Buscar

Ciclo celular

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ciclo celular
Universidade Estadual de Santa Cruz
 Ilhéus-BA
 29/08/2014
MITOSE
Processo de reprodução celular onde uma célula diplóide dá origem a duas outras células diplóides, idênticas à célula-mãe.
(divisão equacional)
Nesta fase ocorre a síntese e a duplicação do DNA.
Subdividida em: Período G1 ( síntese RNA), S (síntese e produção de DNA) e G2 (DNA duplicado). Podemos observar também a presença da carioteca.
Nesta fase podemos observar que o DNA já está duplicado. Logo observamos o desaparecimento da membrana nuclear e o aparecimento de fibras do fuso Acromático.
Nesta fase os cromossomos estão dispostos no centro da célula formando a placa equatorial. Além de se condensarem totalmente e se unirem as fibras do fuso por meio do centrômero 
Podemos observar as fibras do fuso que logo se encurtam em direção aos polos levando as cromátides
Podemos observar o ressurgimento da membrana nuclear e a célula já dividida idêntica a célula mãe, então agora temos duas células diplóides.
 Divisão celular em que uma célula diplóide produz quatro células haplóides.
(divisão reducional)
MEIOSE I
Ocorre a síntese e a duplicação do DNA.
Subdividida em: Período G1 ( síntese RNA), S (síntese e produção de DNA) e G2 (DNA duplicado). Podemos observar também a presença da carioteca e o separamento e cromossomos homólogos.
Podemos observar o pareamento entre cromossomos homólogos e o acontecimento chamado crossing-over onde há uma troca de material genético, além do desaparecimento da carioteca.
Os cromossomos homólogos pareados encontram-se no centro da célula e cada cromossomo estão presos a fibra do fuso (diferente da meiose que é cada cromátide).
Logo podemos observar que o encurtamento das fibras do fuso faz com que separe os cromossomos homólogos, que são conduzidos para lados opostos da célula. 
No final desta fase ocorre então a citocinese(divisão do citoplasma), separando as duas células-filhas haplóides. E logo, a reconstituição da carioteca.
Nesta etapa duas células haplóides, resultantes da divisão I, irão originar quatro células haplóides no final.
MEIOSE II
Nesta etapa os cromossomos iniciam sua espiralização e se ligam às fibras do fuso, que se dirigem para ambos os pólos.
Nesta etapa os cromossomos estão bem espiralizados e localizados no plano equatorial da célula.
´Podemos observar a separação das cromátides irmãs, que são tracionadas pelas fibras do fuso para polos opostos da célula.
Nesta última etapa podemos observar a reorganização do núcleo, desespiralização dos cromossomos e a citocinese. Formando então 4 células háploides.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes