Buscar

AUDIÊNCIA SIMULADA JEC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�
NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA
UNIDADE ILHA DO GOVERNADOR
AUDIENCIA SIMULADA
APRESENTAÇÃO
A atividade “audiência simulada” tem por objetivo preparar o estagiário para a busca de resoluções para os casos concretos apresentados, nos moldes da OAB, a partir do conhecimento acumulado, com a sustentação por meio de argumentos coerentes e consistentes, não só de forma escrita, mas também oral.
OBJETIVO
Consiste na elaboração da peça processual e realização da audiência / sessão de julgamento simulada.
PROCEDIMENTO
A atividade é obrigatória para todos os alunos do Estágio II e terá início na semana do dia 25 de outubro de 2017 quando será entregue o caso para os estagiários sorteados que atuarão como autores.
Na semana seguinte, dia 01 de novembro de 2017, a peça elaborada pelos “autores” será entregue aos estagiários que atuarão como réus para que, com base na peça apresentada, possam elaborar a defesa (contestação ou recurso).
No dia 08 de novembro de 2017 será realizada a audiência/sessão de julgamento simulada, onde os estagiários deverão sustentar oralmente as suas teses.
No plantão seguinte (22/11/2017) os “juízes” proferirão sentença/acórdão, finalizando com as observações dos estagiários sorteados como “observadores”.
CARGA HORÁRIA
Pela atividade, será atribuída a seguinte carga horária:
1 – Apresentação da peça: até 04:00 h.
2 – Participação na Audiência simulada: até 04:00 h.
ÁREA CÍVEL
Em 10 de janeiro de 2017, Maria José, idosa, aposentada, portadora da carteira de identidade nº 2530156-25, inscrita no CPF sob o nº 195.365.498-67, domiciliada na Estrada do Galeão, 1.500, Ilha do Governador, Rio de Janeiro - RJ, efetuou a compra de um aparelho de ar condicionado fabricado pela “G” S. A., empresa sediada no Rio de Janeiro, inscrita no CNPJ sob o nº 11.1.0001/001, situada na Rua Lopes Quintas, nº 10, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Ocorre que o referido produto, apesar de devidamente entregue, desde o momento de sua instalação, passou a apresentar problemas, desarmando e não refrigerando o ambiente. Em virtude dos problemas apresentados, Maria, no dia 25 de janeiro de 2017, entrou em contato com o fornecedor, que prestou devidamente o serviço de assistência técnica. Nessa oportunidade, foi trocado o termostato do aparelho. Todavia, apesar disso, o problema persistiu, razão pela qual Maria, por diversas outras vezes, entrou em contato com a “G” S. A. a fim de tentar resolver a questão amigavelmente. Porém, tendo transcorrido o prazo de 30 (trinta) dias sem a resolução do defeito pelo fornecedor, Maria requereu a substituição do produto. Ocorre que, para a surpresa de Maria, a empresa negou a substituição do mesmo, afirmando que enviaria um novo técnico à sua residência para analisar novamente o produto. Sem embargo, a assistência técnica somente poderia ser realizada após 15 (quinze) dias, devido à grande quantidade de demandas no período do verão. Registre-se, ainda, que, em pleno verão, a troca do aparelho de ar condicionado se faz uma medida urgente, posto que as temperaturas atingem níveis cada vez mais alarmantes. Ademais, Maria comprou o produto justamente em função da chegada do verão. Inconformada, Maria o (a) procura, para que, na qualidade de advogado (a), proponha a medida judicial adequada, abordando todos os aspectos de direito material e processual pertinentes.
Em face dessa situação hipotética, na qualidade de advogado (a) contratado (a) por Maria, redija a peça processual cabível, abordando todos os aspectos de direito processual e material necessários à defesa de sua cliente.
GABARITO
A peça cabível será uma ação de obrigação de fazer com pedido de tutela antecipada direcionada a um dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca do Rio de Janeiro ou, ainda, ao Juízo de uma das Varas Cíveis também da Comarca do Rio de Janeiro (foro de domicílio do autor, nos termos do artigo 101, I, do CDC). 
O candidato deve indicar, como fundamento, a recusa injustificada da “G” S. A. em efetuar a troca do produto. Desse modo, é perfeitamente aplicável ao caso o artigo 18, § 1º, do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para que os fornecedores de produtos sanem os vícios existentes, podendo, após o prazo, exigir a troca do produto, conforme requerido por Maria. 
O candidato deve destacar que se trata de uma relação de consumo. Torna-se relevante, além disso, requerer à inversão do ônus da prova, com fulcro no artigo 6º, VIII, do CDC. Por fim, o pedido de tutela antecipada deve ser feito com fundamento nos artigos 273 e/ou 461 do CPC, ou no artigo 84, § 3º, da Lei nº 8.078/90, postulando-se também danos morais a serem arbitrados pelo juízo.
Estrada do Galeão, nº. 1.900 – Bl. B, Jardim Carioca – Ilha do Governador
Tel.: 2468-1553 e 2468-1556

Outros materiais