Buscar

ETAPA 2

Prévia do material em texto

Capa contendo: o logo da Instituição, o titulo do trabalho e do curso; nome completo e respectivo RA do aluno (quando desenvolvido individualmente) ou de todos os integrantes do grupo; nome dos tutores (presencial e a distância); nome completo da disciplina; polo presencial. 
 Contracapa; 
ETAPA 2
RESUMO
O Sistema de Gestão Ambiental pode ser definido como um conjunto de procedimentos para gerir ou administrar uma organização, de forma a obter o melhor relacionamento com o meio ambiente. Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral avaliar a dificuldade de implantação de um sistema de gestão ambiental em empresas. Foi realizada a aplicação de um questionário em sete empresas de diversos segmentos/tamanhos que não possuem atualmente um SGA. Os questionários foram avaliados e, de acordo com as respostas obtidas, foram propostas alternativas para ajudar na implantação de SGA nessas empresas. As principais dificuldades encontradas pelas empresas em relação à gestão ambiental foram: desprendimento de capital para a área ambiental, seguida de relacionamento com os órgãos ambientais, falta de treinamento do pessoal e a estruturação do setor ambiental na empresa. A importância dada às questões ambientais para a maioria das empresas analisadas está relacionada ao cumprimento de aspectos legais, não sendo considerados os benefícios trazidos por um SGA. Como propostas para auxiliar as empresas na implantação, foram sugeridas as seguintes alternativas: Diminuir os gastos de óleo dos caminhões. Diminuir o gasto excessivo de plásticos durante os processos de embalagem e transporte de carga. Diminuir as impressões desnecessárias no escritório.
1. POLÍTICA AMBIENTAL
1.1. Processo Produtivo em relação a questão ambiental
Apesar da consciência ambiental de seus sócios/proprietários e de seus esforços para diminuir o uso de combustíveis, pneus, copos, descartáveis, papeis e energia, vimos que durante o processo produtivo é possível melhorar e diminuir os gastos de óleo dos caminhões, principalmente evitando deixar o mesmo ligado quando está parado, vimos ainda o gasto excessivo de plásticos durante os processos de transbordo de cargas, o que pode ser melhorado com mais atenção e cobrança do supervisor, sem falar na parte do escritório onde muita coisa pode deixar de ser impressa, evitando o gasto desnecessário de papeis. 
 
1.2. Consciência Ambiental
 
A empresa busca conscientizar todos os funcionários da necessidade de reduzir os gastos, desde a água, energia, até os pneus e obviamente o óleo diesel, e procura deixar bem claro que está além de uma economia financeira, estaremos fazendo nossa parte para um mundo melhor com menos poluição. 
Porém ainda falta alguém para vistoriar e cobrar mais de perto o empenho de cada colaborador, deixando cada vez mais evidente a necessidade de cuidar do meio ambiente e evitar gastos desnecessários. 
 
1.3. Padrões Ambientais
 
A Vivo Transportes segue a Política Ambiental do Ministério dos Transportes que tem como referência três princípios: a viabilidade ambiental dos empreendimentos de transportes, o respeito às necessidades de preservação ambiental e a sustentabilidade ambiental dos transportes. Esses princípios gerais adotados estão desdobrados em diretrizes ambientais que servem de orientação para o programa de gestão ambiental do Ministério dos Transportes. 
A Vivo Transportes também está em processo de implantação do ISO 14000 e espera em breve conscientizar ainda mais seus colaboradores para poder diminuir seus custos e ajudar ainda mais a preservar o meio ambiente. 
 
1.4. Comprometimento Gerencial com a causa 
 
Sabendo da importância da causa, o comprometimento gerencial é muito forte, colocando como uma das prioridades da Vivo Transportes a responsabilidade com o meio ambiente, já que no mundo de grande concorrência e com a necessidade de preservar o meio ambiente, fazer economia evitando desperdícios principalmente de matérias não-renováveis se tornou uma obrigação. 
A gerência também está ciente que é somente através dela que há a possibilidade de atingir o comprometimento de todos, que com essa maneira holística de preocupação ambiental faz com que todos estejam envolvidos criando um clima que permite o surgimento de possíveis sugestões para a busca contínua de melhorias
1.5. Resíduos provenientes da produção
 
Todos os produtos que geram perdas (sucata) são devidamente armazenados e eliminados segundo as normas que regem cada um deles. 
Na Vivo Transportes, pneus, baterias, ferro, alumínio, borrachas são lixos recicláveis e são expurgados pelo meio mais prático possível: venda a fornecedores e empresas credenciadas a recebê-los. 
1.6. Nível de Capacidade do Pessoal
 
O treinamento deve incentivar o funcionário a se auto desenvolver, a buscar o seu próprio meio de reciclagem. A missão do treinamento pode ser descrita como uma atividade que visa: ambientar os novos funcionários; fornecer, aos mesmos, novos conhecimentos; desenvolver comportamentos necessários para o bom andamento do trabalho e, atualmente vem tendo a sua maior missão que é de conscientizar os funcionários da importância de auto desenvolver-se e de buscar o aperfeiçoamento contínuo.
A Vivo Transporte vem investindo em novas tecnologias, instalações, equipamentos e em treinamentos para que seus colaboradores possam renovar seus hábitos, melhorando os processos e sejam capazes de transformar as ideias em ações que tragam resultados significativos para a empresa. 
1.7. Capacidade de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) 
 
Seu sócio diretor Carlos Rodrigues faz questão de pessoalmente, cuidar das pesquisas para o desenvolvimento na área ambiental, sempre procurando utilizar os pneus e combustíveis menos poluentes. 
O mesmo criou na empresa um prêmio em dinheiro para o motorista que tiver a melhor média de combustível e para o motorista que conseguir a melhor economia de pneus por mês. 
Também está em processo de implantação da coleta de lixo seletiva, na qual quer fazer a doação principalmente dos papeis para o Hospital Araújo Jorge (Hospital do Câncer). 
1.8. Legislação Ambiental 
Conforme o artigo 3º, I, da Lei n. 6.938 da Constituição Federal de 31/08/1981 entende-se por meio ambiente “o conjunto de condições, leis, influências de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”. 
Esta lei trata da preservação e cuidados com o meio ambiente que as empresas devem ter. O meio ambiente precisa cada vez de mais cuidados e com base nisso os órgãos ambientais são responsáveis pelas liberações de licenças de operações de cada atividade. O patrimônio ambiental é o bem jurídico mais onde a água, o solo e o ar são considerados os bens jurídicos mais importantes do homem. 
O meio ambiente é protegido na esfera civil, administrativa e penal. Os princípios ambientais estão disciplinados no art. 225 da Constituição Federal onde trata da proteção ambiental. As empresas ao agredir o meio ambiente estão cometendo o ato de crime ambiental. Existem diversos crimes ambientais. No que se enquadra a atividade da transportadora de produtos químicos podemos citar a Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. 
No código penal podemos citar alguns artigos que se enquadram na atividade da transportadora: Art. 270 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40 - Crime de envenenamento de água potável ou de substância alimentícia ou medicinal. Art. 271 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40 - Corrupção ou poluição de água potável. 27 Art. 38 do Código Penal – Decreto Lei 2848/40 - Emissão de fumaça, vapor ou água. Podemos classificar como crime de dano o ato de agredir o meio ambiente.
2. PROPOSTAS DE MELHORIAS 
Os problemas que constatamos na empresa são: altoconsumo de combustíveis, pneus, copos, descartáveis, papeis, plásticos e energia.
2.1. Propor soluções de melhorias e/ou implementação. 
Diminuir os gastos de óleo dos caminhões, evitando deixar o mesmo ligado quando está parado carregando. Orientar o supervisor e motorista para que deixe o caminhão desligado quando estiver carregando. Com isso, diminui os gastos financeiramente e ecologicamente. 
Diminuir o gasto excessivo de plásticos durante os processos de embalagem e transporte de carga. Treinamento aos funcionários e supervisor sobre embalar as mercadorias corretamente evitando o desperdício de plásticos, treinar também o ajudante de motorista para um transporte seguro da carga utilizando uma quantidade adequada de plástico.
Diminuir as impressões desnecessárias no escritório. Orientar todo o pessoal do administrativo para evitar impressões que muitas vezes nem precisam ser impressas e orienta-los também a utilizar rascunhos em algumas impressões.
Utilizar as redes sociais da empresa e e-mails marketing para divulgar e conscientizar os clientes e amigos sobre as ações ambientais da empresa, promover campanhas de coletas e distribuições de agasalhos e calçados para pessoas carentes.
3. CONCLUSÃO
 
Com este projeto podemos concluir que apesar da empresa já adotar boas medidas ambientais a instalação nessa empresa de uma gestão ambiental pode melhorar muito a relação da empresa com o meio ambiente, através de coletas de informações, financeiras, administrativas, culturais e de estratégia de marketing, todos os conceitos adquiridos através de estudos realizados sobre a implantação de uma nova maneira de gestão visando o meio ambiente e a segurança dos colaboradores. 
Além disso, a instalação de uma gestão ambiental proporcionará economia, feitas através de controle de gastos com pneus, óleo, plásticos e ainda poderá gerar uma renda extra com as reciclagens de papeis, plásticos e pneus, o que vai proporcionar a empresa investir cada vez mais em seus funcionários lhe proporcionando ambientes agradáveis, equipamentos novos e ainda terá 
a oportunidade de praticar um preço melhor aos seus clientes já que com certeza diminuirá seus custos com a operação. 
Concluindo hoje uma empresa que deseja crescer e pensa no futuro tem que ter seu sistema de gestão ambiental, pois o mercado exige e a natureza agradece. 
Concluindo hoje uma empresa que deseja crescer e pensa no futuro tem que ter seu sistema de gestão ambiental, pois o mercado exige e a natureza agradece. 
A importância dada às questões ambientais para a maioria das empresas, no momento, está relacionada somente ao cumprimento de aspectos legais, não sendo levados em conta os benefícios trazidos por um SGA. Para facilitar a implantação do SGA pelas empresas foi proposta sua estruturação em relação à área ambiental, fortalecendo o comprometimento de todos os funcionários para a melhoria dos aspectos ambientais, investindo na educação, qualificação e treinamento do pessoal e investimento em tecnologias.
 
 
11. BIBLIOGRAFIA 
 
PLT – Projeto Livro Texto. 
 
MARAN, Celso de Oliveira. Sistema de Gestão Ambiental para Certificação ISO 14001 (Teoria e Prática) primeira edição, 2013 
 
http://www.aedb.br/seget/artigos12/36316809.pdf 
 
http://www.faculdadeparque.com.br/ebooks/Gest%C3%A3o%20ambiental%20-
%20investimento%20de%20m%C3%A9dio%20a%20longo%20prazo.pdf 
 
http://www.sebrae.com.br/setor/economia-criativa

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes