Buscar

Portfólio 2ª Chamada e Refeitos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional Uninter
Curso em Bacharelado Serviço Social EAD
Polo Realengo Ru1388870
Selma Oliveira dos Santos
Introdução
O pensamento social de Karl Marx que ele não estava só interessado em analisar e compreender a sociedade, mas em transformá-la ,construir um mundo com menos desigualdade,mais justiça e equidade .Este era sonho de Marx O contexto social em que ele viveu Marx foi marcado por profundas desigualdades e contradições .De um lado a classe burguesa européia, progressivamente ficando mais rica e do outro os trabalhadores que viviam em condições muito precárias ,que Marx chamava de proletários.Por fim a principal tese de Marx é que a história da luta das classes em processo alienação em que se encontra a sociedade e dos trabalhadores só poderia ser separado por uma práxis revolucionária que levaria ao fim do capitalismo.
 Émíle Durkheim formalmente criou a disciplina de sociologia, com Karl Marx e Max Weber são citados com o principal arquiteto da ciência social moderna. Muitos de seus trabalhos estavam preocupados com a forma como as sociedades poderiam manter a integridade e coerência na modernidade. Durkleim também estava preocupado com aceitação da sociologia como ciência legitima aperfeiçou o positivismo estabelecido por Auguste Comte,poderia considera do como uma forma de realismo assim como a ciência social .Para ele a sociologia era a ciência das instituições ,caso no qual este termo é entendido em seu sentido mais amplo como as “crenças , modos e comportamento instituído em coletividades como objetivo descobrir fatos sociais estruturais .Foi um grande defensor do funcionalismo estrutural ,uma perspectiva fundamental tento em sociologia e antropologia ,E sua opinião ,a ciência social e puramente holística ou seja a sociologia deve estudar os fenômenos e a sociedade em geral em vez de se limitar as ações especificas dos indivíduos.
Cultura
Cultura abrange várias formas artísticas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana. Está presente desde as tribos Esquimós que ocupam Araque que vão da Groelândia até Alasca, artes, ciências, mitos, valores morais, em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.
A cultura africana é um continente de grande diversidade cultural que se vê fortemente ligada a cultura brasileira. Os africanos prezam a moral e acreditam também que os homens precisam respeitar a vida, a natureza e os outros homens, para que não sejam punidos pelos espíritos, com secas, enchentes, doenças e morte. Os africanos fazem seus ritos através do conhecimento repassado de suas gerações.
Seus mitos são locais determinados com orações, danças e cantos, podem ser em momentos importantes da vida ou na passagem da vida para a morte. Fato que uma cultura não relacionada com o valor designado a um tipo específico, sendo ele erudito ou não, no âmbito da cultura a sociologia que busca entender os aspectos compartilhados entre o indivíduo que fazem parte de um grupo de convívio específico e refletem especialmente, a realidade social desses sujeitos, algumas características como linguagem, modo de vestir em determinadas ocasiões e outros.
Cultura é associada a erudição ou intelectualmente afirmar que alguém não tem cultura é o mesmo que dizer que a pessoa é ignorante ou não possui conhecimento, esse é um engano que cometemos.
O conceito da cultura influencia na prática nos comportamentos adquiri diversos significados, pode se associar ao conhecimento sobre determinado assunto ou manifestações artísticas como teatro, artesanato, músicas e folclore. A cultura é um conjunto de atividades, modos de agir, costumes.
É o meio pelo qual a sociedade se adapta as condições de existência, não existe cultura pior ou melhor e sim culturas diferentes. A cultura é um processo permanente evolução, diversas e ricas. É o desenvolvimento de grupo social, uma nação ou uma comunidade , fruto de esforço coletivo. É um conjunto materiais e ideológicos caracterizam grupo étnico ou uma nação (língua, costumes, rituais, culinárias, vestimentas e religião), estando permanente em processo de mudança.
Bibliografia: brasilescola.uol.com.br/cultura/

Outros materiais