Buscar

Currículo e Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Currículo é um importante elemento constitutivo da organização escolar. Ele é uma construção social do conhecimento e pressupõe a sistematização dos meios para que sua construção se efetive. Na organização curricular, os seguintes pontos básicos devem ser considerados:
I - O currículo dever ser um artefato neutro e asséptico às influências sócio-político-culturais;
II - A construção do currículo não pode ser separada do contexto social onde está inserida a escola;
III - A organização dos conteúdos deve ser priorizada, pois somente assim se poderá resgatar a cultura;
IV A determinação do conhecimento escolar deverá sofrer a análise interpretativa e crítica da escola.
Estão corretas as alternativas: II e IV
-------------------------------------------
O Projeto Pedagógico de uma escola deve partir dos objetivos mais amplos relacionados à formação geral dos alunos, de modo que nele estejam presentes características da contemporaneidade e da comunidade local, sem perder de vista as ações do coletivo escolar para a sua elaboração. A legislação atual explicita as diretrizes tanto de formação quanto de ordem cultural que devem pautar as ações dos professores na prática educativa. O que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formulação de um currículo sintonizado com a contemporaneidade?
Um currículo pautado na interdisciplinaridade, considerando-se que todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos;
--------------------------------------------
Um Projeto Político-Pedagógico, deve colocar em evidência como corpo de sua construção o seguinte princípio:Orienta a sua prática profissional a relação que estabelece com seus alunos o conteúdo que seleciona para ensinar e como o trata científica e metodologicamente.
-------------------------------------------
Quando o professor valoriza a dimensão cultural que passa a ser entendida como um elemento vivenciado e construído no interior da escola, significa que ele:
Contempla os diversos saberes no currículo escolar
---------------------------------------------
Na concepção de Pais (2008, p. 16-17): há jovens negros ou ciganos que entram numa escola ideologicamente orientada pelo princípio da igualdade de oportunidades, mas, na realidade, eles são muitas vezes tratados como diferentes quando deveriam ser tratados como iguais. É o que acontece ao serem olhados de lado, sendo desse modo estigmatizados, Outras vezes, esses jovens gostariam de ser compreendidos na sua diferença, mas acabam por ser tratados como iguais. É o que acontece quando não há uma mínima preocupação com as suas carências econômicas ou afetivas. Quando as diferenças que fazem de cada aluno um ser humano não são levadas em linha de conta ou sempre que, por razões não justificadas ou de simples presunção, se é tido como igual mas olhado como diferente, pode surgir entre quem é alvo de discriminação ou abandono um sentimento de solidão expresso em revolta. Esse sentimento de revolta poderá surgir, potencialmente, entre alunos que:
não reconhecem a escola como sua
------------------------------------------------
Os temas transversais fazem parte das diretrizes curriculares elaboradas pelo Governo Federal para orientar a educação no Brasil. De acordo com essa orientação, esses temas devem ser tratados:
Por todas as disciplinas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais