Buscar

Questão 1 Microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1 (1,5 pontos)
Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações de preços e da renda, as quais são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica.
Suponha que o governo tenha autorizado um reajuste no preço da gasolina de 10%. Tal fato repercutiu diretamente no orçamento das famílias, gerando redução na demanda por gasolina em 15%. Sobre esta situação, responda (cada item valerá 0,5 ponto):
Qual a elasticidade-preço da demanda por gasolina?
Variação percentual na quantidade demandada decorrente da variação percentual no preço do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores, frente a uma variação no preço de um bem ou serviço.
Elasticidade preço da demanda e sempre negativa.
Qual o tipo de elasticidade que a demanda por gasolina representa? Justifique.
Demanda Elástica, Preço Demanda.
Uma variação percentual no preço leva uma variação percentual maior na quantidade demandada. Dada uma variação percentual de 10% no preço, a quantidade demandada varia (em sentido contrário) em 15%. Ou seja, 50% a mais, portanto, a quantidade é bastante sensível à variação do preço.
Qual o impacto dessa medida sobre a receita total dos produtores? E sobre o gasto total dos consumidores com o produto?
A redução percentual da quantidade demanda (15%) e maior que o aumento percentual do preço (10%) , caracterizando a demanda como elástica . Considerando isso e sabendo que RT=PQ em que RT e a receita total , P e o preço e Q e a quantidade de demanda da gasolina .
Quando a demanda é elástica, um aumento de preço leva a uma diminuição proporcionalmente maior da quantidade demandada, portanto a Receita Total diminui. Quando a Elasticidade-preço da demanda é maior que 1, um aumento de preços diminui a receita total e uma queda nos preços aumenta a receita total.
Questão 2 (2,0 pontos)
Leia abaixo um resumo do artigo “Elasticidade-Renda e Elasticidade-Preço da Demanda de Automóveis no Brasil” de autoria de João Alberto Negri:
O desempenho da indústria automobilística brasileira nos anos 90 tem sido influenciado pela liberalização do mercado doméstico. A análise das variáveis preços, vendas e importações de veículos novos no Brasil comprovou que os efeitos da abertura sobre os preços domésticos são mais evidentes a partir de julho de 1993. Além da abertura do mercado, o setor foi influenciado por políticas de incentivos específicas como os acordos das Câmaras Setoriais (1992 e 1993) e o regime automotivo (1996 a 1999). As análises dos impactos dessas políticas e de políticas alternativas sobre o desempenho do setor dependem do tamanho das elasticidades da demanda estimadas. Este trabalho avaliou a elasticidade-renda e a elasticidade-preço da demanda de automóveis no Brasil para os anos 90. Os resultados indicaram a elasticidade-renda entre 1,1 e 1,5; a elasticidade-preço, entre -0,6 e -0,7; a elasticidade cruzada da demanda de automóveis nacionais, em relação ao preço dos carros importados, foi 0,2.
Fonte: http://www.ipea.gov.br
Considerando o resultado apresentado no resumo, referente às elasticidades preço, renda e cruzada da demanda de automóveis nacionais, analise as afirmativas a seguir, classificando-as como VERDADEIRAS ou FALSAS. Justifique suas respostas (cada item vale 0,5 ponto):
Se o preço internacional dos carros aumentar 1%, a demanda de carros produzidos domesticamente aumenta 0,2%.
 Verdadeira 	
Um aumento na renda das famílias leva a um aumento mais que proporcional na demanda por automóveis, indicando ser o automóvel um bem saciado.
 Falso
Uma redução no preço do automóvel levará a uma queda na receita total dos produtores de carros.
 Verdadeira
Os automóveis são bens de demanda elástica.
 Falso 
 	
Questão 3 (1,5 pontos)
A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais enfrenta, neste momento, um déficit nas suas contas e está estudando uma forma de sair do vermelho. Alguns membros do Conselho Gestor da Orquestra argumentam que a melhor opção é diminuir os preços dos ingressos das apresentações, de forma a atrair mais consumidores e, assim, aumentar a sua receita. Já outros defendem um aumento no preço dos ingressos para reduzir o déficit. Com base no seu conhecimento sobre elasticidade, explique como estas medidas opostas poderiam resultar em um aumento da receita.
As duas formas são viáveis na minha opinião .
Se diminuir o valor do ingresso pois atrairia mais consumidores, pois, abriria oportunidades para pessoas de outras classes sociais, com isso arrecadariam mais .
Mas também se aumentassem o valor do ingresso , conseguiriam arrecadar mais também .

Outros materiais