Buscar

QUESTÕES DE DIREITO ADM. RESPONDIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE DIREITO ADMINISTRATIVO – 3º/4º SEMESTRE – 2016.2 – FCG
�
1 - A ideia de legalidade integra o Direito Administrativo desde suas origens mais remotas. Há quem afirme que com o advento do Estado de Direito, o princípio da legalidade adentrou no universo jurídico administrativista para dele não mais sair. O princípio da legalidade, para a Administração Pública, enseja o dever de:
realizar tudo aquilo que não seja proibido pelo direito.
agir independentemente de previsão legal embasando a ação.
Agir quando existir previsão legal embasando a ação. 
realizar o que é vedado pelo direito, desde que amparado em exemplo internacional.
2 – O princípio constitucional inserido o ordenamento jurídico brasileiro pela Emenda Constitucional n. 19, de 1998, acrescentado ao artigo 37, caput, da Constituição Federal é o princípio da:
cortesia.
Eficiência.
Atualidade.
Motivação.
3 – Os princípios constitucionais da legalidade e da moralidade vinculam-se, originalmente, à noção de administração:
Patrimonialista.
Descentralizada
Gerencial
Centralizada
Burocrática
4 – O Diretor Jurídico de uma autarquia estadual nomeou sua companheira, Cláudia, para o exercício de cargo em comissão na mesma entidade. O Presidente da autarquia, ao descobrir o episódio, determinou a imediata demissão de Cláudia, sob pena de caracterizar grave violação a um os princípios básicos da Administração Pública. Trata-se do princípio da:
Presunção de legitimidade.
Publicidade.
Motivação.
Supremacia do interesse privado sobre o público.
Impessoalidade.
5 – Acerca dos princípios constitucionais da administração pública, assinale a opção correta.
a) Segundo os princípios da legalidade e da finalidade, os poderes concedidos à administração pública devem ser respaldados pelas devidas disposições legais. No entanto, tais poderes são ampliados quando a sua atuação fica aquém do mínimo necessário para suprir as demandas de atendimento ao interesse coletivo.
b) O princípio da publicidade é um requisito formal dos atos administrativos, contratos e procedimentos, pois apenas a partir da publicação por instrumentos oficiais de divulgação, a exemplo dos diários oficiais, é que tais ações tornam-se transparentes e efetivas.
c) O princípio da moralidade administrativa, por possuir relação com o princípio da legalidade, impõe que um ato, para ser legal, isto é, esteja em conformidade com a lei, precisa ser necessariamente moral.
d) Diferentemente do princípio da legalidade, o princípio da publicidade possui exceções, quando se refere, por exemplo, à intimidade, à vida privada, à honra, à imagem das pessoas.
e) O princípio da autotutela refere-se ao poder e dever de declarar a nulidade dos próprios atos, desde que praticados em desacordo com a lei.
6 – Sobre os princípios orientadores da administração pública é INCORRETO afirmar:
a administração pública não pode criar obrigações ou reconhecer direitos que não estejam determinados ou autorizados em lei.
A conduta administrativa com motivação estranha ao interesse público caracteriza desvio de finalidade.
A oportunidade e a convivência são delimitadas por razoabilidade e proporcionalidade tanto na discricionariedade quanto na atividade vinculada da administração pública.
Além de requisito de eficácia dos atos administrativos, a publicidade propicia o controle da administração pública pelos administrados.
O principio da eficiência tem sede constitucional e se reporta ao desempenho da administração pública.
7 – O princípio que instrumentaliza a Administração para a revisão de seus próprios atos, consubstanciando um meio adicional de controle da sua atuação e, no que toca ao controle de legalidade, representando potencial redução do congestionamento do Poder Judiciário, denomina-se:
Razoabilidade.
Autotutela.
Proporcionalidade
Eficiência
eficácia
8 – No que tange aos poderes administrativos, é INCORRETO afirmar que
a) a faculdade que o chefe do Executivo dispõe de explicitar a lei, para sua correta aplicação, decorre do poder normativo.
b) o poder hierárquico tem por objetivo estabelecer uma relação de coordenação e subordinação entre os órgãos que integram a Administração Pública.
c) por meio do poder de polícia, a Administração Pública limita o exercício dos direitos individuais em benefício do interesse público.
d) o poder discricionário vincula o administrador público à forma, objeto e motivo do ato, deixando livre a opção quanto ao juízo de mérito. 
e) a Administração Pública, em virtude do poder disciplinar, apura infrações e aplica penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
9 – Quanto aos poderes administrativos, assinale a opção correta:
Poder regulamentar é a prerrogativa conferida à administração pública de editar atos de caráter geral que visam complementar ou alterar a lei, em face de eventuais lacunas e incongruências.
No exercício do poder disciplinar, cabe à administração apurar e aplicar penalidades aos servidores públicos e às demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa.
A hierarquia é atribuição exclusiva do Poder Executivo, que não existe na esfera do Poder Judiciário e do Poder Legislativo, pois as funções atribuídas a esses últimos poderes são apenas de natureza jurisdicional e legiferante.
O poder de polícia administrativa manifesta-se por meio de atos concretos e específicos, mas não de atos normativos, pois estes não constituem meios aptos para seu adequado exercício.
No exercício do poder de polícia, a administração age sempre com autoexecutoriedade, não dependendo de outro poder para torná-lo efetivo.
10 - Os atos administrativos que impõem obrigações aos administrados,
I. são dotados de imperatividade, não dependendo da concordância de terceiros.
II. são dotados de presunção de legitimidade, não admitindo prova em contrário.
III. podem ser postos em execução pela própria Administração, quando configurada medida urgente, eis que dotados de auto-executoriedade.
Está correto o que consta apenas em:
a) I.
b)I e III.
c) III.
d) I e II.
e) II.

Outros materiais