Buscar

25 de novembro tempo de luta GISLAINE GUERIN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

25 de novembro tempo de luta, tempo de glória
Gislaine Guerin
Não haveria melhor data para dar início às atividades do blog “Fênix – Coletivo em Defesa da Mulher” que o dia 25 de novembro, data marcada pela atrocidade e o desrespeito à mulher, maximizado pela brutal violência que um ditador dominicano praticou contra três irmãs, conhecidas como “Las Mariposas” combatentes contra o seu governo, e que em busca da defesa de seus direitos e de seus iguais, acabaram estranguladas, como forma de calar suas vozes contra a opressão, em uma situação quase poética, senão fosse tão cruel. 
No ano de 1999, quase quarenta anos após o assassinato das “Las Mariposas” A Organização das Nações Unidas – ONU, em assembleia, instituiu o dia 25 de novembro como dia internacional da não violência contra a Mulher, como forma de prestar homenagens as irmãs assassinadas e implantar na população ideias reflexivas para combater a violência praticada contra as mulheres, em qualquer uma de suas formas, seja ela física, patrimonial, psicológica ou sexual.
A violência contra a mulher deve ser combatida todos os dias, diante de qualquer prática que ofenda sua integridade física ou mental, em virtude de ações abusivas e machistas, por isto o dia 25 de novembro deverá ser encarado como mais um dia de luta, e mais ainda como a possibilidade de um dia de glória, no qual serão comemorados os avanços jurídicos protetivos à mulher e combatidos os retrocessos impostos pela sociedade patriarcal que ainda impera. 
E com a força e união de pessoas unidas em defesa das mulheres, chegará o dia 25 de novembro, no qual a coletividade terá apenas motivos de comemoração, pois neste dia utópico todas as mulheres serão respeitadas, terão seus direitos preservados e o tratamento humano que merecem.
Até lá resta aos homens e mulheres, conscientes das desigualdades e fragilidades impostas às mulheres, manterem-se unidos na luta contra a violência contra a mulher. 
REFERÊNCIAS
BRENNER, Lara. 25 de novembro: Dia Internacional da Não-violência Contra a Mulher. Disponível em: http://www.revistabula.com/5521-25-de-novembro-dia-internacional-da-nao-violencia-contra-a-mulher/. Acesso em 22 nov. 2016.

Outros materiais