Buscar

Estudo de caso gestão do conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ
Engenharia de Produção
Disciplina: Gestão do Conhecimento
Prof. Carlos Neymer Ferreira Nunes
ALESSANDRO AMORIM DE MOURA – 201401181091
ESTUDO DE CASO
Família Venturim: aplicando o Canvas para reposicionar o negócio
Questões para discussão: 
Quais fatores dificultavam a gestão das empresas Família Venturim?
O crescimento aconteceu de forma muito rápida e, entre 2014 e 2015, quando a demanda retraiu, Ana e sua família perceberam que não conheciam os negócios o suficiente para tomar decisões seguras e definir uma estratégia para passar por aquele momento. Eles sempre estiveram muitos envolvidos com o operacional, inclusive produzindo, e por isso tiveram dificuldade em ter uma visão global dos negócios. Aí vieram as perguntas: Quais produtos e serviços tinham melhor margem? Quais perfis de clientes tiveram maior queda no consumo? Como estava o desempenho de cada empresa individualmente? O momento exigia redução de produção e demissão de funcionários? Aumento de preços generalizado seria uma boa opção?
No momento do dilema, foi importante para a Família Venturim já ter participado de outros projetos e ações do Sebrae?
Sim. Após o fortalecimento da marca Família Venturim e ter investido no crescimento, o consumo aumentou de forma desenfreada e a empresa produzia cada vez mais e com isso novos funcionários eram contratados. Daí a necessidade de participar de diversas ações e soluções do Sebrae/ES, especialmente de melhorias em rótulo, embalagem e consumo de energia por meio do Sebraetec. 
Quais poderiam ter sido os efeitos de outras decisões tomadas sem embasamento, como demissão de funcionários, fechamento de empresas ou aumento generalizado de preços?
Seria uma catástrofe total. Tomar decisões sem antes consultar um especialista no assunto. Antes de implementar qualquer grande mudança, a sugestão foi iniciar o que a empresária define como um processo de autoconhecimento dos negócios do grupo. Com isso o Sebrae/ES iniciou com as empresas da Família Venturim um projeto piloto de análise e reposicionamento dos negócios por meio da ferramenta Canvas. Esse projeto fez com que a empresa tomasse outro rumo no crescimento como negócio.
Por que a ferramenta Canvas foi tão adequada para as análises das empresas do grupo?
Porque permitiu ao grupo identificar as principais funções dos negócios e as relações que tinham entre si. A ferramenta, fortemente baseada no pensamento visual, ajudou-os a enxergar os principais fluxos e processos, a organizar as empresas e a refletir sobre o modelo de atuação que vinham oferecendo ao mercado.
A decisão garantiu a sustentabilidade financeira do grupo nos últimos anos e aumentou ainda mais o reconhecimento da Família Venturim como fabricante de massas especiais. Não foi preciso demitir e o grupo de empresas mantém desde 2014 aproximadamente 80 funcionários, o que representa também uma evidência do aumento da produtividade e melhor alocação de recursos humanos. Atualmente, o grupo permanece utilizando a ferramenta Canvas para atualizar os modelos de negócios e produzir análises estratégicas da atuação.

Outros materiais