Buscar

PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

Prévia do material em texto

Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
CURSO DE 
EDUCAÇÃO FÍSICA
A 
Inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de educação física
 nas Series Finais do Ensino Fundamental
:
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Guarabira
2017
A 
Inclusão de alunos portadores de necessidades especiais nas aulas de educação física
 nas Series Finais do Ensino Fundamental
:
PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Projeto
 
de Ensino 
apresentado
 à 
Unopar
, como requisito parcial 
à 
conclusão
 do Curso d
e
 
Educação Física
.
Orientadores
: Prof
º. Glauco Fernando Gewehr Mondardo; Profª. Julienne de Lucena Souto Marinho.
Guarabira
2017
SOBRINHO, Abelardo Julião da Cunha Mariano. A Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Física nas Series Finais do Ensino Fundamental: Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física. 2017. 12 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Guarabira, 2017.
RESUMO
Na pesquisa, procuramos identificar as possibilidades e limitações que os professores têm de incluir alunos especiais nas aulas de educação física e consequentemente o que eles fazem ou fariam em termo de procedimento didático-pedagógicos, para incluir esses alunos em suas aulas, pois a ele cabe fazer uso de estratégias adequadas, para que o objetivo de promover a inclusão desses alunos seja alcançado. Ao realizarmos esse trabalho, observamos que é necessário aos educadores na área de educação física, ter uma visão mais ampla em relação ao tema inclusão, bem como aperfeiçoar suas práticas pedagógicas, para quando se deparem com situações em que aconteça o problema da inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
Palavras-chave: Educação Física. Inclusão. Portadores de Necessidades Especiais.
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	4
1.1	TEMA DO PROJETO	5
1.2	JUSTIFICATIVA	6
1.3	SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA	6
1.4	PROBLEMATIZAÇÃO	6
1.5	OBJETIVOS	7
2	REVISÃO DE LITERATURA	7
3	DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)	9
4	TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA	10
5	CONSIDERAÇÕES FINAIS	10
6	REFERÊNCIAS	11
INTRODUÇÃO
Atualmente, fala-se com frequência em inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), tendo este assunto, uma maior abordagem pelos meios de comunicação, como jornais, revistas, livros, rádios, televisão, entre outros. Esta preocupação em relacionar o direito à inclusão na saúde, educação e cidadania, levantou várias reflexões sobre esse processo de inclusão, o qual é questionável na prática.
Quando se fala em inclusão, criam-se algumas controvérsias em relação aos professores, pais, alunos, e a comunidade em geral, pois a maioria ou quase toda a população não se encontra preparada para trabalhar com a questão da inclusão, Mantoan (2003) nos cita que professores consideram-se incompetentes para lidar com as diferenças, especialmente em atender os alunos com deficiência, e pais de alunos “não deficientes” também acham que as escolas vão baixar a qualidade de ensino se receber esses novos alunos.
Segundo Soler (2005) a escola deve se preparar para receber todas as diferenças, e perceber que cada ser humano é único, e é por isso nos tornamos pessoas especiais. Sendo tarefa do professor de Educação Física compatibilizar os interesses do grupo com aqueles que apresentem NEE, atendendo as características individuais de cada um.
As pessoas portadoras de necessidades especiais são capazes de se integrar na sociedade, participando e convivendo com seus amigos e familiares com independência, porém essa integração deve ser desenvolvida desde cedo, por meio de oportunidades educacionais, terapêuticas e sociais.
Incluir crianças com necessidades educativas especiais nas escolas regulares é um direito humano, com imenso poder de transformação, não se limitando apenas ao cumprimento e a aplicação da lei.
Crianças com necessidades especiais possuem as mesmas necessidades que as crianças que não apresentam qualquer deficiência, porém as que possuem suas diferenças e limitações apresentam um potencial que necessita ser desenvolvido na convivência social.
Essas crianças com necessidades especiais têm o direito de conviver com as demais crianças, pois elas são capazes de desenvolver-se não da mesma forma, mas sim num processo mais lento e duradouro, tornando-as capazes de conversar, expressar-se e dar opiniões. Muitas vezes nas aulas de Educação Física esses momentos tornam-se muito importantes e oportunos para que isso aconteça de forma lúdica. 
Neste sentido apresentamos o tema do estudo: A Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Física nas Series Finais do Ensino Fundamental.
 Como objetivo geral: compreender possibilidades de trato com o conhecimento sobre a importância de se praticar atividades físicas em crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de educação física; E como objetivos específicos: Conhecer como é feita a inclusão, de aluno portador de necessidades especiais, utilizando as informação e comunicação dentro e fora do ambiente escolar, em especial nas aulas de educação física; Identificar como se dá o processo de desenvolvimento físico e cognitivo de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de educação física; Analisar as relações e integração entre portadores de necessidades especiais e alunos conhecido como normais em especial nas aulas de educação física do ensino fundamental.
Este trabalho está estruturado da seguinte forma: Introdução; Tema do Projeto; Justificativa; Série/Ano para qual o projeto se destina; problematização; Objetivos; Revisão Literária, Desenvolvimento (metodologia); Tempo para Realização do Projeto-Cronograma, Considerações Finais e Referencias. 
TEMA DO PROJETO 
O tema escolhido foi A Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Física nas Series Finais do Ensino Fundamental.
A inclusão escolar é uma situação atual, muito diferente das concepções históricas acerca das necessidades especiais. As insuficiências corporais, além de modificarem as relações do ser humano com o mundo, se manifestam no comportamento diferenciado nas relações com as pessoas. Desde o meio familiar, a criança com necessidades especiais é tratada de maneira que se diferencia do habitual pela atenção e cuidados. 
JUSTIFICATIVA
No contexto atual, o ensino de educação física tem ocupado um espaço significativo no processo educativo, pois através da aula de educação física podemos trabalhar o aprendiz na sua totalidade: desde a sua locomoção (movimentos), até a sua inserção social e promoção de inclusão. Inseridas no espaço educativo, a educação física precisa favorecer o desenvolvimento do jovem, e é nesse sentido de estimular o crescimento e a autoestima que precisamos atender os alunos com necessidades especiais, promovendo dessa forma promover sua inclusão.
 “De acordo com os parâmetros curriculares nacionais, a disciplina de educação física deve da oportunidade a todos os alunos, para que, vivenciem e elaboram suas estruturas capacitativas, compreendendo significado do movimento humano.” (SALADINI et al, 2008)
Assim o presente projeto foi criado, visando atender aos portadores de necessidades especiais das Series Finais do Ensino Fundamental.
SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA
O tema escolhido foi A Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Física nas Series Finais do Ensino Fundamental.
 PROBLEMATIZAÇÃO
A educação brasileira vem sofrendo influencias que dificultam o seu desenvolvimento, podemos citar o preconceito que muitos têm em relação às pessoas que tem limitações física ou mental, construindo conceitos que de forma equivocadas, definem essas pessoas comoincapazes de estar inseridas no contexto social. Assim, para alguns profissionais da área de educação física isso consiste num grande problema, porque apesar de existirem estratégias didático-pedagógicas que facilita nas possíveis dificuldades que os educadores encontram para incluírem os alunos portadores de necessidades especiais em suas aulas, a inclusão não acontece de modo espontâneo como deveria acontecer, pois há um despreparo do docente em relação ao trabalho com os alunos especiais. 
 OBJETIVOS
O objetivo geral é compreender possibilidades de trato com o conhecimento sobre a importância de se praticar atividades físicas em crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de educação física. 
Os objetivos específicos são Conhecer como é feita a inclusão, de aluno portador de necessidades especiais, utilizando as informação e comunicação dentro e fora do ambiente escolar, em especial nas aulas de educação física; Identificar como se dá o processo de desenvolvimento físico e cognitivo de crianças portadoras de necessidades especiais nas aulas de educação física; Analisar as relações e integração entre portadores de necessidades especiais e alunos conhecido como normais em especial nas aulas de educação física do ensino fundamental.
REVISÃO DE LITERATURA
A inclusão é, pois, um assunto que causa certo desconforto às pessoas, principalmente no âmbito educacional, porque sabemos que ela só acontece realmente quando as escolas se modificam. A modificação não é somente nas instalações físicas, mas em toda a proposta pedagógica, metodológica, administrativa (MELLI, apud MANTOAN, 2001 p.17).
De acordo com Baumel (1998, p. 35), "a escola inclusiva permite, na prática, evidenciar o fundamento de que todas as crianças devem aprender juntas, com dificuldades ou diferenças que apresentam. Isso se reporta à elaboração de planos que reconheçam e respondam às necessidades dos alunos. Em outras palavras, visa acomodar estilos e ritmos de aprendizagem, independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras". 
Aranha, apud Cruz (1996, p.12), afirma que: 
[...] alijando-se o aluno com deficiência da integração social, este perde em desenvolvimento, enquanto a sociedade perde por não ter a oportunidade e a possibilidade de aprender com uma significativa parcela de seus elementos constitutivos, representados pelos “diferentes” segregados. Com isso, todos perdemos consciência, em comportamento e, consequentemente, em possibilidade de transformação. 
Segundo DIEHL (2006), as crianças e jovens com deficiências físicas possuem necessidades variadas, algumas possuem cadeiras de rodas, outras podem precisar apenas de apoio e outros possuem habilidades reduzidas para os padrões motores convencionais básicos, como manter o equilíbrio do tronco, na posição sentada ou segurar uma bola. Às vezes crianças já nascem com o comprometimento motor, tendo desenvolvimento habilidades básicas de acordo com seu aspecto motor, essas crianças desenvolvera locomoção, manipulação de objetivos e estabilização do corpo de maneira peculiar. Por outro lado, alguns jovens podem ter adquirido sua deficiência motora após desenvolver os padrões motores básicos, dessa forma, terá que aprender as habilidades de locomoção, estabilizando, e manipulação de objetos, utilizando talvez alguns instrumentos como auxílio. 
A educação física quando adequado corretamente ao aluno com deficiência possibilita-lhe a compreensão de suas limitações e capacidades, auxiliando-o na busca de um melhor desempenho. É importante que o professor tenha os conhecimentos básicos relativos ao seu aluno tais como tipo de deficiência se é transitória ou permanente, as funções e estruturas que estão prejudicadas.
Brincar e criar, tornar iniciativas. É aprender regras e limites para que o jogo funcione. Através do jogo, a criança descobre valores, aprende a conviver sem gritar, brigar, ganha autoestima e confiança, pois se sente capaz de participar. Desenvolve a concentração a coordenação e a habilidade motora, dá asas à imaginação e a fantasia. 
Jogos não devem ser organizados de maneira rigorosa, mas como uma proposta que poderá ser alterada conforme a necessidade de grupo, levando sempre em consideração a criatividade, habilidade e a sociabilidade das crianças e jovens envolvidos.
DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA)
Este projeto foi desenvolvido para ser aplicado nas Series Finais do Ensino Fundamental. No que se refere ao tema escolhido foram realizados juntos com os professores e alunos para facilitar o processo de aprendizagem diversos procedimentos: 
Levantamento de conhecimentos prévio: O conhecimento prévio auxiliou na organização, incorporação, compreensão e fixação das novas informações, desempenhando assim, uma “ancoragem” com os já existentes na estrutura cognitiva. Sendo assim, novos conceitos podem ser aprendidos à medida que haja outros conceitos relevantes, adequadamente claro e disponível na estrutura cognitiva do indivíduo, estes conceitos relevantes funcionarão como pontos de ancoragem para os novos conceitos;
Análise dos movimentos através da observação pelo docente: A observação desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, constituindo uma fonte de inspiração e motivação e um forte catalisador de mudança na escola;
Organização de brincadeiras e jogos visando trabalhar os movimentos: as brincadeiras e jogos infantis são elementos indispensáveis para a formação da criança. É por meio do lúdico que ela vai incorporando certos valores à sua personalidade e ampliando o seu conhecimento de mundo;
Dinâmicas que envolvam o aluno e trabalhe com a autoestima do mesmo: Resgatar a autoestima despertando o interesse do educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia, independência frente ao conhecimento construído socialmente;
Leituras compartilhadas sobre a superação de dificuldades;
Pedir aos alunos que façam relatos sobre brincadeiras e jogos de que já participam;
Apresentar benefícios de jogos e brincadeiras;
Pesquisas em jornais, revistas e internet.
TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO – CRONOGRAMA
Foram necessários 03 (três meses) para a realização do projeto, divido em etapas:
	
	ETAPAS DO PROJETO
	MESES
	
	FEVEREIRO
	MARÇO
	ABRIL
	MAIO
	Pesquisa e anteprojeto
	X
	
	
	
	Acompanhamento do aluno dentro da sala de aula
	
	X
	
	
	Acompanhamento do aluno na atividade física
	
	X
	
	
	Participação do aluno nas dinâmicas
	
	
	X
	
	Houve evolução dos alunos no seu desenvolvimento motor
	
	
	
	X
	Levantamento das dificuldades encontradas pelos professores
	X
	
	
	
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através dessa revisão bibliográfica tendo como tema A Inclusão de Alunos Portadores de Necessidades Especiais nas Aulas de Educação Física nas Series Finais do Ensino Fundamental, percebemos a evolução da educação física na educação inclusiva. A educação física deixou de trabalhar apenas indivíduos ditos “normais” passando a desenvolver atividades para todas, respeitando as diferenças e dificuldades apresentadas por cada um, vimos à importância e os desafios da inclusão na educação física no ensino regular, onde pessoas com necessidades educativas especiais estão inseridas. Vimos que não basta apenas incluir esse aluno, mas sim fazer com que ele faça parte desse meio, para que isso possa se tornar realidade é necessário quer os profissionais de educação física busque conhecimentos, adaptando as atividades de acordo com a necessidade de cada aluno, para proporcionarmos caminhos iguais a quem a vida deu caminhos diferentes.
REFERÊNCIAS
BAUMEL, Roseli C. R.C. et col. Integrar / Incluir: desafio para a escola atual. São Paulo: FE- USP, 1998.
BUSCAGLIA, Leo. O deficiente e seus pais: um desafio ao aconselhamento. Rio de Janeiro: Record,1997.
DIEHL. ROSILENE MORAES. Jogando com as diferenças: jogos para crianças ejovens com deficiência. São Paulo- SP. Phorte, 2006.
FERREIRA, Luiz Antonio Miguel. Educação, deficiência e cidadania. Disponível em www.mp.sp.gpv.br. Acesso em: 26mar. 2004
JANUZZI, Gilberto. A luta pela educação do deficiente mental no Brasil. 2. Ed. Campinas:Autores,Associados,1992.
MANTOAN, M.T.É. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre so tema. São Paulo: Senac, 1997 a. 235p.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: caminhos, descaminhos, desafios, perspectivas. In: ________. O Desafio das Diferenças nas Escolas. Petrópolis: Vozes, 2008. Cap. 1, p. 29-42.
SALADINI,Ana Claudia.FOGOÇA JUNIOR,Orlando Mendes;REIS,Pedro Ferreira. Saber sobre o conteúdo dominância lateral: Contribuição para a educação física.Foz do Iguaçu: New World,2008.
SOLER, R. Educação Física Inclusiva na Escola: em busca de uma escola plural. 2ed. Rio de Janeiro:Sprint, 2005.
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 191p.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes