Buscar

Direito processual do trabalho

Prévia do material em texto

Direito processual do trabalho
Caso 1 - Mévio, juiz do trabalho, indignado com determinadas situações que estão ocorrendo na Empresa Alfa... R: Mévio enquanto juiz não poderá de ofício dar entrada na ação. O princípio do dispositivo não permite que o juiz de ofício dê início a uma demanda (ação) trabalhista. Obs.: reclamação trabalhista plúrima (vários autores), é um litisconsórcio ativo.
Caso 2 - O sindicato da categoria profissional dos bancários celebrou com a categoria econômica correspondente - sindicato dos bancos... R=O sindicato de bancários utilizou-se da autocomposição que consiste em uma forma de solução de conflito, realizada pelos próprios interessados que um ou ambos decide por meio da desistência, submissão e transação. O Sindicato dos professores utilizou a heterocomposição que é uma forma de solução de conflito pelo qual uma da s partes elegem um terceiro para julgar a lide que a decisão e tomada por um terceiro que não auxilia nem representa as partes em conflito. Como na arbitragem e jurisdição. 
Caso 3 - O viajante comercial Saulo pretende mover ação trabalhista em face da sua empregadora Empresa Delta Ltda... A) Segundo as regras contidas em legislação própria quanto à competência territorial, informe aonde a ação deve ser proposta. Fundamente. R= A ação deve ser proposta no local da filial em que o empregado esteja subordinado, ou na própria sede da empresa, se nela estiver trabalhando, caso haja a falta de jurisdição trabalhista, o empregado deve se dirigir ao seu domicílio ou pra localidade mais próxima de onde reside. Nos termos do artigo 651, parágrafo 1º da CLT: B) O Judiciário Trabalhista possui competência para apreciar e julgar a presente ação? É possível pleitear que o juiz arbitre o montante da postulada indenização por danos morais? R= A justiça trabalhista é competente para julgar ação de danos morais, em conformidade ao que dispõe a súmula 392 do TST e o artigo 114, VI da constituição federal 
Caso 4 - Marcelo Antonio, por intermédio do seu advogado, ajuizou ação trabalhista postulando a condenação da ex-empregadora ao pagamento das horas extra... R= O entendimento é que há qualquer fase do processo trabalhista pode ser requerido a gratuidade de justiça, no entanto há dois entendimentos sobre quem deve comprovar renda para a obtenção da mesma.O primeiro baseado no artigo 790§4º da clt que entende que tanto pessoas físicas, quanto jurídicas devem comprovar insuficiencia de recursos para pagamento das custas do processo. O segundo entendimento baseado na súmula 463 do tst entende que, para a concessão da assistência judiciária gratuita à pessoa natural, basta a declaração de hipossuficiência econômica firmada pela parte ou por seu advogado, desde que munido de procuração com poderes específicos para esse fim No caso de pessoa jurídica, não basta a mera declaração: é necessária a demonstração cabal de impossibilidade de a parte arcar com as despesas do processo.
Caso 5 - Américo ajuizou uma reclamação trabalhista em face da empresa Gama, uma autarquia federal... R= a)Como ficará o prazo para Américo apresentar seu recurso? Ele terá menos tempo? A quem cabe o ônus de prova do recebimento após o prazo do artigo 774, da CLT? R=Tendo em vista a presunção relativa de recebimento da notificação  postal após o transcurso de 48 horas, conforme o artigo 774 da CLT, Américo  teve seu tempo reduzido para a apresentação de defesa, podendo, como se trata  de presunção relativa, constituir provas do recebimento após o transcurso do  prazo de 48 horas por demora proveniente dos correios. Tal ônus pertence ao  destinatário, no teor da súmula 16 do TST.
b)Se a empresa Gama fosse a recorrente, disporia do  mesmo prazo de 8 (oito) dias contido no art. 895 da CLT? R=Por  se tratar de autarquia federal, teria o prazo estipulado em dobro, ou seja, em 16 dias para recorrer, conforme disposição do decreto lei 779/1969, artigo 1º,  incisos II e III. Art. 1º Nos processos perante a Justiça do Trabalho  constituem privilégio da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos  Municípios e das autarquias ou fundações de direito público federais, estaduais  ou municipais que não explorem atividade econômica:
Caso 6 – Paulo ajuizou uma ação trabalhista que fora distribuída para a 1ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, com valor da causa igual a vinte salários mínimos... - a) Sob qual rito procedimental deverá tramitar a demanda acima? Fundamente sua resposta e aponte os dispositivos legais pertinentes. R= Não poderá transitar no procedimento sumaríssimo pois no art 852A da CLT em seu paragrafo único veda a tramitação de empresa pública como ré no procedimento sumaríssimo. Devendo este processo ser tramitado no procedimento ordinário mesmo abaixo de 40 salários mínimos..
b) O pedido de honorários em favor da entidade sindical assistente deve ser julgado procedente? Fundamente sua resposta e aponte os dispositivos legais e jurisprudenciais pertinentes. R= De acordo com a súmula 219 do tst, haverá condenação por honorários de sucumbência. Uma vez que a parte comprovou ser hipossuficiente e está assistida pelo sindicato de classe.
Caso 7 -Em audiência realizada em reclamação trabalhista, o micro empresário Moisés enviou como preposto um contador autônomo que não presenciou os fatos que foram objeto do litígio...R= A súmula 377 do Tst já deixou o entendimento pacificado no que diz respeito a reclamação contra microempresário, não é obrigatório o preposto ser empregado e ainda de acordo com o §1º do artigo 843 da clt não é necessário que o preposto tenha presenciado os fatos, bastando por então pleno conhecimento.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes