Buscar

COMUNICAÇÃO E GESTAO PARTICIPATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunicação e gestão participativa: por que as pessoas são o nosso maior investimento?
02/07/2014
Conheça o case da ICQL, fornecedora da Gerdau, que foi reconhecida com o Prêmio MPE Brasil 2009 na categoria indústria
A ICQL Química é uma empresa nacional, fundada em 6 de julho de 1991, com sede no município de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. A missão é fabricar e comercializar soluções químicas para a otimização de processos industriais, com foco no desenvolvimento sustentável. Os valores são excelência, legalidade, responsabilidade socioambiental, inovação e crescimento.
 
Desde a sua fundação, a ICQL Química apresenta um diferencial: o compromisso com a preservação ambiental e o cuidado com a saúde dos seus usuários. Desta forma, desde as suas raízes, atende a clientes de grande porte da indústria nacional, mantendo rígidos padrões de qualidade. 
 
Gestão participativa e novos rumos
Devido à demanda e às exigências crescentes do mercado, em 2005, a empresa criou o setor de Comunicação Social e, a partir dele, mudou o seu sistema de gestão, adotando a política participativa. Com a mudança, os laços com os seus clientes se estreitaram e tornou-se visível a elevação do seu potencial como fornecedora.
 
Disposta a atender a todos os pré-requisitos da cadeia de fornecimento, a ICQL Química adequou os seus processos aos relatórios de avaliação, que são elaborados a partir das normas estabelecidas no Sistema de Gestão da Qualidade (certificação ISO 9001), à Pesquisa Anual de Satisfação do Cliente e às normas estabelecidas pelos principais clientes para o recadastramento anual de fornecedores. Para isso, foram estabelecidos os principais requisitos: qualidade de produtos e serviços, relação custo e benefício, pontualidade na entrega e política socioambiental.
 
Relacionamento cliente & fornecedor
Dentre os principais clientes, a Gerdau foi uma das primeiras parceiras, abrangendo seus fornecedores como aliados estratégicos. Os fornecedores da Gerdau estão diretamente ligados à qualidade, à segurança no ambiente de trabalho e à sustentabilidade da cadeia produtiva. Por isso, cada vez mais, a empresa trabalha ao lado de seus parceiros, para que sigam práticas responsáveis em relação às pessoas e ao meio ambiente. Para isso, aplicam questionário de avaliação anual e oferecem cursos de capacitação aos seus parceiros de maior potencial.
 
Visão essa que veio de encontro aos valores da ICQL Química, que mantém o Programa de Responsabilidade Socioambiental Arara Canindé, desde a implantação do modelo de gestão participativo. A partir de 23 projetos desenvolvidos em quatro áreas da gestão - sistema participativo, educação, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável -, o programa prioriza o relacionamento humano e ambiental, com as comunidades interna e externa, sendo esse o seu maior investimento.
 
O relacionamento cliente-fornecedor Gerdau iniciou-se em 2003, com o atendimento de algumas unidades dos Estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Hoje, a parceria estende-se para 12 unidades, distribuídas em diferentes Estados, e se inclui no grupo dos principais clientes, que representam 20% do faturamento.
 
Resultados
A parceria deu tão certo que, em 2009, a ICQL Química foi convidada pela Gerdau para participar do Prêmio MPE Brasil, prêmio de competitividade para a micro e pequena empresa, instituído pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) em parceria com o SEBRAE, a Gerdau e o MBC (Movimento Brasil Competitivo). O resultado deste convite foi a vitória nacional na categoria indústria. O prêmio foi ter recebido o reconhecimento das mãos do Sr. Jorge Gerdau, um marco na nossa história.
 
Desde então, a ICQL Química apresenta a média de crescimento de 25% ao ano e vem recebendo reconhecimentos importantes: Prêmio Empreendedor de Sucesso 2010 (Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Fundação Getúlio Vargas) e Prêmio Ser Humano 2012 (Associação Brasileira de Recursos Humanos do Estado do Rio de Janeiro). Em 2013, foi convidada pelo SEBRAE Nacional para representar o Brasil junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante o “V Encontro Latino-americano de Gestão por Competências e Organizações Sustentáveis”, na Colômbia, Bogotá. Além de ter o seu case de sucesso e as boas práticas de gestão destacadas em publicações acadêmicas: Revista Case Studies (FGV), livro As Melhores Práticas em Gestão com Pessoas (Editora Qualitymark) e livro As Bem-aventuranças do Líder (Editora Vozes, com autoria de Robson Santarém).
 
Lições aprendidas
Caminhar junto aos seus fornecedores, buscando o crescimento mútuo e a sustentabilidade, foi fundamental para o sucesso da ICQL Química. Seus gestores compreendem que quanto maior a busca pela melhoria nos padrões de fornecimento, maiores são os desafios e, consequentemente, o melhor é o aperfeiçoamento interno. Atualmente, a empresa está implementando indicadores de desempenho em todas as áreas da gestão, o que representará, sem dúvida, alto nível de amadurecimento administrativo e novos caminhos a conquistar.
 
Para conhecer melhor a história e os projetos da ICQL, acesse o site: www.icql.eco.br. Se preferir, agende uma visita. Será um prazer recebê-lo: comunicacao.social@icql.com.br ou marketing@icql.com.br.
Sobre o texto acima, vamos responder e debater com o grupo:
Qual o elo de ligação entre comunicação e a gestão de pessoas?
Qual a importância dos diversos stakeholders no negócio?
Como as métricas podem ser utilizadas para a mensuração dos resultados positivos das Organizações?

Outros materiais