Buscar

QUESTIONARIO ARTIGO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminários em Engenharia Civil 2018.1
Prof Alena Torres Netto
QUESTIONARIO ARTIGO 4
Qual o objetivo de se usar misturas ao concreto?
É fazer o concreto resistente, durável, fácil trabalhabilidade e econômico.
Quais as vantagens e desvantagens de usar essas misturas?
O concreto de alto desempenho conterá futuramente cada vez menos cimento Portland, cada vez mais materiais de cimentícios suplementares ou até mesmo adição de fíler (no qual isso já é uma realidade). Esta substituição torna-se vantajosa mediante ao ponto de vista econômico, reológico e de desenvolvimento de calor. Segundo este mesmo autor, o que se pode perder em termos de propriedades aglomerantes iniciais (24 horas) pode ser compensado pela redução adicional da relação água/aglomerante (a/agl.). A redução de cimento e sua substituição por materiais cimentícios menos reativos podem resultar em consumo inferior de superplastificante para a mesma trabalhabilidade, de forma que uma redução significativa no custo do metro cúbico de concreto pode ser obtida.
O que é reológico?
É o estudo do comportamento deformacional e do fluxo de matéria submetido a tensões, sob determinadas condições termodinâmicas ao longo de um intervalo de tempo. Inclui propriedades como: elasticidade, viscosidade e plasticidade.
Porque a viabilidade técnica e econômica devem ser analisadas em conjunto?
O acompanhamento da viabilidade técnica e da viabilidade econômica deve ser simultâneo. Um bom desempenho financeiro não se restringe apenas à diminuição dos custos empregados inicialmente, mas, também à obtenção de bom desempenho e durabilidade para que ocorra a redução dos custos de manutenção e assim, consequentemente gerando um aumento de vida útil.
Quais são as etapas necessárias a aplicação da metodologia aplicada no artigo?
Segundo a avaliação, o CAA pode ser determinado por meio de três etapas: Pasta, agregado – esqueleto granular– e concreto.
Os autores comentam que os resultados obtidos não podem ser considerados verdades absolutas, mas dão uma boa ideia do comportamento das misturas ao concreto. Porque eles fazem essa observação relacionada aos próprios resultados?
Os valores obtidos pelos concretos com baixo consumo de cimento, para algumas dosagens, são eficazes, e provam que é possível a elaboração de elementos estruturais com baixo consumo de cimento e ainda assim permanecendo a qualidade mecânica do concreto.
O que, segundo os autores, faltou ser analisado e que é de extrema importância para conclusão final da utilização das misturas ao concreto?
A influência do teor de cimento na durabilidade não é abordada neste artigo e deve ser levada em consideração.
NO final das contas qual a relação da utilização das misturas com a redução da emissão de CO2.
De modo geral, os concretos em estudo apresentaram ótimo desempenho de consumo, tanto em termos de consumo de material cimentício como em termos derelação a emissão de CO2, além do consumo total de cimento reduzido, sendo possível alcançar concretos com resistência à compressão média 55,14 MPa aos 28 dias, com uma emissão de 4,45 kg/m³ de CO2 e com consumo de cimento de 300 kg/m³.

Outros materiais