Buscar

APS Pipa II revisado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO 
A escola clássica da administração advém do período da Revolução Industrial onde surgiram as ideias fundamentais da administração. Os principais conceitos da Escola Clássica são o combate ao desperdício, a administração dos processos e eficiência no processo produtivo. O primeiro Clássico tinha como objetivo entender e fazer funcionar os sistemas produtivos que nasceram com a Revolução Industrial. Surgiu inicialmente com bases nas teorias de Henri Fayol, conhecido como o pai da teoria clássica da administração.
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick Winslow Taylor, foi o criador e o principal participante do movimento. Taylor trabalhou entre 1874 e 1878 em uma empresa fabricante de bombas hidráulicas, onde aprendeu o ofício de torneiro mecânico e começou a observar o que considerava a má administração. Trabalhou por 12 anos na empresa Midvale Stell, alcançou o cargo de engenheiro chefe e também notou o problema das operações fabris, tais como: a falta de incentivo e decisões sem embasamento.
A Administração Científica ou Taylorismo tinha um corpo de conhecimento com vida própria e um modo de observação de baixo para cima, e das partes para o todo. Este movimento visualizava o homem econômico, motivado pelas recompensas materiais. O “corpo” principal do movimento se desenvolveu em três grandes momentos, que nós podemos chamar de Fases da Administração Científica: 
Primeira: Taylor lançou The Piece Rate System (Sistema de pagamento por peças). Considerado o primeiro trabalho da administração científica, levava em conta o tempo que um funcionário demorava para completar uma tarefa, sendo possível estabelecer um padrão de pagamento, assim os funcionários se viam forçados a trabalhar para garantir uma remuneração. Desde então conhecido como o estudo sistemático e cientifico do tempo.
Na segunda fase ocorreu o aprimoramento dos métodos de trabalho, chamado o estudo de Shop Management (Administração de operações fabris). O conceito ajudou a administração científica a se tornar um sistema mais abrangente. A padronização de ferramentas e equipamentos, e a fundamentação dos princípios que torneavam a Administração Científica também foram trabalhados nessa fase. 
Terceira fase: Taylor fez recomendações para mudanças nas responsabilidades das empresas. As organizações deveriam ter departamentos de planejamentos separados da produção da fábrica, para ter uma atenção redobrada. 
Além de consolidar os princípios do movimento que resumem os objetivos da Administração Científica, são eles: Princípio de Planejamento – sobrepor a improvisação pela ciência, por métodos baseados em procedimentos científicos; Princípio de Preparo dos Trabalhadores – Preparar a mão de obra cientificamente, treinar, instruir e desenvolver o trabalhador e preparar as maquinas e equipamentos de produção; Princípio de Controle – consiste em fiscalizar para garantir que os trabalhos sejam feitos de acordo com as normas e padrões estabelecidos de acordo com o projeto previsto; Princípio da execução – dividir distintamente a participação de trabalho e de responsabilidade entre a administração e os trabalhadores.
A Administração Científica ou taylorismo como todo estudo sofreu críticas referente a sua abordagem, as principais são: 
O estudo desconsidera o funcionário como um ser emotivo e psicológico, tratando o como apenas um mecanismo do sistema produtivo, passivo e desencorajado de tomar iniciativas;
As funções da empresa começa a ser dividida, o operário para de fazer paço a paço, e começa a fazer determinadas partes do processo, sendo a especialização do operário, diminuindo a satisfação do funcionário que tem uma visão limitada do processo;
A Administração Cientifica estuda o homem como um ser individual e deixa de levar o lado social e humano do trabalhador. Analisando seu desempenho e levando em conta apenas as tarefas executadas na linha de produção;
A Administração Cientifica propõe uma abordagem científica para a administração, no entanto, ela mesma carece de comprovação científica e teve sua formulação baseada na experiência e na observação;
A Administração Cientifica trata da organização como um conjunto isolado sem julgar as influências externas do ambiente.
Taylor foi levado ao congresso, em 1911, para depor sobre a Administração Cientifica, o que resultou em um inquérito que proibia o uso de cronômetros e pagamentos de bônus aos trabalhadores, as demais técnicas foram preservadas. O movimento da administração cientifica, na 1ª Guerra Mundial, apesar das críticas, ganhou novamente a popularidade nos Estados Unidos. 
O modelo de administração de Taylor foi influencia para Henry Ford, que seguiu à risca o modelo e revolucionou a indústria automobilística no século XX, chegando a aumentar o salário de seus funcionários e diminuindo suas jornadas de trabalho, atraindo mão de obra qualificada, diminuindo os gastos e tempo com treinamento de novos funcionários.
 “Quando você paga bem aos seus homens, pode conversar com eles”, Henry Ford. 
 "É difícil encontrar um trabalhador competente que não devote um tempo considerável em analisar a lentidão com que possa trabalhar e, assim mesmo, convencer seu empregador de que está desempenhando em um bom ritmo", Frederick W. Taylor.
Referências:
http://www.portal-administracao.com/2013/12/escola-classica-administracao-cientifica.html Acesso dia: 14/10/2017
http://www.enfoquenet.com.br/administracao-2/principios-da-administracao-cientifica-frederick-w-taylor/. Acesso dia: 14/10/2017
http://www.infoescola.com/administracao_/administracao-cientifica/ Acesso dia: 14/10/2017
Texto do site do Roberto Tomaoka. Acesso dia: 14/10/2017

Outros materiais