia clínica e sua contribuição ao unir a neurociência com a psicologia clínica. São muitos os saltos que a psicologia vem dando, de forma que ela está mais presente no dia a dia do que possamos imaginar. 
A psicologia também trabalha com pesquisas de vários estilos, então buscando entender questões internas e externas, visando auxiliar a sociedade em assuntos muito importantes para seu desenvolvimento. De toda forma, levando em conta que muitas são suas raízes, bem como uma grande família, a psicologia possui uma série de abordagens e perspectivas em relação ao mundo. A Neurociência analisa o comportamento por meio de fatores biológicos; a Cognitiva foca no que as pessoas pensam e compreendem sobre o mundo; a comportamental valoriza mais os comportamentos observáveis; a humanista acredita no potencial pleno do sujeito, enquanto as abordagens psicodinâmicas falam de um comportamento movido por forças internas e inconscientes. 
Logo, uma vez que pensamos, sentimos, percebemos e vivenciamos coisas, a psicologia é uma das ciências e profissões que mais faz parte do cotidiano. Há, como não poderia ser diferente, muitos debates sobre suas funções e sobre seu papel na sociedade. Compreender os mais variados aspectos da vida, pois, é um desafio sem tamanho, por isso a relevância de uma psicologia ampla, crítica, ética e humana.
Somos, diariamente, bombardeados por uma série de mudanças, transformações, crises, traumas e conflitos que permeiam o existir. E a psicologia estuda e vivencia todos esses pontos, buscando então a práxis. Assim, em meio aos desafios de nossos dias, as contribuições psicológicas são essenciais para nossa evolução geral. 
De resto, visando estreitar ainda mais a relação entre psicologia e cotidiano, e também tendo como base as leituras da disciplina, nota-se que muitas das descobertas da psicologia são usadas por outros profissionais. Algumas atividades, como por exemplo a de assistentes sociais precisam bastante da psicologia para que possam ser profissionais ainda mais competentes, até porque contratempos emocionais e comportamentais existem em todos os ambientes. 
Pois bem, além dos avanços em áreas das neurociências, como comentamos aqui, a psicologia também adentra em muitas esferas sociais, pois há a psicologia transcultural que analisa o funcionamento psicológico de acordo com as culturas, e a psicologia social com seu estudo das relações entre as pessoas e como isso afeta a psique. Vemos, nisso tudo, um arsenal de papéis e funções da psicologia na vida diária e de como sua existência é fundamental, sobretudo nesses tempos líquidos onde a individualidade impera e onde, na maioria dos espaços, não há uma educação de cunho emocional. 
A psicologia, por seu turno, está nas escolas, universidades, empresas, organizações sociais, instituições do governo, nos esportes, no trânsito, na Justiça entre outros campos de atuação que permeiam a existência com todas as suas nuances e dificuldades. 
Enfim, dentre tantos aspectos, não podemos esquecer de um dos principais elos entre as correntes psicológicas e as coisas cotidianas: a família. A psicologia, em quase todas as suas abordagens, aborda a questão familiar, as relações,o contato entre pais e filhos, a relevância da mãe, o desenvolvimento da infância, as fases, os comportamentos, as crenças e ambivalências que vão ‘criando’ a linguagem, os sentidos e as demais funções psicológicas inferiores ou superiores. Sem contar as pesquisas que apontam que, determinadas psicopatologias, são passadas ou possuem uma probabilidade maior de serem adquiridas em pessoas do mesmo seio familiar; e não somente doenças como alguns comportamentos são, muitas vezes, passados de geração em geração. Assim são muitas as possibilidades de se pensar e se fazer psicologia. 
Inclusive, em tempos antigos, a psicologia era discutida na dualidade corpo e alma. Com o tempo, pois, um olhar mais amplo foi surgindo onde corpo e alma eram vistas como uma totalidade. Na verdade tais debates ainda persistem sobre a lógica e o lado emotivo, sobre o que é físico e o que é psíquico. No mais, nos dias atuais, a tecnologia avança e os estudos psicológicos também, trazendo assim uma constelação de contribuições e também de enigmas, coisas estas que ilustram o que é a vida. 
Afinal de contas, nessas implicações todas, o ser é produto do meio ou o inverso? Essas indagações também fazem parte dos estudos dos psicólogos e psicólogas, visando uma ampliação de conhecimentos sobre as grandes profundezas da alma humana.
Psicologia e cotidiano, um caminho de muitos encontros e desencontros, um estudo da vida.

Outros materiais