Buscar

FUND. CULTURAIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNDAMENTOS CULTURAIS DA LITERATURA EM LINGUA INGLESA 
AULA 1
1. Compreender a chegada e a vitória da Igreja Católica na Inglaterra;
2. estabelecer a importância da Igreja Celta, em relação ao cristianismo, às pessoas comuns;
3. Analisar elementos pagãos e cristãos no poema épico "Beowulf".
Quando e como o cristianismo chegou pela primeira vez à Grã-Bretanha?
Essa não é uma tarefa fácil para determinar como ou quando o cristianismo primeiro alcançou a Grã-Bretanha, mas certamente foi bem antes do cristianismo ser aceito pelo imperador romano Constantino no início do século IV dC. O cristianismo tornou-se firmemente estabelecido em toda a Grã-Bretanha nos últimos cem anos do governo romano.
Como os celtas foram influenciados pelo cristianismo?
Os celtas foram conduzidos para o oeste e norte da Grã-Bretanha pelos anglo-saxões.
Nas áreas celtas, o cristianismo continuou a se espalhar, trazendo o paganismo ao fim. Um exemplo interessante de influência cristã é o número de nomes de lugares que começam ou terminam com llan, o que significa o local de um pequeno mosteiro celta em torno do qual uma aldeia ou cidade cresceu.
Como o cristianismo foi restabelecido na Inglaterra?
O papa Gregório Magno enviou um monge, Agostinho, para restabelecer o cristianismo na Inglaterra em 597. Agostinho foi para Canterbury, a capital do reino de Kent. Ele fez isso porque a esposa do rei, tendo nascido na Europa continental, já era cristã. Pode ser a oportunidade de converter as pessoas.
quem era augustine?
Em 601, Agostinho tornou-se o primeiro arcebispo de Canterbury. Ele teve muito sucesso porque várias famílias governantes na Inglaterra aceitaram o cristianismo. No entanto, Agostinho e seu grupo de monges não tiveram sucesso com pessoas comuns. Isso pode ser explicado em parte porque Agostinho estava interessado em estabelecer autoridade cristã, e isso significava trazer governantes para a nova fé.
Como a Igreja Celta contribuiu para a difusão do cristianismo?
A Igreja Celta trouxe o cristianismo ao povo comum da Grã-Bretanha. Os bispos celtas deixaram seus mosteiros do País de Gales, Irlanda e Escócia, andando de aldeia em aldeia, ensinando valores cristãos. Embora houvesse diferenças entre os anglo-saxões e os celtas, esses bispos pareciam ter sido facilmente aceitos nas áreas anglo-saxônica.
Quais foram as diferenças entre as igrejas romana e celta?
Os bispos da Igreja romana viveram nos tribunais dos reis, que fizeram centros de poder da Igreja em toda a Inglaterra. A Igreja Celta estava interessada nas pessoas comuns, enquanto a Igreja romana estava interessada em autoridade e organização. As duas igrejas chegaram a uma crise quando discordaram da data da Páscoa. Em 603, no Sínodo (reunião) de Whitby, o rei da Northumbria decidiu apoiar a Igreja Romana. A Igreja Celta recuou quando Roma estendeu sua autoridade sobre todos os cristãos, mesmo nas partes celtas da ilha.
O fenômeno da cristianização se desenvolveu rapidamente em todo o país. Até 660, apenas Sussex e a Ilha de Wight resistiram à nova fé. Vinte anos depois, os professores de inglês voltaram para a terra a partir da qual os anglo-saxões se originaram, trazendo o cristianismo para eles. Os Reis Saxão ajudaram a Igreja a crescer, mas a Igreja aumentou o poder dos reis também. Os bispos apoiaram os reis, o que tornou mais difícil o poder real para ser questionado. A autoridade dos Reis foi garantida pela "aprovação de Deus". Uma vez que a incerteza cercou a sucessão real, qualquer pretensão sobre o trono só poderia ser validada por meio da aprovação da Igreja.
Você sabe que um filho mais velho não se tornou automaticamente rei?
Qualquer membro da família real que tivesse suficientes soldados poderia ser escolhido para tentar o trono. Além disso, num momento em que um rei poderia tentar conquistar um reino vizinho, ele provavelmente teria um filho a quem ele gostaria de passar neste reino ampliado quando ele morreu.
Então, quando o Rei Offa (Rei da Mercia de 757 até a sua morte em julho de 796. Offa era um rei cristão que entrou em conflito com a Igreja, particularmente com o Arcebispo de Canterbury) nomeou seu filho como seu sucessor, garantiu que isso foi feito numa cerimônia cristã liderada por um bispo. Foi uma boa propaganda política porque sugeriu que os reis fossem escolhidos não apenas pelas pessoas, mas também por Deus.
Como a Igreja ajudou a aumentar o poder do Estado Inglês?
A Igreja estabeleceu mosteiros, ou minsters, por exemplo, Westminster, que eram lugares de aprendizagem e educação. Nesses mosteiros, poucos homens, que podiam ler e escrever, tiveram o conhecimento aumentado. Alfred, o grande rei que governou Wessex de 871-899, foi um dos reis que, na maior parte, aproveitou a influência da Igreja.
Ele usou os homens alfabetizados da Igreja para ajudá-lo a estabelecer um sistema de leis, a educar as pessoas e a registrar assuntos importantes. Ele começou a Anglo-Saxon Chronicle, a fonte mais importante, juntamente com a História eclesiástica de Bede do povo inglês, para entender o período.
Por que era tão importante ser educado?
Aws foram feitos em uma grande quantidade de assuntos durante os cem anos seguintes.
Quando chega o século XI, a autoridade real foi maior e mais profunda na Inglaterra do que em qualquer outro país europeu.
O poder dos proprietários, cujas terras foram dadas pelo rei, foi aumentado porque seus nomes foram oficialmente registrados.
Os camponeses, que não podiam ler nem escrever, podiam perder seus direitos tradicionais sobre suas terras, porque seus direitos não eram aceitos.
Quais foram as razões econômicas para os reis anglo-saxões aderir à Igreja romana?
Os mosteiros construídos em aldeias e cidades cresceram e aumentaram o comércio local, o que levou ao desenvolvimento humano e cultural.
Muitos monges na Inglaterra vieram das terras francas (França e Alemanha). Eles foram convidados por governantes ingleses que desejavam se beneficiar de uma Igreja mais próxima e contato econômico com a Europa. A maioria desses bispos e monges parece ter vindo de igrejas e mosteiros europeus através de rotas comerciais vitais.
O contato estreito com muitas partes da Europa foi encorajado. Além disso, eles usaram o latim, a língua escrita de Roma, e isso levou o inglês a trocar com o continente. O comércio cresceu com a ajuda do aumento da alfabetização. A Inglaterra anglo-saxônica tornou-se conhecida na Europa por suas exportações de produtos de lã, queijos, cães de caça, cerâmica e produtos metálicos. Importou vinho, peixe, pimenta, jóias e cerâmica fabricada em roda.
Como os vikings se estabeleceram na Grã-Bretanha?
Em 865, os vikings invadiram a Grã-Bretanha uma vez que ficou claro que os reinos anglo-saxões que disputavam não conseguiram mantê-los fora. Desta vez, eles vieram para conquistar e se estabelecer. Os vikings rapidamente aceitaram o cristianismo e não perturbaram a população local.
Qual foi o papel do rei Alfred?
O rei Alfred de Wessex conseguiu unir os saxões contra os vikings. Após algumas derrotas sérias, Alfred ganhou uma batalha decisiva em 878 e oito anos depois ele capturou Londres. Ele selou um pacto com os Vickings: a regra viking foi reconhecida no leste e no norte da Inglaterra, no resto do país ele foi reconhecido como o rei da Inglaterra. Durante sua luta contra os dinamarqueses, construiu assentamentos murados para mantê-los afastados.
Estes eram chamados burghs. Eles se tornam cidades de mercado prósperas, e a palavra, agora geralmente soletrada, é um dos terminais mais comuns para colocar nomes, bem como o nome da unidade de administração municipal ou municipal hoje.
Como o poderoso Thor influenciou a língua inglesa?
Vamos mencionar apenas parte da influência que a cultura anglo-saxã teve na língua inglesa moderna. Algumas regiões da Inglaterra hoje em dia têm nomes derivados de sua cultura, como Sussex (Saxons do Sul) e Wessex (Saxons do Oeste). Alguns afixos da língua inglesa também provêm desses
povos, como -ing e -ton. Mas não podemos negar que a influência mais próxima é o nome dos dias da semana:
TYR Terça tinha esse nome em homenagem ao Deus da Guerra e às atividades físicas.
ODIN Quarta-feira recebeu o nome de deuses nórdicos.
THOR Quinta-feira é o dia do poderoso Deus anglo-saxão do Thundering.]
FREYA A sexta-feira tem sua origem na deusa nórdica do amor e cura Freya (ou Freyja).
Quais elementos culturais podem ser encontrados em Beowulf?
Na história de Beowulf, há uma marcante luta entre cristianismo e paganismo, e a batalha pessoal dos personagens entre os dois. Ao longo da história, os personagens exibem ações que levam ao paganismo e ao cristianismo. Contrariamente à crença pagã, Beowulf é visto como o epítome do bem e benéfico para toda a humanidade. Em Beowulf, as pessoas mostraram sua fé e amor em Deus, no entanto, devido a eventos horríveis, a paranóia os levou a procurar uma ajuda desesperada e se volta para o Paganismo.
Os elementos pagãos no poema épico Beowulf são evidentes nas personagens sobre personagens sobre-humanas. Beowulf é retratado como um super-herói. Beowulf leva a si mesmo para salvar os dinamarqueses de Grendel. Em sua batalha com Grendel, Beowulf escolhe não usar armas; ele confia em sua super força. Durante a luta, a força de Beowulf assume o controle, e Beowulf luta com Grendel até que ele seja capaz de rasgar um dos braços do monstro fora de seu soquete.
AULA 2 FEUDALISM, KNIGHTS AND PILGRIMAGES 
1. Discutir a ideia central do feudalismo;
2. compreender a importância da Carta Magna;
3. analisar a base do Parlamento;
4. descreva a figura do cavaleiro;
5. Reconheça os elementos culturais de The Canterbury Tales.
Como a Inglaterra governou os normandos?
Para entender as questões do Feudalismo, temos que entender os eventos que aconteceram antes. Quando William the Conqueror tornou-se rei, as coisas não foram bem durante sua coroação.
Quando as pessoas gritavam "Deus Salve o Rei", os guardiões normandos da Abadia de Westminster pensaram
eles iriam atacar William. Em seu medo incendiaram casas próximas e a cerimônia de coroação terminou em desordem.
Como o exército normando se comporta?
A Conquista Normanda não durou muito tempo. No entanto, estes foram tempos difíceis. Os anglo-saxões promoveram revoluções contínuas contra os normandos. Até 1070, todos os anos novas rebeliões ocorreram. Como conseqüência, o exército normando, embora pequeno, marchou de aldeia em aldeia; destruindo lugares que não podiam controlar.
Era um verdadeiro exército de ocupação por pelo menos vinte anos. No norte, entre Durham e York, nenhuma casa foi deixada em pé, e levou um século para o norte se recuperar.
A maneira como William governou a terra tornou-o um excelente exemplo para os reis na Europa continental. William deu partes da terra ao seu capitão como uma recompensa. Eles tinham pequenos pedaços de terra separados em diferentes partes do país, de modo que nenhum nobre poderia facilmente tentar reunir seus homens de luta para se rebelarem contra o rei. Somente os maiores estados dados foram os que estavam ao longo das fronteiras problemáticas com o País de Gales e a Escócia. Ao mesmo tempo, ele mantinha a terra suficiente para garantir que ele fosse muito mais forte do que seus nobres. A metade das terras da Inglaterra foi entregue aos nobres normandos, um quarto para a Igreja, e manteve um quinto ele mesmo. O rei manteve o sistema saxão dos xerifes e usou estes como mediador para os nobres locais. Como resultado, a Inglaterra era diferente do resto da Europa porque tinha uma família poderosa, em vez de um grande número de nobres poderosos. William, e os reis depois dele, pensaram na Inglaterra como sua propriedade pessoal.
Quais foram os dois princípios básicos para o feudalismo?
O primeiro era que todo homem tinha um senhor e o segundo era que todo senhor tinha terra. O rei estava conectado através dessa "cadeia" de pessoas ao homem mais baixo do país. Em cada nível, um homem tinha que prometer lealdade e serviço a seu senhor.
Esta promessa foi geralmente feita com o senhor sentado na cadeira e o seu vassalo ajoelhado diante dele, as mãos colocadas entre as de seu senhor. Isso foi chamado de "homenagem", e permaneceu parte da cerimônia de coroação de reis e rainhas britânicas até agora. Por outro lado, cada senhor tinha responsabilidades para seus vassalos. Ele tinha que dar-lhes terra e proteção.
Em 1086, o rei enviou uma equipe de pessoas em toda a Inglaterra para fazer uma pesquisa econômica completa. Seus homens fizeram todos os tipos de perguntas em cada assentamento: quanto área havia? Quem possuía isso? Quanto valeu? Quantas famílias, arados e ovelhas estavam lá? A pesquisa foi mais impopular com as pessoas, porque sentiram que não podiam escapar de suas descobertas. As informações foram coletadas e mantidas em um livro chamado 'Doomsday'. O livro ainda existe, e nos dá uma quantidade extraordinária de informações sobre a Inglaterra neste momento.
O que era a Magna Carta? A Magna Carta, a Grande Carta, era um símbolo importante da liberdade política. O rei prometeu toda a proteção de "freeman" de seus oficiais e o direito a um julgamento justo e legal.
Naquela época, a maioria das pessoas não eram livres e eram servas ou experimentaram um status social intermediário diferente, como os artesãos. Centenas de anos depois, a Magna Carta foi usada pelo Parlamento para se proteger de um rei poderoso.
Na verdade, a Magna Carta não ofereceu liberdade real para a maioria das pessoas na Inglaterra. Os nobres que obrigaram o rei João a assinar não defenderam a liberdade das pessoas: queriam impedir que João fosse além dos seus direitos como senhor feudal.
Como foi o sistema de aulas na Inglaterra?
A Inglaterra era especial porque a Câmara dos Comuns continha uma mistura de gentry pertencente à classe dominante feudal e comerciantes e homens livres. A cooperação destes grupos, através da Câmara dos Comuns, tornou-se importante para o futuro desenvolvimento político e social da Grã-Bretanha. Após a morte de Edward, durante 150 anos, o acordo dos Comuns tornou-se necessário para a elaboração de todos os estatutos e todos os impostos especiais adicionais aos impostos regulares.
Como podemos descrever a figura do cavaleiro?
O cavaleiro, juntamente com o Rei, foi a figura mais representativa do Medieval Times. Sua imagem evoca qualidades como a bravura incondicional, a honra e a idealização de alguém que é capaz de abandonar seus desejos para favorecer seus princípios.
AULA 3 HISTORICAL, CULTURAL AND LITERARY SOURCES ABOUT THE KING ARHTUR 
1. Conhecer a lenda do rei Arthur;
2. compreender as origens das histórias do rei Arthur;
3. analisar as raízes históricas e culturais do romance da cavalaria;
4. Identificar características históricas, sociais e culturais em Morte D'Arthur.
Qual foi a importância de William Caxton e da imprensa?
Embora William Caxton (1422? - 1491?) Estivesse em uma idade adiantada aprendendo a um dos comerciantes de pano mais ricos da Inglaterra e, finalmente, se tornou um rico comerciante, é com a impressão de que seu nome está associado para sempre. Férias na cidade alemã de Colônia no verão de 1471, viu pela primeira vez uma imprenta no trabalho.
A invenção de Gutenberg de impressão de tipo móvel, embora não tinha mais de cinquenta anos naquela época, já se espalhara para quase todos os países da Europa. Ao retornar à Inglaterra, ele estabeleceu a primeira imprensa inglesa em Westminster em 1476.
Um terço dos livros que ele emitiu foram suas próprias traduções, e para eles, ele contribuiu com prefácios. Entre os cem livros impressos de Caxton estão Chaucer 'Canterbury Tales' e Malory's 'Morte D'Arthur', para o último dos quais ele contribuiu com um excelente prefácio. Uma vez que os livros se tornaram menos pesados ??e menos dispendiosos, e como muitos títulos diferentes foram impressos, pela primeira vez, valeu a pena para o homem comum aprender a ler.
Assim, em grande medida, a invenção da impressão trouxe a Inglaterra até o fim da Idade Média e inaugurou o Renascimento
Por que as histórias sobre King Arthur são tão fascinantes?
Havia uma história de que um abade, em 1200, num mosteiro falava de Deus em uma reunião. Ele notou que os monges e as freiras estavam com sono e que alguns deles roncaram. De repente, o abade anunciou: "Ouça, meus irmãos, era uma vez um rei chamado Arthur ..." Todos que já estavam dormindo, acordou para ouvir as histórias de Arthur. O abade, então, concluiu que sua audiência precisava de ensinamentos espirituais mais elevados porque estavam muito mais atentos às histórias de Arthur do que à sua pregação sobre Deus.
Quais são as raízes históricas de Arthur?
Arthur nasceu como um símbolo de esperança para o povo britânico. Depois que as legiões romanas deixaram a Grã-Bretanha para defender Roma contra vastos grupos de invasores no início do século V, os bretões tiveram que lutar contra seus próprios invasores, os alemães, chamados de "saxões".
Mais de um século, os soldados britânicos lutaram contra os saxões, tendo vitórias e derrotas, até 577 A.C. quando a conquista germânica foi alcançada na Batalha de Deorham. Com a conquista germânica, a maior parte dos bretões se misturava com os invasores; alguns outros, no entanto, foram para o País de Gales, e outra parte atravessou o canal para a província da Grã-Bretanha.
Por que o Cavalheira é útil?
A cavalaria era uma maneira útil de persuadir os homens a lutar criando a idéia de que a guerra era uma coisa nobre e gloriosa. A guerra também poderia, obviamente, ser lucrativa. Mas, de fato, a crueldade, a morte, a destruição e o roubo eram a realidade da guerra, como são hoje. O príncipe negro, que era o exemplo vivo do cavalheirismo na Inglaterra, era temido na França por sua crueldade.
Quais são as características de um romance de cavalaria? Romances de cavalaria têm uma qualidade universal e intemporal. As aventuras são variações na luta eterna entre o bem e o mal, a ordem e a desordem, o amor rectificado e não correspondido e acontecem em algum tempo vago no passado (mas depois do nascimento de Cristo) e em lugares exóticos e distantes. O mundo do romance ainda está conosco, mas transformado. Temos apenas a aparência, por exemplo, de filmes e romances ocidentais (cowboy), os romances e filmes muito populares de James Bond (ambientados no presente, mas locais exóticos), a série de televisão Xena: Princess Warrior ("cavaleiro feminino" e " escudeiro ') e os filmes de Star Wars (que nos levam para um futuro distante).
Quem era Sir Thomas Malory?
Pouco antes da morte de Chaucer, quando o feudalismo e o cavaleiro eram instituições vacilantes, nasceu um homem que buscava capturar em seus escritos o ideal medieval da cavalaria. Este homem era Sir Thomas Malory. Pouco se sabe sobre sua vida. Durante muitos anos, os estudiosos identificaram o autor de Morte D'Arthur com um cavaleiro de Warwickshire que foi acusado de extorsão, roubo e estupro e que passou os últimos vinte anos de sua vida. Investigações recentes descobriram outros 'Thomas Malorys', indicando que o autor real pode não ter tido um registro criminal
AULA 4 THE TUDORS, THE RENAISSANCE AND THE ELIZABETHAN THEATER
1. Reconhecer o século 16 na Inglaterra como a "Era de Ouro", a "era elizabetana" e a "Era dos Tudors";
2. Analisar a importância da Reforma Protestante e estabelecer como a ruptura com a Igreja favorece Henrique VIII;
3. compreender como o Renascimento se opôs à mentalidade medieval;
4. Reconhecer as origens e o desenvolvimento do teatro isabelino e analisar uma das obras de Shakespeare.
Era Isabelino - um momento de mudanças
A era isabelino ou a Era de Ouro ou Tudors pode muito bem ser chamada de Idade do Mar. Emergindo da Idade Média e enfrentando o mundo moderno, sabemos hoje que o país envolveu seus esforços em um processo histórico envolvendo as principais nações da época e assegurará seu futuro como líder mundial. Enquanto isso, no século XVI, a antiga e a nova Inglaterra compartilhavam o mesmo espaço e lutaram por isso trazendo profundas mudanças.
O barão medieval, o cavaleiro, o servo e o prelado católico não eram mais os tipos dominantes da sociedade inglesa. O agente do governo nacional, o rico comerciante urbano, o reformador protestante e o estudioso mundano tornaram-se mais importantes. Todas as mudanças que profundamente marcadas a história inglesa tornaram a era isabelina um dos períodos mais notáveis da história humana.
Por que o período tem o nome da rainha Elizabeth? Elizabeth, eu era o maior dos monarcas Tudor e governava mais do que qualquer um deles e promovia enormes mudanças políticas, religiosas, econômicas e intelectuais durante o reinado. Durante este período, as belas artes floresceram como nunca antes e a vida foi intensamente vivida e amada.
Como a Inglaterra tornou-se protestante?
A ruptura de Henry com Roma era puramente política. Ele não aprovou as novas idéias da Reforma Protestante introduzidas por Martin Luther na Alemanha e John Calvin em Genebra. Ele ainda acreditava na fé católica. Como seu pai, Henry VIII governou a Inglaterra através de seus conselheiros próximos, homens que dependiam completamente dele para a posição deles.Quando ele rompeu com Roma, ele usou o Parlamento para tornar a ruptura legal. Através de vários atos do Parlamento, entre 1532 e 1536, a Inglaterra tornou-se politicamente um país protestante, embora a religião popular ainda fosse católica.
Como a Reforma avançou com Henry VIII?
Thomas Cromwell tornou-se o ministro-chefe do rei. Entre 1536 e 1539 fecharam 560 mosteiros e outras casas religiosas. Henry fez isso para manter a coroa todo o dinheiro e os bens que já pertenciam à Igreja e às ordens religiosas, mas também queria ser popular com as classes em ascensão de proprietários e comerciantes. Ele vendeu ou deu grande parte das terras dos mosteiros para eles.
Enquanto isso, os monges e as freiras foram expulsos. Alguns receberam pequenas quantias de dinheiro, mas muitos não conseguiram encontrar trabalho e se tornaram mendigos errantes. A dissolução dos mosteiros foi provavelmente o maior ato de destruição oficial na história da Grã-Bretanha. No entanto, o rei permaneceu leal ao ensino religioso católico, e executou protestantes que se recusaram a aceitá-lo.
Henry conseguiu ter um filho?
O rei, nos anos seguintes, voltaria a se casar com outras vezes. Anne Boleyn, sua segunda esposa, para quem ele mudou o país para sempre, não lhe deu o filho Henry desejado. Tendo sido acusada de alta traição, Anne Boleyn foi condenada à morte com o conhecimento e o acordo do próprio rei.
Ela foi decapitada, poucos anos depois de seu casamento, deixando uma filha - Elizabeth - que dirigia o país com mão de ferro bem sucedida por um longo período. Henry morreu em 1547, deixando para trás sua sexta esposa, Catherine Parr, e seus três filhos. Maria, a mais velha, era filha de Catherine de Aragão.
Edward VI, que tinha nove anos, era o filho de Jane Seymour, a única esposa que Henry realmente amava, mas que morrera dando à luz seu único filho. No entanto, Edward VI nunca governou a Inglaterra. Ele morreu ainda jovem e deixou o trono para a irmã.
O renascimento inglês ocorre muito mais tarde, em comparação com o italiano e o flamengo. Só se torna marcado em 1485 com a consolidação do estado nacional inglês. Não houve um desenvolvimento significativo nas artes, como na Itália. A produção cultural centrou-se na música, na literatura e no teatro. Na verdade, o contributo e legado mais notável do Renascimento inglês era o teatro isabelino cujo principal expoente era William Shakespeare (1564-1616).
Como o nacionalismo inglês se tornou forte?
Durante o reinado da rainha Elizabeth (1558-1603), a Inglaterra tornou-se um poder naval mundial e começou os alicerces do império britânico distante. A derrota da armada espanhola em 1588 deu impulso a uma poderosa onda de fervor nacionalista que energizava
todas as atividades inglesas, incluindo literatura e artes.
Quais foram as principais características do Renascimento?
• Ênfase em estudos clássicos nas universidades em expansão;
• Aumento da alfabetização entre os leigos;
• Crescimento de uma escolaridade crítica e cética, levando ao inquérito científico;
• O aumento do comércio leva à riqueza individual, prosperidade geral, nacionalismo e materialismo;
• Movimento gradual de crenças religiosas inquestionáveis ??para uma filosofia mais centrada no ser humano.
O drama inglês teve seus começos com as peças da igreja e as pantomimas da Idade Média. Introduzido pelo clero para ajudar a congregação ilegalizada a entender o serviço da Igreja Latina, essas peças acabaram se tornando tão elaboradas e tão cheias de incidentes seculares ou humorísticos que foram transferidos para o alpendre da igreja.
Como os personagens do teatro isabelino?
Os personagens eram complexos porque combinavam traços de personalidade. A transição das abstrações personificadas para os personagens da vida real foi melhorada pelas idéias renascentistas de que homens e mulheres, como indivíduos, eram objetos de estudo fascinantes.
A coroação deste novo tipo de teatro foi William Shakespeare, que criou uma lista de personagens que muitas vezes parecem mais reais que nossos próprios amigos e conhecidos.
Qual foi o aspecto e a característica das playhouses durante a Restauração?
• Eles eram rectangulares em vez de redondos e não mais abertos ao céu;
• A iluminação artificial foi necessária pela primeira vez;
• As mulheres são agora desempenhadas por mulheres;
• O palco foi preenchido com cenário móvel;
• O palco parecia uma caixa aberta de um lado, ou uma tela emoldurada com atores pintados sobre ela.
As peças históricas de Shakespeare
A maioria das peças tem um elemento histórico - as peças romanas, por exemplo, são históricas, mas os estudiosos não se referem a essas peças romanas (Júlio César, Antônio e Cleópatra, Coriolano, etc.) à medida que a história toca. As peças que normalmente queremos dizer quando nos referimos às peças da "história" são as dez peças que cobrem a história inglesa dos séculos XII ao XVI e, em particular, o período 1399-1485. Cada peça é nomeada em nome, e se concentra, o monarca reinante do período.
Em ordem cronológica de configuração, estes são o Rei João, Richard II, Henrique IV Partes I e II, Henry V, Henry VI Partes I, II e III,
Richard III e Henry VIII, embora Shakespeare não os escreveu nessa ordem. As peças dramatizam cinco gerações de lutas de poder medievais. Na maior parte, retratam a Guerra dos Cem Anos com a França, de Henry V a Joana d'Arc e as Guerras das Rosas, entre York e Lancaster.
As peças históricas de Shakespeare
Nunca devemos esquecer que são obras de imaginação, baseadas muito vagamente em figuras históricas. Shakespeare era um grande leitor da história e sempre estava procurando o impacto dramático de personagens e eventos históricos como ele leu.
AULA 5 THE REVOLUTIONARY PERIOD AND THE INFLUENCE OF THE FRENCH REVOLUTION 
1. Compreender os conceitos de liberdade e buscar a liberdade durante o período revolucionário nos Estados Unidos;
2. analisar em que medida esses conceitos estão presentes na Declaração de Independência e na Constituição dos Estados Unidos;
3. Reconhecer o contributo da Guerra Civil e das lutas entre o sul agrário e o norte industrializado.
Quando os conceitos de liberdade foram mencionados pela primeira vez no Novo Mundo?
Os colonos - herdeiros das tradições da longa luta do inglês pela liberdade política - incorporaram conceitos de liberdade na primeira carta da Virgínia. Isso proporcionava que os colonos ingleses tivessem de exercer todas as liberdades, franquias e imunidades "como se estivessem permanecendo e nascessem dentro deste Reino da Inglaterra". Eles queriam, então, aproveitar os benefícios da Magna Carta e do direito comum.
Como a Inglaterra perdeu o controle sobre as colônias?
Nos primeiros dias, as colônias conseguiram se apegar à sua herança de direitos devido ao pressuposto arbitrário do rei de que eles não estavam sujeitos ao controle parlamentar. Além disso, durante anos depois, os reis da Inglaterra estavam muito preocupados com grandes lutas que ocorreram na própria Inglaterra - uma luta que culminou na Revolução Puritana. Consequentemente, antes que o Parlamento pudesse chamar sua atenção para a tarefa de moldar as colônias americanas em uma política imperial, eles se tornaram fortes e prósperos por direito próprio.
Como a legislação se tornou americana?
Desde o primeiro ano depois de os colonos terem pisado o novo continente, eles haviam funcionado de acordo com a lei e a constituição inglesas - com as assembléias legislativas, um sistema de governo representativo e o reconhecimento das garantias de direito comum da liberdade pessoal. Mas cada vez mais legislação tornou-se americana em termos de visão, e cada vez menos atenção foi dada às práticas e precedentes ingleses. No entanto, a liberdade colonial do controle efetivo do inglês não foi alcançada sem conflito, e a história colonial abunda em lutas entre as assembléias eleitas pelo povo e os governadores nomeados pelo rei.
A Inglaterra conseguiu controlar as demandas de liberdade dos colonos?
Estava claro a necessidade britânica de um novo design imperial. No entanto, a situação na América era favorável a uma mudança. Longamente acostumados a uma grande independência, as colônias exigiam mais, e não menos, a liberdade, particularmente agora que a ameaça francesa havia sido eliminada.
Para pôr em vigor um novo sistema, para apertar o controle, os estadistas da Inglaterra tiveram que lidar com colonos treinados para autogoverno e impacientes de interferência.
Como podemos vincular a Declaração de Independência a uma filosofia da liberdade humana? A Declaração de Independência - 4 de julho de 1776 - não só anunciou o nascimento de uma nova nação, mas também estabeleceu uma filosofia de liberdade humana que deveria ser uma força dinâmica em todo o mundo ocidental. Ele descansou, não em queixas particulares, mas em uma ampla base de liberdade individual que poderia comandar o apoio geral em toda a América. Sua filosofia política é explícita:
"Consideramos que essas verdades são evidentes, que todos os homens são criados iguais, que são dotados pelo Criador com certos direitos inalienáveis; que entre estes são a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Para garantir esses direitos, os governos são instituídos entre os homens, obtendo seus poderes justos do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torna destrutiva desses fins, é o direito das pessoas de alterar ou abolir, e de instituir um novo governo, sentar as bases sobre tais princípios e organizar seus poderes de forma tal que eles devem ter maior probabilidade de afetar sua segurança e felicidade ".
Qual foi o objetivo principal da Declaração de Independência? Ele serviu um propósito muito além do de aviso público de separação. Suas idéias inspiraram fervor em massa para a causa americana, pois instilou entre as pessoas comuns um senso de sua própria importância, inspirando-os a lutar pela liberdade pessoal, pelo governo autônomo e um lugar digno na sociedade.
O que foi a Guerra Civil? A Guerra Civil é o evento decisivo da história americana. Nenhuma guerra americana anterior veio em qualquer lugar perto disso em escala ou nas baixas que causou. Suas conseqüências sociais e políticas foram vastas. Ele preservou a União, levou à abolição da escravidão e alterou drasticamente a relação entre os estados e o governo federal.
Mas a guerra também gerou debates em curso sobre as causas e resultados do conflito. Entre as questões mais amargamente contestadas, estão o motivo pelo qual os Estados do Sul se separaram e a extensão em que foi a escravidão que motivou a secessão e por que o Norte não deixou a Confederação se separar pacificamente. Os historiadores continuam a debater
a forma de avaliar a liderança militar e a estratégia durante a Guerra Civil e os motivos da vitória do Norte e a derrota do Sul.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais