Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 04 CARBOIDRATOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BIOQUÍMICA
Estudo dirigido 
“CARBOIDRATOS”
1. Porque os monossacarídeos são denominados como poliidroxialdeídos ou poliidroxiacetonas?
R: Os carboidratos conhecidos também como glicídios ou açucares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes. Eles podem ser definidos como poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas ou ainda substâncias que liberam esses compostos quando sofrem o processo de hidrólise (quebra de uma molécula por água).
2. Quanto à complexidade estrutural como são classificados os carboidratos?
R: Os carboidratos podem ser classificados em três grupos, são eles:
Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples.
Oligossacarídeos: São formados pela união de dois a 10 monossacarídeos. Quando ocorre a união de apenas dois monossacarídeos, recebem a denominação de dissacarídeo.
Polissacarídeos: São formados pela união de diversas moléculas de monossacarídeos. Quando sofrem hidrólise, também produzem um número grande de unidades de monossacarídeos.
3. Classifique os carboidratos quanto:
a) Número de carbonos;
R: Possuem de 3 a 8 carbonos, sendo denominado, respectivamente, trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses e octoses.
b) Posição do grupo carbonila;
R: Inicia-se pelo carbono mais próximo do carbonila.
c) Estereoisomeria;
R: Possui mesma fórmula molecular, porém fórmulas estruturais diferentes.
d) Forma cíclica.
R: Reação entre o grupo hidroxila (-OH) e o agrupamento carboxila (=O) presente em aldeídos e cetonas.
4. Defina epímeros, enantiômeros e diasteroisômeros.
R: Epímeros: quando dois esteroisômeros diferem de apenas um carbono quiral. Na forma de anel, o epímero é chamado de anômero.
Enantiômeros: são isômeros espaciais opticamente ativos, que são assimétricos, eles também são a imagem especular um do outro e não são sobreponíveis.
Diasteroisômeros: são estereoisômeros que não são enantiômeros, ou seja, são esteroisômeros em que um deles não é a imagem no espelho do outro.
5. Cite dois dissacarídeos de importância para a saúde humana.
R: Sacarose: é um dissacarídeo composto por uma molécula de glicose e uma de frutose, unidas entre si por uma ligação glicosídica. 
Lactose: é um dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e outra de galactose, e é sintetizado nas células alveolares da glândula mamária
6. Caracterize a ligação O-glicosídica.
R: Ocorre entre o carbono anomérico de um monossacarídeo e qualquer outro carbono do monossacarídeo seguinte, através de suas hidroxilas e com a saída de uma molécula de água. Os glicosídeos podem ser formados também pela ligação de um carboidrato a uma estrutura não-carboidrato, como uma proteína, por exemplo. O tipo de ligação glicosídica é definido pelos carbonos envolvidos e pelas configurações de suas hidroxilas.
7. Os polissacarídeos podem ser classificados quanto a sua composição, com base nisso: defina e exemplifique-os. 
R: Polissacarídeos, ou glicanos, são carboidratos formados a partir da polimerização de vários outros açúcares menores. Ou seja, são cadeias orgânicas de monossacarídeos, em formato linear ou ramificado, podendo ter diversos tamanhos. São polímeros de médio ou alto peso molecular, diferente dos oligossacarídeos, que são menores. A maior parte dos carboidratos apresenta-se dentro desta classe. Existem dois tipos:
Homopolissacarídeos: Uma molécula composta por monômeros da mesma espécie. Exemplo: celulose, composta por unidades de glicose.
Heteropolissacarídeos: Uma molécula de carboidrato composta por diferentes tipos de monossacarídeos. Exemplo: peptidoglicano.
8. Considerando os glicoconjugados, cite um tipo e fale sobre sua relevância biológica. 
R: Os glicoconjugados são moléculas biologicamente ativas de proteínas com glicosaminoglicanos (proteoglicanos), com esfingolipídeos (glicolipídeos) e com oligossacarídeos ligados a uma proteína (glicoproteínas). 
As glicoproteínas são proteínas que estão ligadas covalentemente a carboidratos menores que as glicosaminoglicanos estes por sua vez podem ser mais variados do que os glicosaminoglicanos.

Outros materiais