Buscar

Introdução à Medicina Legal e Perícias

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À MEDICINA LEGAL:
Conceito: É o ramo da medicina que aplica os conhecimentos médicos para esclarecimento de fatos (de conteúdo biológico e médico) de interesse à Justiça.
Importância: Auxilia na Formação de novas leis, na interpretação do conteúdo biológico e médico das normas jurídicas, realizando perícias sobre vestígios (exame corpo delito) deixado nos indivíduos bem como na saúde mental.
Ensino: A medicina Legal é ensinada nas faculdades de medicina, odontologia, direito e escolas de magistratura e polícia. Aos juristas interessam os aspectos doutrinários e alguns conhecimentos das técnicas de exames, recursos laboratoriais disponíveis e dos limites medicina, desenvolvendo uma capacidade de interpretação e entendimento da prova técnica.
A medicina Legal é baseada e seus diversos ramos de conhecimento a saber:
Antropologia forense: é a parte que estuda a identificação médico-legal e policial ou judiciária.
Traumatologia Forense: é o estudo das lesões corporais e suas consequências jurídicas;
Tanatologia: estuda a morte e suas consequências legais;
Asfixiologia Forense: é o ramo que estuda as asfixias;
Sexologia Forense: Estuda os crimes sexuais e certos comportamentos sexuais anômalos;
Toxilogia Forense: estuda as substâncias prejudiciais à saúde física e ou mental (venenos, drogas psicotrópicas, álcool) e suas consequências jurídicas;
Psicologia Forense: estuda a imputabilidade e inimputabilidade dos indivíduos e suas consequências;
Infortunista: é o ramo que estuda os acidentes do trabalho. Esse ramo cresceu tanto que se tornou uma especialidade médica à parte.
PERÍCIA E PERITOS
	Perícia é um exame, contudo, na medicina legal a definição mais precisa é um exame minucioso por técnico habilitado para esclarecer fatos de interesse da justiça quando há solicitação de autoridade competente.
Técnico habilitado: Profissionais com conhecimento profundo na área para qual foram preparados, são chamados de peritos. Temos peritos em todas as áreas do saber humano: 
Peritos médicos-legistas;
Peritos odonto-legistas;
Criminalistas-engenheiros;
Peritos são técnicos que prestam esclarecimentos à Justiça quando solicitado por autoridade competente.
TIPOS DE PERITOS
	Existem dois tipos de peritos, os oficiais e os nomeados ou ad hoc (para esta finalidade). Os peritos oficiais são funcionários públicos concursados que, após, fazem curso de especialização na respectiva área, são nomeados e ficam permanentemente à disposição para realização de perícias. Os peritos nomeados ou ad hoc são os que, na ausência de um perito oficial, a autoridade nomeia através de portaria para realizar uma pericia específica.
	São nomeadas pessoas com formação superior na área desejada ou, na falta dessas, nomeadas aquelas com formação mais próxima a essa área.
	Na área do crime, devido exigência legal, lei 8.862/1994, são nomeados sempre dois peritos. A grande importância da prova técnica em relação a prova subjetiva permitindo assegurar que a certeza científica não se baseie em um único perito profissional, atuando em conjunto sendo um perito relator e o outro, perito co-relator.
	Existem situações previstas em lei em que o perito mnão pode atuar devido algum tipo de relacionamento com o periciado a saber:
Ser cônjuge ou familiar até 3º grau;
Amigo ou inimigo;
Devedor ou credor;
Sócio ou algum relacionamento comercial;
Ter recebido presente em qualquer fase do processo;
Ter comportamento indigno de fiança (garantia);
Ter omitido opinião prévia sobre o caso.
	A pericia contraditória é quando há divergência sobre opinião entre dois peritos. Nessa situação os peritos deverão por sua opinião em separado no laudo e assiná-lo ou fazer laudos separados. Portanto, caberá ao juiz aceitar umas das opiniões ou solicitar nova pericia.
	A falsa pericia ocorre quando o perito atua da seguinte maneira:
Afirma uma inverdade;
Nega uma verdade;
Silencia sobre uma verdade.
	O artigo 342 do Código Penal define como crime a falsa pericia.
A credibilidade da perícia não tem caráter absoluto. Dessa forma, a opinião do juiz não esta diretamente ligada à opinião do perito. O juiz é o conhecedor em leis e de outras informações do processo ficaria muito limitado às informações do perito. Portanto, o código penal, estabelece em seu artigo 182 que o juiz não ficará limitado ao laudo do perito podendo aceitá-lo ou rejeita-lo em seu todo ou parte, ou no artigo 436 do código de processo penal, em que a não limitação da formação do juízo por parte do Juiz, este pode forma sua convicção com outros elementos ou fatos aprovados nos autos.
Para controlar a qualidade da pericia e evitar a propagação de exames elaborados de maneiras mais diversas imagináveis, sistematizou-se a perícia, os laudos são padronizados em todo país para cada tipo de crime. Portanto, o laudo conterá as seguinte formatação: Preâmbulo, quesitos (já formulados previamente e específico para cada tipo de crime), histórico, descrição discussão, conclusão e respostas aos quesitos. Nos crimes de lesões leves, geralmente as partes de discussão e conclusão são omitidas.
DOCUMENTOS MÉDICOS LEGAIS
	São todas as informações médico-legal que tem interesse jurídico. Os principais documentos são:
Notificações (são comunicação obrigatórias às autoridades competentes de um fato médico sobre moléstia infecto contagiosas, doenças profissionais ou do trabalho. Comete crime o médico que deixar de notificar doença de notificação obrigatória (artigo 29 e 269 do Código Penal) deverão também ser comunicadas doenças profissionais e as produzidas por condições insalubres e casos de morte encefálicas verificadas em hospital;
Atestados (São declarações por escrito de fatos médicos e de suas consequências jurídicas. Existem vários tipos de atestados: saúde física e mental, afastamento trabalho, de gestante e de vacina);
Pareceres (É uma opinião técnica acerca de determinado assunto fornecida em resposta a uma consulta anterior feita por parte interessada. Normalmente surge quando há divergência de interpretação de uma perícia de modo a impedir uma avaliação correta dos julgadores);
Relatório médico-legais (São descrições pormenorizadas por escrito de uma perícia, para responder uma solicitação de autoridade responsável. Os relatórios são chamados de laudos ou de autos – São laudos quando o perito faz o exame e, após faz a redação, e autos quando o perito oralmente dita ao escrivão que os escreve).
TRAUMATOLOGIA FORENSE
	Traumatologia Forense é o ramo da Medicina Legal que estuda as lesões corporais e suas consequências jurídicas.
	É toda ofensa à integridade corporal de alguém. São classificadas conforme sua gravidade descrita no artigo 129 do Código Penal:
Lesões leves – pena detenção de 3 meses a 1 ano;
Lesões graves – pena de reclusão de 1 a 5 anos;
Lesões gravíssimas – pena de reclusão de 4 a 8 anos;
Lesão corporal seguida de morte – pena de reclusão de 4 a 12 anos.
Lesão Leve é aquela diagnosticada por exclusão: se não for grave ou gravíssima, é leve.
Lesão Grave É aquela que produz uma ou mais das seguintes ofensas a pessoa
Incapacidade para ocupação habituais por mais de 30 dias – é a falta de condição para o indivíduo realizar seus atos diários.
Perigo de vida é uma situação real , efetiva, decorrente da lesão sofrida em que virá o ofendido, não recebendo um tratamento especializado, morrer.
Debilidade permanente de membro, sentido ou função é a diminuição definitiva da função de um ou mais membros, de um ou mais sentidos ou de um ou mais órgãos.
Aceleração do parto é a antecipação da data prevista do parto resultando em nascimento de concepto vivo. Não interessa a idade da gestação, mas sim que nasça vivo. Se vier a morrer, o recém-nascido em consequência da antecipação do parto será considerado aborto.
Lesão Gravíssima É aquela que produz uma ou mais das seguintes pertubações:
Perda ou inutilização de membro, sentido ou função – perda de membro (amputação, total ou parcial). Quando parcial verificar sua importância em relação aotodo.
Incapacidade permanente para o trabalho – quando lesão ou lesões impedem o indivíduo de exercer qualquer trabalho genérico. É a invalidez total ou permanente para o trabalho.
Enfermidade incurável é a ausência completa ou incompleta de determinadas funções do organismo.
Deformidade permanente – é um dano estético que pode atingir qualquer parte do corpo. A lei não define a deformidade, cabe ao perito avaliá-la. Deformidade é todo o dano permanente que provoque vergonha ou mal-estar no ofendido e repulsa ou repugnância em quem vê.
Aborto é a interrupção da gravidez antes da data prevista do parto resultando em concepto morto, não interessando o tamanho o peso do feto.
Lesão Corporal seguida de morte: Ocorre quando uma pessoa agride alguém sem a intenção de produzir um mal mais intenso, contudo, por outros fatores, termina a provocar a morte.
Agentes Lesivos
	São as diferentes formas de energia que, atuando sobre o ser humano, produzem lesões coporais.
Tipos de agentes:
Agentes físicos: são os que não alteram a natureza dos elementos participantes, podendo ser mecânico ou não-mecânicos (Mecânicos: São que pela ação de massa dos corpos liberam energia cinética(através movimento) produzindo dano corporal, agindo por choque, pressão, torção, deslizamento etc. Agentes físicos não-mecânicos (eletricidade, calor, pressão atmosférica, radioatividade, luz e som, radiações não-ionizantes).
Agentes químicos: São os que alteram a constituição dos elementos participantes de tal modo que os elementos finais são diferentes dos elementos iniciais.
Agentes Biológicos: São os que atuam através de seres vivos como bactérias, vírus, fungos etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes