Buscar

Trabalho de Sistemas Operacionais

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE SISTEMAS OPERACIONAIS - PROF. GERHARD SABOIA
As perguntas abaixo são relacionadas aos conceitos de Hardware e Software (Capítulo 2)
1 - Todos os componentes de um computador são agrupados em três subsistemas básicos. Quais são?
RESPOSTA: CPU, memória principal, e dispositivos de entrada e saída.
2– A CPU ou UCP é composta por dois componentes básicos (A Unidade de Controle-UC e Unidade lógica e aritmética - ULA).
A UC é responsável por controlar as atividades de todos os componentes do computador, mediante a emissão de pulsos elétricos gerados por um dispositivo. Este controle pode ser a gravação de um dado no disco ou busca por uma instrução na memória. O outro componente, ULA, é responsável por qual atividade?
RESPOSTA: É responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos.
3-sabemos que os registradores são dispositivos de alta velocidade, localizados fisicamente na CPU, para armazenamento temporário de dados. Temos registradores de uso geral e específicos.
De acordo com a definição, escreva o nome do registrador específico.
 ( 3 	) é o registrador responsável por armazenar informações sobre a execução do programa, como a ocorrência de carry e overflow.
( 2 	) é o registrador que contém o endereço de memória do topo da pilha, que é a estrutura de dados onde o sistema mantém informações sobre tarefas que estavam sendo processadas e tiveram que ser interrompidas.
( 1 	) é o registrador responsável pelo armazenamento do endereço da próxima instrução que a CPU deverá executar.
1- Contador de instruções (program counter)
2- Apontador da pilha (stack point)
3- Registrador de estado (program status word)
 
4- Qual a relação/diferença entre memória principal, memória secundária e memória cache?
RESPOSTA: 
A memória principal é um depósito temporário de dados e instruções dos programas de computador. A memória principal do computador é volátil, e seu tamanho é limitado pelo custo do hardware.
A memória secundária é usada para gravar grande quantidade de dados, que não são perdidos com o desligamento do computador, por um período longo de tempo.
A memória cache trabalha em conjunto com o processador. Ela possui alta velocidade e tem por função armazenar dados e instruções que a CPU poderá precisar em breve. Ela possibilita que o processador trabalhe com toda a capacidade e tenha o mínimo de tempo ocioso possível.
5- O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele, grande parte dos recursos do sistema não estaria disponível, ou se apresentaria uma forma complexa para utilização pelos usuários. Toda vez que um computador é ligado, é necessário que o SO seja carregado da memória secundária para a principal. Como esse processo é ” vulgarmente” chamado? 
RESPOSTA: Boot
6- Dentre as palavras abaixo, escolha duas para definir.
BARRAMENTO 	PIPELINING 	SOFTWARE 	TRADUTOR 	INTERPRETADOR
LINKER 	LOADER 	DEPURADOR 	SHELL 	LINGUAGEM DE MÁQUINA
 
Palavra 1: SOFTWARE
Definição: É classificado como a parte lógica cuja função é fornecer instruções para o hardware. O software é constituído por todos os programas que existem para um referido sistema, quer sejam produzidos pelo próprio utente ou pelo fabricante do computador.
Palavra 2: DEPURADOR
Definição: É um programa usado para testar outros programas e fazer sua depuração, que consiste em encontrar os defeitos do programa.
7- Dê exemplo de um S.O.
Monotarefa 
RESPOSTA: MS-DOS
Multitarefa com Time-Sharing
RESPOSTA: 
 Multitarefa com Real Time
RESPOSTA: RTOS (Real Time Operating System)
8- Preencha com um exemplo de Sistema Operacional
	
	monousuário
	multiusuário
	monotarefa
	MS-DOS
	
	multitarefa
	Windows
	Unix
9- O que é um Cluster? Quais as suas aplicações?
RESPOSTA: É um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea. Aplicações: Sistemas meteorológicos, ferramentas de mapeamento genético, simuladores geotérmicos, programas de renderização de imagens tridimensionais, entre tantos outros.
10- Na figura abaixo temos uma placa X10Qbi que suporta até 4 processadores. 
Qual o tipo de Sistema temos nessa arquitetura?
RESPOSTA: Um sistema para atender alta demanda de usuários. Grande servidor de dados
11- No que consiste o projeto SETI@home ?
RESPOSTA: é um projeto de computação voluntária pública baseado na Internet que emprega a plataforma de software BOINC criada pelo Berkeley SETI Research Center e é hospedado pelo Space Sciences Laboratory , na Universidade da Califórnia, em Berkeley . Seu objetivo é analisar sinais de rádio, procurar sinais de inteligência extraterrestre e, como tal, é uma das muitas atividades realizadas como parte do esforço mundial de SETI. É o terceiro maior projeto de computação deste tipo que tem a investigação de fenômenos no espaço interestelar como principal objetivo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes