Buscar

RESENHA MEU AMIGO NICZ

Prévia do material em texto

RESENHA¹
Meu amigo Nietzsche. Direção: Fáuston da Silva. Aquarela Produções Culturais. Brasília- DF, 2012.15 min. som, color. Formato: 35mm. Disponível: www.youtube.com/watch?v=FroyMvgYfm0 > Acesso em 04 de abril 2018. 
 Andreza Dos Santos Clarindo² 
Fáuston da silva cineasta e diretor do curta metragem meu amigo Nietzsche, o filme foi ganhador de quatro prêmios no festival de Brasília também de vários prêmios internacionais, o curta retrata a historia de um jovem chamado Lucas preste há repetir o ano na escola devido as suas notas baixas, foi aconselhado pela a professora a ler mais, com a iniciativa de melhorar suas notas o garoto começa a ler todos os anúncios pelas ruas, cartazes e muros, motivado por uma pipa nos ares e dos seus amigos correndo, o menino viola um aviso proibido de ultrapassagem e entra em um lixão, nesse mesmo lugar encontra um clássico da literatura, “Assim falou Zaratustra” que levou o garoto em um mundo de imaginações e aprendizagem.
 A curta metragem aborda uma maneira muito divertida e interessante de mostra o analfabetismo funcional, e a crônica da educação no Brasil, o curta retrata a história de um garoto que encontrou um exemplar de “Assim falou Zaratustra” do filosofo alemão Friedrich Nietzsche no lixão. Por não saber ler o nome do autor do livro, o menino já teve um motivo para desistir da leitura, porem mesmo diante das dificuldades e a falta de incentivo da família, escola, comunidade e alguns colegas, o jovem leitor permanece na difícil missão de decifrar o livro. Após várias tentativas de encontrar alguém que o ajudasse o jovem garoto encontrou um senhor catador de papelão que o ensinou a decifrar o título do livro, além disso, o influenciou a ler o livro, então assim o garoto começou a descobrir um novo mundo através da leitura da obra. O curta revela uma trama de aprendizagem e descoberta, pois o garoto Lucas antes considerado um péssimo aluno teve a curiosidade de ler um livro que é considerado de difícil leitura, e consegue um grande desempenho. A Leitura nos proporciona uma aprendizagem tão grande que após o jovem ser instigado a ler o livro desenvolveu um senso critico sobre alguns aspectos da sociedade além de descobrir o significado de novas palavras que o levaram ao conhecimento mais puro e valorizado além de começar a dominar conceitos, e aborda citações do livro, e procurou buscar ter um melhor desenvolvimento na escola. Outro ponto que chama atenção no curta e o cenário aonde a história e abordada, e relatada em uma periferia no Distinto Federal, e como vemos na maioria dos filmes, documentário, que aborda, mas o tema de violência e criminalização, já Fáuston procurou abordar sobre a educação de uma forma que nos influencia a ter mais iniciativas em busca de conhecimento.
A melhor forma de se aprender e através da leitura, o hábito de ler nos proporciona importantes desempenho para o desenvolvimento do intelecto e um guia para o caminho mais curto para adquirir conhecimento, como foi o caso do menino Lucas que começou a ler um único livro, e desenvolveu nele um interesse enorme para continuar lendo, e assim despertou um serie de preocupação em relação aos pais e professora que não quiseram ajudar ao garoto neste momento por falta de conhecimento, imagine-se a educação no Brasil fosse olhada de uma forma alavancadora, para que todos os cidadãos tivessem o direito de um ensino de qualidade.
 
Podemos observar que o Brasil tem mais de 70% da população que não consegue ler e escreve, e o curta retrata isso numa forma de alerta, mas como resolver essa situação? Sem dúvida nenhuma que a educação é o caminho. E o resultado disso é a enorme quantidade de analfabetos funcionais com diploma, o nosso país deveria se esforçar em alfabetizar com qualidade, se os alunos não forem incentivados à leitura, a atividades que trabalhem com inteligência, pensamento lógico e capacidade de relacionar temas diferentes, nenhum esforço do governo será válido. 
Também não devemos nos esquecer dos professores. Melhoria nos cursos de formação dos docentes, com capacitação, isto e um processo a ser muito elaborado, e estudado, mas com certeza daria um bom investimento na qualidade da educação por que essa é a única forma capaz de reverter esse quadro educacional brasileiro.
 
 
 
 
¹ Trabalho apresentado às disciplinas, Introdução a Filosofia e Introdução ao Trabalho Acadêmico, sob orientação dos professores Leonardo Araújo e Maria Helena Ribeiro. 
 ² Discente do I Semestre do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Campus de Itapetinga.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes